A Dieta Low Carb tem um efeito impressionante na melhora e até na cura de algumas doenças crônicas. Principalmente por serem patologias inflamatórias e degenerativas, é indicado uma dieta anti-inflamatória, que estimule a regeneração das células.
Então você decidiu reduzir os carboidratos de sua dieta. E agora? É hora de pensar um pouco e se planejar, para que você possa ter uma melhor chance de sucesso. Aqui estão cinco passos essenciais para iniciar sua Dieta Low Carb da melhor maneira.
1. Informe-se sobre a Dieta Low Carb
Leia sobre várias dietas de baixo carboidrato, ou se concentre em uma. O ideal é ler e se familiarizar com os princípios da Dieta Low Carb. Acima de tudo, não caia em mitos comuns sobre a alimentação baixa em carboidratos.
Assim como outras formas de Dieta Low Carb, esta dieta deve ser saudável e equilibrada e certamente não haverá razão para que seja chata. A ciência realmente sugere um corte no consumo de carboidratos, e mesmo que alguns não precisem, isso trará efeitos benéficos à saúde.
2. Comece fazendo pequenas mudanças
Enquanto você está aprendendo mais sobre a alimentação na Dieta Low Carb, você pode começar a fazer algumas mudanças no sentido de reduzir carboidratos em sua dieta. Escolha uma ou duas coisas para mudar de cada vez.
Por exemplo: exclua o carboidrato do jantar. Assim, você pode se surpreender com alguns resultados, que podem ser alcançados rapidamente e com menos esforço do que você já imaginou.
3. Escolha um tipo de Dieta Low Carb
Não existe apenas uma dieta de baixo consumo de carboidratos. Os planos populares abrangem uma gama de níveis de carboidratos e as escolhas alimentares, embora essencialmente todas eles, indicam cortar a maioria dos açúcares e amidos. Mais uma vez, a melhor coisa a fazer é estudar e procurar a dieta que mais se adequa a sua necessidade.
A Dieta Low Carb “White”, por exemplo, funciona para muitas pessoas. Basicamente, você só irá parar de comer alimentos com açúcares e farinha branca (massas, pão, bolo, donuts, etc), arroz branco e batata (alguns incluem leite).
Isto efetivamente corta os carboidratos de sua dieta, especialmente os com altos índices glicêmicos. Dicas: Alimentos brancos, como tofu, couve-flor e cebola, que são baixos em carboidratos, serão ótimos para você!
4. Familiarizar com o que você pode comer
É fácil ficar pensando somente no que não se pode comer, mas muito mais produtivo é se concentrar no que você pode comer. Em primeiro lugar, é melhor manter em sua dieta o que vai te fazer muita falta – por exemplo, você pode simplesmente comer o mesmo jantar como antes, substituindo os carboidratos por alguns legumes.
5. Planeje a primeira semana de sua Dieta Low Carb
Faça um plano de alimentação pelo menos por 4 dias, assim você pode modificá-lo caso seja necessário. Planeje uma semana com refeições e lanches saudáveis por um período, isso evitará que você coma outras coisas sem pensar na quantidade de carboidratos.
As duas primeiras semanas de uma mudança de dieta pode ser difícil. A tentação é que na primeira dificuldade, você logo desista.
Para ser bem sucedido, você tem que aceitar que momentos inesperados possam acontecer.
Talvez seja necessário adaptar sua alimentação e consequentemente você poderá seguir e implementar a dieta e transformá-la em um estilo de vida!