A água de coco e seus inúmeros benefícios à saúde

A água de coco e seus inúmeros benefícios à saúde

O coco é um fruto tropical de sabor muito agradável. Sua polpa é muito consumida, porém a água contida em seu interior contém muitos nutrientes e propriedades benéficas à saúde, além de ser uma bebida muito refrescante.

Conheça abaixo todos os segredos da água de coco, bem como todos os benefícios que ela pode trazer à sua saúde. Veja uma lista com 5 sucos “seca barriga” para você abusar nesse verão. Saiba como utilizar a água de coco em cada um deles.

Geralmente, o coco é cultivado em áreas tropicais. Sua água é uma das bebidas mais antigas consumidas por nossa civilização. Cada coco tem em média de 200 a 1000 ml de água, dependendo do tamanho e da idade de cada fruto.

Os cocos jovens geralmente tem mais água do que os maduros, sendo que, conforme o fruto envelhece, a polpa vai aos poucos substituindo a água.

Ao escolher o fruto para o consumo, dê sempre preferência aos mais verdes do que aos mais escuros e pegajosos. No entanto, se o fruto ainda não tiver 5 meses, sua água pode ser amarga e não conter muitos nutrientes.

Você também pode comprar água de coco em supermercados, geralmente em embalagens Tetra Pak. Isso é mais comum em alguns países, onde o acesso à frutas frescas é mais difícil. Nesse caso, lembre-se que a bebida pode ser acompanhada de corantes e conservantes.

Por isso, dê sempre preferência ao consumo natural da bebida, consumindo no exato momento de sua extração, para que as propriedades não sejam perdidas depois de algumas horas.

Cada coco tem em média de 200 a 1000 ml de água, dependendo do tamanho e da idade de cada fruto.

Se surpreenda com todos os benefícios da água de coco

A água de coco tem diversos componentes, tais como: açúcares, vitaminas, sais minerais, eletrólitos (como potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo), enzimas, aminoácidos, citocininas e hormônios vegetais. Por sua vez, seu valor calórico é baixo e sem nenhum teor de gordura, o que o torna um excelente alimento.

A água de coco é muito consumida durante o verão, não só porque é muito refrescante, mas porque alguns dos seus componentes fazem dela uma excelente bebida isotônica natural, que ajuda na hidratação do corpo, aumenta os níveis de energia e acelera nosso metabolismo.

Alguns estudos sobre as propriedades da água de coco têm mostrado que as citocininas, que estão entre seus componentes, têm grandes propriedades antioxidantes, anticancerígenas e antitrombóticas.

Outros estudos indicam que a água de coco também possui propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. Seus nutrientes a tornam uma bebida adequada para ajudar a regular a pressão arterial, o açúcar no sangue e os níveis de colesterol do organismo.

O sistema digestivo, renal e os benefícios à pele também são percebidos após consumo da água de coco, além de ser muito indicada em tratamentos para gastroenterocolite, disenteria, indigestão, prisão de ventre, parasitas intestinais, problemas renais, pedras nos rins, pele seca, eczema, manchas e rugas.

Cada coco tem em média de 200 a 1000 ml de água, dependendo do tamanho e da idade de cada fruto.

Como consumir a água de coco?

A forma mais comum de consumo da água de coco é bebendo seu líquido após a extração, seja pura ou misturada com outros sucos de frutas.

No entanto, você também pode fazer uso da água de maneira tópica, como por exemplo, no tratamento de manchas da pele, eczema, celulite, estrias ou rugas, molhando um chumaço de algodão com a água de coco e esfregando sobre a região afetada.

E aí? Ficou com vontade de tomar uma água de coco bem gelada agora? Então comente esse post e interaja com nossos visitantes, falando sobre os benefícios fantásticos desse fruto tão popular no Brasil.