5 coisas que você precisa saber sobre os ovos

5 coisas que você precisa saber sobre os ovos

Seu café da manhã nunca será um café da manhã de verdade sem a presença dos ovos. Eles são muito populares entre os brasileiros. Eles podem ser mexidos, fritos, cozidos, usados em pratos doces ou salgados.

Há algum tempo atrás ele era apontado como um alimento que entupia as artérias e aumentava o colesterol, porém eles são mais saudáveis do que você pode imaginar. Além de gostoso, os ovos são um excelente alimento em termos nutricionais. Saiba mais sobre essa potência em proteína!

1. Grande fonte de nutrição

Um ovo grande contém 1,5 gramas de gordura saturada, 1,8 gramas de gordura monoinsaturada e 1 grama de gordura poliinsaturada. Alguns ovos são enriquecidos com ômega-3, quando é fornecida uma dieta “omega-3-fortificada” para as galinhas.

Um ovo grande também fornece 185 miligramas de colesterol. As diretrizes atuais recomendam limitar o colesterol para menos de 300 miligramas por dia, em tese, comer um ovo por dia não está associado com o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral em adultos saudáveis.

Além de gostoso, os ovos são um excelente alimento em termos nutricionais

2. Mantém o peso

Incorporando os ovos à uma dieta equilibrada pode ajudar você a gerenciar melhor o seu peso. A proteína de alimentos como ovos ajuda você a sentir-se cheio e satisfeito durante todo o dia. Ele também desempenha um papel importante na manutenção da massa muscular durante a perda de peso.

Assim, o tecido muscular aumenta o seu metabolismo. Um ovo grande contém cerca de 70 calorias e seis gramas de proteína, tornando-se uma proteína relativamente de baixa caloria. Isto é importante porque a perda de peso requer consumir menos calorias do que você queima através da atividade física.

Substituindo uma porção de três salsichas por um ovo cozido no café da manhã faz você economizar cerca de 200 calorias.

3. Os ovos são excelentes para quem se exercita

Os ovos, especialmente a clara do ovo, contém uma grande quantidade de proteínas, que é importante após os treinos. Ele ajuda a reconstruir e reparar o tecido muscular trabalhado e faz com que os aminoácidos certos – os blocos de construção de tecido magro – estejam disponíveis para os músculos.

Refeições equilibradas e lanches que contenham fontes de carboidratos saudáveis e proteínas ajudam a manter seus níveis de açúcar no sangue e de energia estáveis, fazendo com que o cansaço e a fadiga do exercício sejam menos prováveis. Para a pós-exercício, comer um ovo cozido com frutas frescas ou bolachas integrais é excelente.

4. Os ovos são fonte de vitamina D

Juntamente com o cálcio, a vitamina D desempenha um papel vital na saúde dos ossos. Seu corpo absorve a vitamina D através da exposição ao sol e pelo consumo de certos alimentos. Porque os ovos são uma das poucas fontes alimentares naturais de vitamina D, incorporá-los em sua dieta rotineira pode te ajudar a evitar esta deficiência.

Se você não fica exposto ao sol muito tempo ou seu corpo não absorve eficientemente a vitamina D, o ovo pode ser uma ótima opção para obter a sua dose diária. Uma grande gema de ovo fornece 41 unidades internacionais de vitamina D, cumprindo 10% das necessidades diárias de um adulto.

Além de gostoso, o ovo é um excelente alimento em termos nutricionais

5. Dieta equilibrada

Como todos os alimentos, a ingestão moderada de ovos, como parte de uma dieta equilibrada e saudável, ajuda a garantir o seu bem-estar nutricional. Escolha outras proteínas saudáveis também, como peixes e legumes, e todas as fontes de proteína com fontes de carboidratos e gordura nutritivas quando possível.

Inclua grãos inteiros, frutas, vegetais, alimentos ricos em cálcio, tais como peixes e produtos lácteos, além de fontes de gorduras saudáveis, como nozes e sementes.

Dica importante

Sempre que for fritar os ovos, dê preferência ao óleo de coco ao invés de usar óleo de soja ou canola.