Ameixa seca: A fruta que protege você da osteoporose

Ameixa seca: A fruta que protege você da osteoporose

A ameixa seca faz parte dos tipos de frutas que muitos amam e outros odeiam! Alguns adoram a fruta desidratada que combate a prisão de ventre, já outros acham o sabor e a textura pouco convidativos. Gostos pessoais à parte, fato é que a ameixa seca é uma boa aliada para a saúde, principalmente para quem deseja perder peso.

A dica é comer ameixa seca três vezes ao dia, prestando sempre atenção nas combinações e em suas calorias. O ideal é sempre consumir a fruta inteira, garantindo que se está comendo todas suas fibras.

As ameixas são super nutritivas e saborosas, sendo uma das frutas mais importantes para a manutenção da boa saúde. A ameixa seca contêm altas taxas de vitaminas, minerais e oxidantes e devem fazer parte da dieta de qualquer pessoa que busca por uma alimentação balanceada e saudável.

A forma de consumir a fruta também pode intensificar seus benefícios. Por exemplo, no caso da ameixa que, ao ser consumida em sua forma desidratada (seca), torna-se um alimento ainda mais benéfico.

Enquanto o tipo comum de ameixa, que é rica em fibras e vitaminas, pode ser encontrada facilmente, especialmente entre os meses de dezembro e fevereiro; a ameixa seca pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados praticamente durante o ano inteiro.

A dica é comer ameixa seca três vezes ao dia, consumindo a fruta inteira para garantir que se está comendo todas as fibras.

Principais benefícios da ameixa seca

• A ameixa seca estimula o bom funcionamento intestinal;

• Ajuda no tratamento de alguns tipos de anemia, pois uma de suas substâncias auxilia na absorção do ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo;

• Algumas pesquisas indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é ainda maior que a apresentada pela fruta fresca. Uma das explicações para isso é que, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) são produzidos;

• Estudos realizados com o suco concentrado de ameixa seca mostrou que a fruta é capaz de diminuir a taxa de colesterol no sangue e os fatores de risco do câncer de cólon;

• Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprime a taxa de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas. Estudos mostraram que um grupo de pessoas que consumiu ameixas secas apresentou densidade mineral óssea maior em ossos do braço e da coluna, em comparação com o grupo que consumiu maçãs secas.

A dica é comer ameixa seca três vezes ao dia, consumindo a fruta inteira para garantir que se está comendo todas as fibras.

• A ameixa seca é uma ótima fonte de vitaminas A, B2, potássio e fibras. Ela possui mais fibras do qualquer outra fruta, hortaliça ou legume.

Cuidados com a ameixa seca

Embora a ameixa seca traga muitos benefícios ao bom funcionamento do organismo, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida: a fruta contém grande quantidade de oxalato, substância que, se for consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

Informações adicionais

• A ameixa seca cozida em suco de laranja dá origem a uma compota muito nutritiva, já que a vitamina C presente na laranja aumenta a absorção do ferro da ameixa.
• Para as pessoas que desejam emagrecer ou ter uma alimentação saudável, ingerir a fruta como sobremesa (substituindo aquele docinho calórico) ou nos intervalos das refeições é uma ótima alternativa.