5 mitos que podem sabotar o sucesso de sua dieta

5 mitos que podem sabotar o sucesso de sua dieta

Fazer uma dieta não é nada fácil. Restringir o consumo de alguns alimentos, pode parecer algo impossível. Mesmo assim, uma excelente dica, é não pensar nas privações, e sim se concentrar nos alimentos que podem ser ingeridos sem medo, como saladas e frutas.

Outra dica é conhecer algumas ações e alimentos que parecem inofensivos, porém minam nossas dietas, nos fazendo ganhar peso ao invés de perdê-lo.

É muito ruim subir na balança e perceber que mesmo após muito esforço, continuamos com alguns quilinhos a mais. Pior ainda é quando estamos religiosamente seguindo as regras da dieta sem emagrecer (ou pior ainda, engordando).

Se você está vendo o seu peso aumentar apesar da dieta, olhe de perto o que você esta fazendo de errado. Conheça alguns mitos comuns que podem estar sabotando sua dieta.

1. Se o alimento é saudável, não importa a quantidade de calorias

Não necessariamente, o macarrão de trigo integral, os pães ou as massas tem mais calorias do que os alimentos “não integrais”. Abacates, nozes e azeite de oliva fazem bem ao coração, porém tem grandes quantidades de gorduras e calorias.

Já o vinho tinto e o chocolate amargo estão cheios de antioxidantes, porém, se você comer todos os dias, é provável que ganhe peso.

Dica: Preste muita atenção à contagem de calorias de todos os alimentos (talvez não precise para o brócolis ou outros vegetais), mas fique atento com os chamados “alimentos saudáveis” e não exagere.

Conheça algumas ações e alimentos que parecem inofensivos, porém minam nossas dietas, nos fazendo ganhar peso ao invés de perdê-lo.

2. Perder muitos quilos em pouco tempo

Em uma dieta você provavelmente pode perder 10 quilos em duas semanas, porém esse ritmo, raramente a dieta é sustentável por muito tempo e logo você irá voltar a comer normalmente. Para perder 1 quilo, você precisa “eliminar 3.500 calorias.

Se você cortar 500 calorias por dia (ou cortar 300 e queimar 200) através de exercícios todos os dias da semana, você vai perder cerca de um quilo por semana. E isso sim é uma perda de peso possível e sem sofrimentos.

3. Se você se exercita, pode comer a vontade

Considere o seguinte: comer dois biscoitos fará você consumir até 400 calorias. Porém, para queimar 400 calorias, você precisará correr ou caminhar cerca de 4 km. Então, basicamente, “um doce na boca” pode significar uma hora ou mais na esteira.

A menos que você seja um atleta olímpico para perder peso, você ainda precisa manter um olho em quantas calorias você está comendo. Mantenha sua ingestão de calorias sob controle.

4. O ideal é fazer pequenas refeições

Há um fundo de verdade nesse mito. Nosso metabolismo é turbinado um pouco a cada vez que comemos. Longos períodos sem comer fazem com que nosso corpo armazene gordura.

Toda vez que mudamos o nosso metabolismo com pequenas refeições, aumentamos as frequências e queimamos mais calorias. Mas tenha cuidado com o que será ingerido nesses lanches, e dê sempre prioridade às saladas e frutas.

5. Comer salada e abusar de coberturas calóricas

Saladas nos fazem tropeçar às vezes. A maioria de nós, opta por saladas com acréscimo de coberturas, sejam de nozes ou queijos, o que tem aproximadamente 580 calorias, 30 gramas de gordura, 7 gramas de gordura saturada.

Devemos sempre nos atentar para escolher a salada da maneira correta, evitando acréscimos calóricos.

Agora, vamos compará-lo ao duplo cheeseburger do McDonald’s, que contém 440 calorias, 23 gramas de gordura, 11 gramas de gordura saturada.

Pois é, a salada ficou mais calórica do que o cheeseburger. Por isso, devemos sempre nos atentar para escolher as saladas da maneira correta, evitando acréscimos calóricos.

Dica: Opte por saladas temperadas somente com sal, limão e azeite, senão de nada valerá sua escolha por uma refeição mais saudável.