Açúcar x Mel: Adoce sua vida, com limites!

Açúcar x Mel: Adoce sua vida, com limites!

Muitas vezes o mel é considerado mais saudável do que o açúcar, porém a verdade é que eles são muito semelhantes. Os açúcares de qualquer tipo, sejam eles mais ou menos refinados, não contribuem para uma melhoria na saúde, embora muitos fabricantes de alimentos queiram fazer você acreditar no contrário.

No entanto, se você quiser incluir um pouco de doçura à sua dieta já saudável e equilibrada, você pode, ocasionalmente, usar pequenas quantidades de mel ou sacarose.

O número de calorias encontrados tanto no mel quanto no açúcar de mesa é semelhante, porém o açúcar é ligeiramente mais denso. Uma colher de sopa de açúcar granulado tem 49 calorias e 12,6 gramas de carboidratos, enquanto a mesma quantidade de mel tem 64 calorias e 17,3 gramas de carboidratos.

Se você só consumir uma colher de chá ou menos de qualquer um desses adoçantes, a diferença não é tão significativa, mas se você comer uma quantidade maior, a escolha de mel poderia adicionar até mais calorias e carboidratos.

Embora o mel contenha pequenas quantidades de minerais, que não são encontradas no açúcar comum, as quantidades são muito pequenas para ajudar a satisfazer suas necessidades alimentares diárias. O açúcar de mesa é feito de sacarose, um açúcar composto por uma molécula de frutose ligada a uma molécula de glicose.

O número de calorias encontrados tanto mel quanto no açúcar de mesa é semelhante.

O mel contém algumas moléculas de sacarose, como também tem uma elevada percentagem de frutose. A alta ingestão de frutose a partir de alimentos como mel pode desencadear a síndrome do intestino irritável, sendo que os sintomas dessa síndrome em algumas pessoas, é o inchaço, dor abdominal e diarreia.

Níveis de açúcar no sangue

Com exceção dos adoçantes artificiais, como a sucralose, a stévia e o aspartame, todos os açúcares podem aumentar seus níveis no sangue. Já o mel e o açúcar de mesa são facilmente digeridos e absorvidos pela corrente sanguínea.

Comer uma colher de chá de mel ou açúcar não é capaz de fazer os seus níveis de açúcar no sangue se elevar, porém ingerir mais do que isso poderia produzir um forte aumento em seus níveis, especialmente se você tem pré-diabetes ou diabetes.

Para determinar como seu corpo responde ao açúcar ou mel, use um glicosímetro e monitore seus níveis de açúcar no sangue duas horas após comer. Um nível de açúcar no sangue acima de 180 mg/dL indica claramente que o seu corpo não está lidando bem com a quantidade de açúcar que você comeu.

Seja mel ou açúcar, consuma com moderação

Se você tiver uma dieta equilibrada, abundante de frutas e legumes, você até pode comer quantidades moderadas de açúcar de vez em quando.

O número de calorias encontrados tanto mel quanto no açúcar de mesa é semelhante.

Se você gosta de um pouco de mel em seu chá verde, chocolate meio amargo ou de fazer biscoitos caseiros com mel ou açúcar, mantenha-os sempre em uma quantidade moderada.

Se você tem diabetes ou está tentando perder peso, limite sua ingestão de açúcar para ocasiões especiais, assim pode te ajudar a manter níveis mais normais de açúcar no sangue e atingir o peso desejado mais facilmente.