5 alimentos “saudáveis” que sabotam a perda de peso

5 alimentos “saudáveis” que sabotam a perda de peso

Assim como nós, você provavelmente está acostumado a checar automaticamente alguns itens nas embalagens dos alimentos, a procura de: gordura reduzida, baixo teor de sódio e grãos inteiros. Porém, alguns produtos podem esconder algumas surpresas desagradáveis.

Você ama o queijo cottage por ter baixo teor de gordura? Mas você sabia que ele pode ter um teor de sódio mais elevado do que as batatas chips? E os molhos para sua salada? Eles poderiam conter quase tanto açúcar como dois biscoitos de chocolate? E o iogurte grego, engorda?

A verdade é que nenhum fabricante quer comprometer o sabor, por isso mesmo os produtos mais “saudáveis” podem conter níveis alarmantes de açúcar, sal e gorduras ruins. Para deixar você bem informado, vamos te apresentar o Top 5 dos alimentos que podem sabotar sua perda de peso.

1. Caesar salada de fast food

A salada Caesar Salad McDonald’s, com frango grelhado, contém 890 mg de sódio – mais da metade do limite diário recomendado. E isso sem contar o molho Caesar, que pode acumular em mais 500 mg (mesmo escolhendo o molho italiano, com baixo teor de gordura, ainda é 30% maior).

Nas saladas prontas, a pior parte é geralmente o frango, que é muitas vezes preparado numa marinada de alta quantidade de sódio para manter o seu sabor. Além disso, para manter a carne úmida, uma outra solução de sódio pode ser injetada na carne.

A salada Caesar Salad McDonald's com frango grelhado contém 890 mg de sódio

Escolha inteligente: Escolha uma salada de entrada e um hambúrguer. O Hambúrguer simples do McDonald’s tem 520 mg de sódio (250 calorias, 9 g de gordura). Já uma salada contém em média 20 calorias, 0 g de gordura, 10 mg de sódio.

2. Queijo cottage livre de gorduras

O queijo cottage tem 400 mg de sódio por porção, além de 70 calorias. Isso é como comer 2 sacos de 30 g de batatas fritas. A fim de dar ao queijo cottage sua consistência coalhada, os fabricantes adicionam sal durante a produção.

Este sal, mais o sal natural contido no leite usado para fazer o queijo, dá a este alimento tipicamente saudável, um nível incrivelmente elevado de sódio.

Escolha inteligente: Igualmente cremoso, a ricota contém um baixo teor de gordura (140 mg de sódio e 100 calorias por porção).

3. Molho de tomate enlatado

Molho de tomate tradicionalmente italiano, soa como um alimento muito saudável. Porém, o que não sabemos é que, o seu terceiro ingrediente é o açúcar, geralmente adicionado para equilibrar sua acidez. Isso ainda deve ser combinado com os açúcares naturais dos tomates, resultando numa taxa ainda maior de açúcar.

Escolha inteligente: Uma pasta orgânica de tomate, que contém apenas 4 g de açúcar.

4. Sorvete de baixo teor de gordura

Sorvetes com baixo teor de açúcar tem em média 21 g de açúcar em uma porção de meia xícara – quase o dobro da quantidade de sódio de um sorvete normal, e bem perto do limite das necessidades para um dia inteiro.

Escolha inteligente: Barras de frutas sem adição de açúcar irão satisfazer o seu desejo de doces com apenas 2 g de açúcar e 30 calorias por porção (0 g de gordura).

5. Iogurte grego

Um clássico iogurte grego contém cerca de 23 g de gordura (18 g saturada) e 300 calorias em 1 copo. Isso não quer dizer que não existem boas razões para comprar este iogurte cremoso.

Um clássico iogurte grego contém cerca de 23 g de gordura

O iogurte é uma boa fonte de cálcio (você vai ter 25% de seu valor diário em uma porção 1 xícara) e proteínas (15 g), além de ter lactobacilos vivos.

Porém, essa variedade de leite, tem cinco vezes o teor de gordura da versão comum de iogurte, 2% de gordura e o dobro das calorias (300, contra 150 no produto de 2%).

Escolha inteligente: O iogurte comum é feito com leite sem gordura e por isso ainda oferece todo o cálcio, além de ter 20 g de proteínas e apenas 120 calorias. Tudo isso sem gordura!