Alho: Vegetal pequeno, benefícios gigantes!

Alho: Vegetal pequeno, benefícios gigantes!

Para um pequeno vegetal, o alho (Allium sativum) com certeza tem uma grande e merecida reputação. Este membro da família do lírio, um primo da cebola, do alho-poró e da cebolinha, pode transformar qualquer refeição em uma experiência gastronômica ousada, aromática e saudável. O alho é organizado em forma de uma cabeça, chamado de “blister”, que é constituída por dentes separados.

Ambos os dentes e toda a cabeça são embaladas, por uma pele que pode ser branca ou rosada. Apesar de terem uma textura firme, os dentes de alho podem ser facilmente cortados ou esmagados. O sabor do alho é como nenhum outro; ele atinge o paladar com um gosto característico que é sombreado por um fundo muito sutil de doçura.

Principais benefícios do alho

Diabetes: A diabetes pode prejudicar os rins, funções do sistema nervoso, causar distúrbios cardíacos e até mesmo levar à deficiência visual. O óleo extraído do alho pode ajudar os diabéticos a evitar estes efeitos colaterais.

Níveis elevados de colesterol: Dos dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL, o primeiro é ruim para a saúde humana. O Alho, é rico em compostos de alicina que efetivamente impedem o colesterol LDL da oxidação. Todos aqueles que têm alto nível de colesterol devem inclui-lo à sua dieta diária.

Hipertensão: O alho é um ingrediente que cura a hipertensão. Quando expostos a níveis elevados de pressão, a presença de alicina do alho relaxa os vasos sanguíneos. Ele também atua contra a trombose, reduzindo a agregação plaquetária.

Digestão: A inclusão diária de alho à sua dieta, auxilia na eliminação de problemas digestivos, sendo que ele ajuda no funcionamento normal dos intestinos para uma boa digestão. Mesmo qualquer inchaço ou irritação do canal gástrico pode ser retificado com tratamento à base de alho.

O alho pode transformar qualquer refeição em uma experiência gastronômica ousada, aromática e saudável.

Saúde dos olhos: O alho é rico em nutrientes como selênio, quercetina e vitamina C, que ajuda tratar infecções dos olhos e inchaços.

Dor de ouvido: O alho é utilizado para a cura de dor de ouvido, pois tem ações antivirais, antifúngicas e propriedades antibióticas. Seu óleo pode ser feito em casa, espremendo o suco de alho e adicionando azeite. A mistura deve ser mantida à temperatura ambiente durante alguns dias.

Problemas intestinais: O alho limpa a maioria dos problemas intestinais como a disenteria, diarreia e colite. Seu papel de dissipar vermes é fenomenal. Isso não afeta o funcionamento de organismos úteis no intestino, o que ajuda na digestão, porém sem destruir as bactérias boas presentes no intestino.

Gripes: o alho bruto é utilizado para o tratamento da tosse. No início do frio, você deve comer pelo menos dois dentes de alho esmagados, o que irá, assim, ajudar a diminuir a gravidade das gripes e resfriados, típicos do inverno.

Feridas infectadas: O alho pode ser colocado em feridas infectadas para o tratamento à base de plantas. Ele deve ser misturado com três gotas de água, ao invés de usá-lo na sua forma bruta, já que o suco direto pode irritar a pele.

Acne: Metade das pessoas no mundo sofrem de acne. O alho pode ser usado junto com outros ingredientes como mel, creme de leite e açafrão para tratar cicatrizes da acne e até mesmo impedir o seu crescimento. O alho age como um limpador e antibiótico para erupções na pele.

Asma: Dentes de alho cozido fazem maravilhas no tratamento da asma. Todas as noites antes de ir dormir, tome um copo de leite com 3 dentes de alho cozidos, isso pode trazer alívio para esses pacientes.

O alho pode transformar qualquer refeição em uma experiência gastronômica ousada, aromática e saudável.

Problemas sexuais: O alho tem propriedades afrodisíacas que podem ser utilizadas como um rejuvenescedor sexual eficaz. Os benefícios de saúde do alho são mais conhecidos por melhorar a libido de homens e mulheres. Pessoas que abusam de atividades sexuais devem tomar alho na dieta ou como suplemento, afim de proteger a si mesmos contra a fadiga.

Câncer: A ingestão regular de alho reduz o risco de câncer de cólon, estômago e esôfago. Isso ajuda a reduzir a produção de compostos carcinogênicos. Ele também reduz a ocorrência de câncer da mama e outros tumores.

Informações adicionais

• Os benefícios de saúde de alho foram realizadas há séculos pela humanidade.
• O alho é muito eficaz quando comido esmagado ou picado.
• Apenas um dente por dia pode trazer grande melhoria à saúde.
• 2-3 dentes podem prevenir um resfriado.
• O alho usado na culinária deve ser adicionado por último para mais benefícios.
• Não exagere no consumo de alho, pois isso pode causar irritação no sistema digestivo.
• O único inconveniente do alho é o seu cheiro forte e sabor que deixa uma má impressão. Fora isso, o alho é um benefício medicinal para a humanidade.