Aipo: Conheça melhor esse superalimento funcional

Aipo: Conheça melhor esse superalimento funcional

As maçãs recebem a maioria dos elogios quando o assunto é saúde, e o espinafre é considerado um alimento perfeito. Comparado a eles, o aipo é um pouco desconhecido, porém ao ler essa matéria você descobrirá sua quase interminável lista de benefícios à saúde.

O aipo é uma ótima opção se você está querendo perder peso. Um grande caule contém apenas 10 calorias! Então, adicione ele à sua lista de compras e divirta-se em suas saladas, sopas e também nas frituras. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

1. O aipo reduz a inflamação

Se você está sofrendo de dores nas articulações, infecções pulmonares, asma ou acne, coma mais aipo e este irá te trazer um grande alívio.

2. É um calmante natural

Aipo para alívio do stress? Ah, sim! Seus minerais, em especial de magnésio, e seu óleo essencial, aliviam o sistema nervoso. Se você consumir um lanche à base de aipo, à noite, você também irá dormir melhor.

3. Alimento alcalino

Ela regula o equilíbrio alcalino do corpo, assim, protege de problemas como acidez no sangue, fator que previne o desenvolvimento de câncer.

O aipo é uma ótima opção se você está querendo perder peso. Um grande caule contém apenas 10 calorias!

4. O aipo ajuda a digestão

Alguns dizem que o gosto do aipo é como “água crocante”, e essa é a razão pelo qual ele é tão bom para o seu sistema digestivo. Seu alto teor de água, combinado com a fibra insolúvel, o torna uma ótima ferramenta para facilitar a passagem das fezes. Nota: porque aipo tem propriedades diuréticas e de limpeza, aqueles com diarreia devem evitar consumi-lo.

5. Contém “bons” sais

Sim, o aipo contém sódio, porém não é a mesma coisa que o sal de mesa. O sal no aipo é orgânico, natural e essencial para a boa saúde.

6. O aipo cuida dos seus olhos

Um grande talo pode fornecer até 10% de sua necessidade diária de vitamina A, um grupo de nutrientes que protege os olhos e previne a degeneração relacionada à idade.

7. Reduz o colesterol “ruim”

Existe um componente no aipo chamado “butilfatalido”. Ela dá ao vegetal seu sabor e aroma. Adivinhe: este componente também reduz o colesterol ruim! Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostra que apenas dois talos de aipo por dia podem reduzir o colesterol ruim (LDL) em até 7 pontos.

8. Reduz a pressão arterial

O “butilfatalido” também tem sido associado com o aumento da saúde circulatória. Assim, o aipo pode ser considerado um alimento que reduz a pressão arterial elevada.

9. O aipo pode turbinar sua vida sexual

Isso não é apenas um boato. O aipo apresenta dois feromônios: a androsterona e o androstenol – responsáveis por aumentar seus níveis de excitação. Esses feromônios são liberados quando você mastiga um talo do vegetal.

O aipo é uma ótima opção se você está querendo perder peso. Um grande caule contém apenas 10 calorias!

10. O aipo pode prevenir o câncer

Dois estudos da Universidade de Illinois mostram que um flavonoide presente no aipo, chamado “luteolina”, inibe o crescimento de células cancerosas, especialmente no pâncreas.

Outro estudo sugere que a ingestão regular de aipo pode atrasar significativamente a formação de células do câncer de mama.

Dicas

Escolha o aipo com talos verticais que “voltam” quando dobrado. As folhas devem estar frescas. Ao selecionar o aipo, lembre-se esta regra de ouro: Quanto mais escura a cor, mais forte o sabor.

O aipo fresco picado mantém seus nutrientes muito melhor do que se você cortar e armazená-lo. Já o aipo cozido não só mantém o seu sabor, como também a maioria de seus nutrientes, até 99%, na verdade!