Açaí: A riqueza da floresta brasileira em prol de sua saúde

Açaí: A riqueza da floresta brasileira em prol de sua saúde

Existem inúmeros frutos que seriam um ótimo complemento para sua dieta, porém o açaí é uma das frutas mais saudáveis que você pode encontrar. Ela é uma baga indígena comumente encontrada nas florestas tropicais da Amazônia brasileira.

Esta fruta, rica em antioxidantes, é reconhecida como fonte de cura, imuno-estimulante e fruto de aumento de energia. Parenta exótica do mirtilo e da amora, a pesquisa mostrou que o açaí é rico em antioxidantes e pode ser capaz de ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao dano oxidativo, para não mencionar muitos outros de seus benefícios.

Conheça 12 motivos para você consumir frequentemente o açaí.

1. O açaí promove a saúde do coração

Semelhante ao vinho tinto, uma pesquisa mostrou que as bagas de açaí são extremamente ricas em antocianinas, uma forma de planta antioxidante associada com a capacidade de reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Elas também são ricas em esteróis vegetais, que fornecem benefícios cárdio-protetores para nossas células, além de prevenir coágulos, melhorando a circulação e relaxando os vasos sanguíneos.

2. Combate os micro-organismos prejudiciais

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm mostrado que o consumo do extrato de açaí pode ajudar a combater micro-organismos prejudiciais, atuando na diminuição de infecções e processos alérgicos.

Existem inúmeros frutos que seriam um ótimo complemento para sua dieta, porém o açaí é uma das frutas mais saudáveis que você pode encontrar!

3. Perda de peso em pacientes imunodeprimidos

Conhecido por nutricionistas como um “superalimento”, o açaí pode ajudar não só a perder peso, mas também a manter um peso saudável. Um estudo organizado pelo National Institutes of Aging em moscas, mostrou que a polpa do açaí reduziu os efeitos negativos de uma dieta rica em gorduras.

4. Promove a saúde da pele

Atualmente, muitos produtos de beleza modernos estão cheios de óleo de açaí, mais uma vez devido ao seu alto teor de antioxidantes. O óleo de açaí é uma excelente alternativa natural aos produtos químicos que podem prejudicar a pele a longo prazo.

Quando tomadas, as bagas também pode dar a sua pele um brilho saudável. Na verdade, os brasileiros já consomem o açaí durante séculos para tratar doenças da pele.

5. O açaí ajuda com problemas digestivos

Tomando o açaí frequentemente, você também pode ajudar a manter seu sistema digestivo limpo e funcional. As bagas têm capacidades poderosas de desintoxicação no corpo humano e são uma fonte tradicional bem conhecida de fibra dietética. É claro que, existem muitos outros alimentos ricos em fibras que podem fazer a mesma coisa, incluindo muitas outras frutas.

6. Reduz a irritação das vias respiratórias

As bagas de açaí contêm propriedades que podem impedir a irritação típica associada com o desconforto respiratório.

7. Melhoria da saúde celular

De um modo geral, as antocianinas encontradas no açaí desempenham um papel importante no nosso sistema de proteção celular, ajudando a manter as células fortes contra a invasão dos radicais livres.

8. Pode ajudar a combater o câncer

O açaí é muito rico em vitamina C e ácido elágico, uma combinação que impulsiona o sistema imunológico, fato que tem sido mostrado para suprimir o crescimento do câncer. Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry descobriu que os compostos polifenólicos extraídos de açaí reduziram a proliferação de células cancerosas de 56 a 86%.

Pensa-se que os fitoquímicos do açaí podem parar o processo de carcinogênese em um nível molecular, matando as células tumorais antes de sua multiplicação. As bagas de açaí não são uma cura para o câncer; mas esperamos que pesquisas confirmem seus benefícios e seu potencial papel na luta contra ele.

9. Efeitos anti-envelhecimento

Extremamente rico em muitas formas de fitoquímicos de plantas (antioxidantes), o açaí pode contribuir para a capacidade de diminuir ou reverter processos típicos do envelhecimento, que é relacionada com os danos oxidativos.

Na verdade, as bagas de açaí são uma das maiores fontes de antioxidantes, sendo que cada baga possui 10 vezes mais antioxidantes do que as uvas, e duas vezes mais que o blueberry.

Existem inúmeros frutos que seriam um ótimo complemento para sua dieta, porém o açaí é uma das frutas mais saudáveis que você pode encontrar!

10. Aumento de energia

Devido seus benefícios para a saúde global, tomar extrato de açaí pode levar a um aumento do nível geral de energia e resistência e pode ajudar a combater a fadiga e a exaustão. Sempre que você precisar de um impulso, simplesmente coma um punhado de bagas e você estará pronto para qualquer atividade.

11. O açaí melhora o sexo

Esta baga vermelha famosa também tem sido associada a um aumento da circulação geral do sangue no corpo humano, um fenômeno que pode contribuir para um aumento no desejo sexual, especialmente para os homens.

12. Melhora a função mental

Estudos preliminares mostram que o açaí pode impedir o desequilíbrio mental em mulheres na menopausa. O açaí também é comparado a função antioxidante do goji berry. Então, dê preferência as nossas frutas brasileiras!