10 incríveis benefícios do Veganismo (Dieta Vegetariana)

10 incríveis benefícios do Veganismo (Dieta Vegetariana)

O vegetarismo ou veganismo é um estilo de vida, onde se propõe o consumo de alimentos à base de vegetais e frutas. É considerada a mais saudável das dietas alimentares, possuindo muitos adeptos, principalmente no meio artístico.

O veganismo é a dieta mais saudável que existe? Podemos dizer que ainda existe muita discussão em torno dessa dieta. Especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre as vantagens e desvantagens deste tipo de alimentação.

Portanto, ainda não se tem uma resposta absoluta. Descubra abaixo os 10 fatos que apontam para alguns dos principais benefícios de seguir o veganismo.

1. Reduz o risco de doenças crônicas

Os vegetarianos experimentam doenças crônicas com menos frequência do que os não-vegetarianos. Pesquisadores compararam as respostas de 97 vegetarianos e 97 não-vegetarianos. Existiram diferenças significativas entre os dois grupos. No geral, o grupo vegetariano relatou menos casos de doenças crônicas, como a hipertensão arterial e a obesidade.

2. O veganismo protege contra o diabetes

Um estudo de vários anos, com mais de 40 mil entrevistados, incluiu adeptos do veganismo, vegetarianos e não-vegetarianos. Com base nas respostas, o diabetes ocorreu 4 vezes mais frequentemente em não-vegetarianos do que em pessoas que seguiam o veganismo, e duas vezes mais que nos vegetarianos que consomem laticínios.

O veganismo é considerado a mais saudável das dietas alimentares, possuindo muitos adeptos, principalmente no meio artístico

No geral, o veganismo proporcionou uma maior proteção contra o diabetes para todos os entrevistados, independentemente de sua etnia.

3. Mantêm um peso saudável

Os pesquisadores não foram capazes de conectar a dieta vegan e vegetarianas com a perda de peso. Contudo, as escolhas de estilo de vida associadas com a decisão consciente de seguir uma dieta vegetariana têm mostrado levar a um menor IMC e um menor ganho de peso.

Em última análise, ser vegan ou vegetariano requer escolhas, esforço e gerenciamento de uma dieta – todos os componentes essenciais de manutenção do peso corporal saudável.

4. O veganismo reduz o risco de doenças cardíacas

Uma dieta repleta de vegetais é uma excelente fonte de antioxidantes e pode representar um risco significativamente reduzido de doença cardíaca. Os vegetarianos apresentam menores taxas de mortalidade por doenças do coração.

Os adeptos da dieta vegetariana tem 32% menos chance de contrair doenças cardíacas. Como um bônus adicional, eles também mantém uma baixa a pressão arterial.

5. Reduz o risco de câncer

O maior consumo de antioxidantes, que protege o coração, também oferecem efeitos protetores contra o câncer. Os Lacto, pesco, semi-vegetarianos e vegans tendem a ter uma taxa significativamente menor de câncer do que aqueles que consomem carne regularmente.

Curiosamente, o veganismo protege contra cânceres específicos do sexo feminino, enquanto que uma dieta lacto-vegetariana relatou maior proteção contra o câncer do trato digestivo inferior.

6. O veganismo protege a tireoide

Em comparação com outras dietas, e até mesmo as dietas vegetarianas, o veganismo tende a oferecer maior proteção contra hipotireoidismo. Quando ajustados para outros fatores de saúde que podem contribuir para o hipotireoidismo, a dieta vegan consistentemente tem a melhor correlação com menor risco.

7. Reduz o risco de catarata

Não fique surpreso ao saber que uma dieta vegetariana pode ajudar tanto a afinar sua cintura, como também proteger seus olhos. Sobre o impacto de uma dieta de carne para uma dieta vegetariana ou vegan no desenvolvimento de catarata, os pesquisadores relataram que os vegetarianos e vegans apresentavam uma menor incidência de desenvolvimento da catarata.

8. Apoio terapêutico para a artrite reumatoide

Na busca para encontrar uma solução para a artrite reumatoide, um estudo sugeriu que os vegans ou vegetarianos tiveram uma melhora nos sintomas da doença. Juntamente com a eliminação do glúten da dieta, o veganismo pode acabar com a resposta imunológica que desencadeia a artrite reumatoide.

9. O veganismo promove a saúde dos rins

Ajustes na dieta podem te ajudar a prevenir certas doenças crônicas, como doença renal crônica. Esses impactos são positivos porque uma dieta vegetariana pode equilibrar os níveis de fosfato, afetar positivamente a sensibilidade à insulina e ajudar a controlar os níveis de acidez do corpo.

Estes efeitos podem ajudar as pessoas com doença renal crônica a obter a nutrição necessária, sem os efeitos secundários perigosos de uma dieta que inclui as proteínas animais.

O veganismo é considerado a mais saudável das dietas alimentares, possuindo muitos adeptos, principalmente no meio artístico

10. Estende a longevidade

Pesquisas recentes sugerem que o alto consumo de nutrientes de uma dieta vegan pode melhorar a longevidade. Os vegetarianos que seguem uma dieta cuidadosa, consumindo maiores quantidades de nutrientes, são conduzidos a uma melhor saúde metabólica.

Com base em tudo o que aprendemos sobre as propriedades benéficas dos fitoquímicos encontrados em alimentos de origem vegetal, não devemos ficar surpresos que o veganismo possa melhorar nossa saúde. Claro que, para usufruir dos benefícios de tal dieta é preciso estar sempre vigilante, obtendo os nutrientes essenciais que nosso corpo necessita.