Apesar de simples e comuns, os temperos por vezes são esquecidos, não sendo incluídos em nossa rotina alimentar. Por mais simples que sejam, algumas vezes eles são considerados como preciosidades.
Experimente acrescentar alecrim, hortelã, orégano ou o tomilho à seus pratos. Elas são ervas poderosas que, além de realçar o sabor da comida, podem melhorar a digestão, limpar o trato urinário e contribuir muito mais com a saúde.
A pizza não é a mesma sem o orégano. Algumas folhinhas de hortelã deixam a água mais saborosa. Já o alecrim dá um toque especial às carnes. Mas eles são mais do que simples temperos. Acrescentam virtudes por onde passam, sendo ainda melhores quando consumidos frescos.
A prática versão dos supermercados de temperos em saquinhos é até saborosa, porém seus princípios ativos são menos concentrados.
Top 5 dos melhores temperos para você usar em seus pratos
Conheça agora os benefícios que algumas ervas trazem à nossa saúde e qual a melhor forma de incluí-las à sua dieta.
1. Alecrim
Benefícios: O alecrim é um antioxidante, protege o fígado, ajuda a reduzir os gases, tem efeito antidiarreico, anti-inflamatório e diminui a produção de ácido úrico, além de ter um efeito adstringente sobre a pele.
O que dizem as pesquisas: O óleo de alecrim pode aumentar a performance cerebral. Uma pesquisa da Northumbria University (GB) concluiu que indivíduos expostos ao seu aroma tiveram maiores níveis de 1,8-cineol, a substância com efeitos fitoterápicos e ainda se saíram bem em testes de precisão e humor.
Como usar: para obter os efeitos terapêuticos do alecrim é preciso consumi-lo na forma de chá – 3 a 4 g para o preparo – ou pó – duas vezes por semana. No caso da melhora na performance cerebral, o responsável pelo efeito é o óleo, que deve ser aquecido em um difusor.
Para obter o efeito adstringente sobre a pele, reduzindo sua oleosidade, basta aplicar o chá de alecrim sob a pele com um chumaço de algodão, duas vezes ao dia.
2. Orégano
Benefícios: O orégano é expectorante, estimula a digestão e diminui a produção de gases. Pode ser usado para tratar cólicas, tosse e digestão lenta, além de ser um protetor do nervo óptico.
O que dizem as pesquisas: Um estudo da Universidade de Long Island (EUA), indica que uma das substâncias presentes no orégano – o carvacrol – induz à morte das células cancerosas no organismo. Já uma pesquisa da Universidade de Bonn (DE) descobriu que ele também é um anti-inflamatório.
Como usar: Há duas formas de se usar o orégano: uma delas é, fazer um chá com 5 g de orégano – 1 colher (sobremesa) – e tomar uma xícara (chá) ao menos uma vez por dia. Outro jeito de consumi-lo é aromatizar o azeite, adicionando uma colher (chá) cheia em seu cardápio diário.
3. Hortelã
Benefícios: O benefício mais visível — ou melhor, mais olfativo — é a melhora no hálito. Mas o mais importante é o que o hortelã faz dentro do organismo.
Ele é um expectorante e broncodilatador, podendo ser usado em casos de bronquite. Também aumenta o fluxo da bile, auxiliando na digestão de gorduras ou na prevenção de cálculos biliares.
E tem mais, é um excelente anti-inflamatório para o tubo digestivo, eficiente na síndrome do cólon irritável, e tem potencial anti parasitário, combatendo ameba e giárdia. Finalmente, é um santo remédio para as mulheres na menopausa. Ele tem a propriedade de reduzir os calores típicos dessa fase.
O que dizem as pesquisas: Pesquisas apontam o hortelã como uma planta com excelente potencial analgésico. Testes realizados por uma pesquisadora brasileira, Graciela Rocha, na Universidade de Newcastle (EUA), mostrou que tomar o chá das folhas tem um efeito semelhante a ingerir uma aspirina.
O óleo de menta parece funcionar da mesma forma quando aplicado sobre a pele, segundo um estudo realizado em 2006 pela Universidade de Edinburgo, na Escócia (GB).
Como usar: A melhor opção para consumir o hortelã é em forma de chá, tomando três xícaras grandes por dia durante pelo menos um mês para garantir os efeitos broncodilatador, digestivo, analgésico e também no período da menopausa. Para se obter um efeito tópico, use também o óleo de hortelã sobre a pele.
4. Tomilho
Benefícios: O tomilho é um expectorante, antigripal, antibacteriano, anti-inflamatório e antitérmico.
O que dizem as pesquisas: Segundo um estudo realizado pela Leeds Metropolitan University (GB), o uso tópico do tomilho pode ajudar a reduzir a acne. Os cientistas fizeram um preparado com tomilho e colocaram sobre a pele de pessoas com acne. Constataram que, depois de cinco minutos, o número de bactérias causadoras do mal era bem menor.
Como usar: Prepare um chá com 5 a 10 g da erva – 1 colher (sobremesa) – e tome várias vezes por dia.
Uma segunda opção é consumir o pó, de 1 a 3 g – 1 colher (chá) – diluído em água. Assim como o orégano, o tomilho pode também ser usado para aromatizar o azeite.
Nesse caso, a medida é de uma colher (sopa) cheia de azeite por dia.