10 razões para você abandonar hoje o consumo de refrigerante!

10 razões para você abandonar hoje o consumo de refrigerante!

Sabemos superficialmente como os refrigerantes influenciam negativamente em nossos corpos e minam nossas dietas. Hoje vamos entender mais sobre como eles nos prejudicam. Os americanos consomem em média cerca de 56 litros de refrigerante por ano.

Algumas pessoas chegam a admitir que bebem mais refrigerante do que água por dia, ou mesmo nenhuma água durante o dia, substituindo seu consumo apenas por refrigerante.

As empresas de refrigerantes movimentam bilhões de dólares, e são responsáveis por um quarto de todas as bebidas consumidas nos Estados Unidos. É extremamente importante avaliar como refrigerantes podem influenciar a saúde de uma pessoa.

Com um pouco de pesquisa, torna-se claro que mesmo o seu consumo moderado pode ser perigoso à saúde.

1. Grande quantidade de açúcar do refrigerante

Uma única lata de refrigerante contém o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar. Esta quantidade exagerada de açúcar, especialmente na forma líquida, dispara o nível de açúcar no sangue e provoca uma reação da insulina no organismo.

Com o passar do tempo, isso pode levar ao diabetes ou a resistência à insulina, para não mencionar o ganho de peso e outros problemas de saúde. Você sabia que as empresas de refrigerantes são os maiores consumidores de açúcar dos Estados Unidos?

O refrigerante influencia negativamente em nossos corpos e mina nossas dietas

2. Ácido fosfórico

Refrigerantes contém ácido fosfórico, substância que interfere com a capacidade do corpo de absorver o cálcio, podendo levar à osteoporose, às fraturas e ao amolecimento dos ossos.

O ácido fosfórico também interage com o ácido do estômago, influenciando na digestão e absorção de nutrientes, desacelerando e até mesmo bloqueando o sistema digestório.

3. Refrigerante diet contém aspartame

Presente nos refrigerantes “diets”, o aspartame é usado como um substituto para o açúcar e pode na verdade ser muito mais nocivo do que ele. O aspartame já foi associado a quase uma centena de diferentes problemas de saúde, incluindo convulsões, esclerose múltipla, tumores cerebrais, diabetes e desordens emocionais.

Converte-se a metanol, e em altas temperaturas, quebra-se em formaldeído e ácido fórmico. Os refrigerantes “diet” também podem aumentar o risco de síndrome metabólica, que faz com que aja aumento da gordura abdominal, açúcar e colesterol elevado no sangue.

4. Presença da cafeína

A maioria dos refrigerantes contêm cafeína, que tem sido associada a certos tipos de câncer, nódulos mamários, batimento cardíaco irregular, pressão alta e outros problemas de saúde.

5. Água da torneira

A água utilizada no refrigerante é nada mais do que “água de torneira” e pode conter produtos químicos como cloro, flúor e traços de metais pesados.

6. A obesidade

Pesquisadores de Harvard associaram recentemente os refrigerantes à obesidade. O estudo descobriu que crianças de 12 anos que bebiam refrigerante regularmente eram mais propensos a ser obesos do que aqueles que não o faziam, e para cada porção de refrigerante consumido diariamente, o risco de obesidade aumentou em 1,6 vezes.

7. HFCS, substância que vem do milho

Refrigerantes contêm HFCS, substância que vem do milho. A maior parte desse milho foi geneticamente modificado, sendo que ainda não há comprovação científica de que é seguro o consumo de vegetais geneticamente modificados.

Além disso, o processo de fazer o HFCS envolve traços de mercúrio, o que causa uma variedade de problemas de saúde a longo prazo.

8. O refrigerante tem valor nutricional nulo

Não há absolutamente nenhum valor nutricional no refrigerante. Podemos afirmar que os refrigerantes só possuem efeitos nocivos à saúde, agindo como substância “não natural” que prejudica o nosso corpo.

9. Desidratação crônica

Devido ao seu alto teor de açúcar, sódio e cafeína, o refrigerante contribui para uma desidratação aguda no corpo e a longo prazo pode causar a desidratação crônica.

O refrigerante influencia negativamente nossos corpos e mina nossas dietas

10. Cáries e doenças gengivais

Beber refrigerante regularmente causa erosões dentárias que podem levar à cáries e doenças gengivais.

Diante de todos os malefícios dos refrigerantes, dá próxima vez, faça a escolha por um suco bem fresquinho e muito mais saudável.