Alimentos termogênicos: Qual a verdade sobre eles?

Alimentos termogênicos: Qual a verdade sobre eles?

Os alimentos termogênicos promovem a termogênese, um processo que se relaciona com a produção de calor nos animais de sangue quente, sendo capaz de aumentar o gasto calórico e assim auxiliar na perda de peso. O papel da termogênese é manter a temperatura do corpo, de modo que ele possa funcionar corretamente.

O corpo humano utiliza a maior parte de suas calorias (energia) para manter as funções metabólicas normais, como a ingestão, digestão e os processos essenciais, tais como batimento cardíaco, a respiração, a atividade do cérebro e a atividade física regular.

Existem três tipos de termogênese. O primeiro é o exercício da termogênese induzida em que os músculos são aquecidos com a atividade física ou exercício para funcionar de uma forma mais eficaz.

O segundo tipo de termogênese é a atividade termogênese de “não-exercício”, que inclui a geração de calor através de tremores. O terceiro tipo é a termogênese induzida pela dieta, onde a produção de calor ocorre depois de comer alimentos termogênicos. Ele aumenta o gasto de energia, estimulando o sistema nervoso simpático para causar uma atividade metabólica melhorada. A termogênese induzida pelos alimentos termogênicos ocupa cerca de 10% de todas as termogêneses.

5 melhores alimentos termogênicos

Abaixo segue uma pequena lista de alimentos termogênicos ou alimentos que aumentam o processo da termogênese. Uma vez que estes alimentos têm alto teor de fibras e baixo teor de calorias são, por conseguinte, alimentos importantes na luta para perder peso.

1. Pimenta

Pimentas pretas ou vermelhas são o melhor exemplo de alimentos termogênicos. Elas induzem uma sensação de plenitude e saciam o seu apetite. Comer pimenta pode ajudar você a perder os quilos extras. Elas contêm capsaicina, uma substância com sabor picante que aumenta a termogênese.

As pimentas fazem parte dos alimentos termogênicos. Elas induzem uma sensação de plenitude e saciam o seu apetite.

Assim, você pode comê-la para te ajudar a ficar em forma. A piperina é outra substância importante dos alimentos termogênicos. Encontrado em pimentas pretas, ela promove a termogênese, estimulando o sistema nervoso simpático.

2. Chá verde

Estudos revelaram que o chá verde contém duas substâncias químicas importantes: os polifenóis chamados de catequinas e cafeína. Ambos são conhecidos por estimular a termogênese. Além desses dois produtos químicos, o chá verde também é rico em catequina, uma substância química que estimula o processo da termogênese.

3. Óleo de coco

Triglicérides de cadeia média retardam a acumulação de gordura no corpo, e estes estão presentes em quantidades consideráveis no óleo de coco. O óleo de coco, portanto, promove a termogênese. Um estudo britânico descobriu que a adição de pimenta e óleo de coco às refeições aumenta a termogênese em mais de 50 por cento, que ao longo do tempo pode ajudar a induzir perda de peso ou evitar o ganho de peso excessivo.

4. Os alimentos proteicos

Dietas ricas em proteínas são conhecidas por aumentar o processo termogênico, em comparação com dietas com alto teor de gordura ou ricas em carboidratos. Por exemplo, a pesquisa mostra que há um aumento de 6% a 8% do gasto energético com as refeições ricas em carboidratos, 3% de alimentos com gordura, e um gritante 25% a 40% em refeições à base de proteínas.

Alimentos termogênicos têm alto teor de fibras e baixo teor de calorias são, por conseguinte, alimentos importantes na perda de peso.

5. Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e efeitos estimulantes sobre o trato gastrointestinal. Um estudo publicado na Revista Metabolism sugeriu que seu consumo no café da manhã reforça a termogênese e promove a saciedade.

O processo termogênico é influenciado pelas refeições, a natureza da dieta, resistência à insulina, atividade física e envelhecimento. Sendo assim, uma dieta bem planejada pode ajudar na perda de peso. Se você quer trilhar esse caminho, os alimentos termogênicos farão você atingir esse objetivo.