Amêndoas: nutritiva e cheia de alternativas saudáveis!

Amêndoas: nutritiva e cheia de alternativas saudáveis!

A amêndoa, da maneira que nós conhecemos, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, árvore com rosas perfumadas e flores brancas. As amêndoas são muitos indicadas para redução nos níveis de colesterol ruim e consequentemente para uma boa saúde cardiovascular.

Existem dois tipos de amêndoas: as doces e as amargas. As amêndoas doces podem ser comidas, elas tem a forma oval, são geralmente maleáveis na textura e maravilhosamente amanteigadas no paladar. Já as amêndoas sem casca são disponíveis inteiras, cortadas ou lascas tanto na sua forma natural, com sua pele, ou descascadas, tendo sua pele removida.

Porque as amêndoas são saudáveis?

As amêndoas contêm gorduras monoinsaturadas e algumas gorduras poliinsaturadas e, portanto, ajudam a diminuir a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou colesterol ruim, mantendo as lipoproteínas de alta densidade saudáveis, e consequentemente níveis de colesterol bom.

Benefícios das amêndoas para a pele e cabelos

As amêndoas têm grandes benefícios para manter a pele saudável. Elas evitam o aparecimento precoce de rugas, cravos e espinhas e diminuem o ressecamento da pele seca. Uma massagem regular com óleo de amêndoas irá ajudá-lo a obter uma pele brilhante e impecável.

O óleo de amêndoas também é usado para tratar olheiras, uma vez que ajuda a revitalizar as células desgastas e melhorar o fluxo sanguíneo. As amêndoas contêm alfa-tocoferol, que é uma grande fonte de vitamina E e, portanto, é muito boa para a saúde do cabelo e pele. O óleo de amêndoas é extremamente útil no tratamento de todos os tipos de problemas capilares, desde queda, caspa e evita envelhecimento prematuro do cabelo.

Amêndoas contêm gorduras monoinsaturadas e algumas gorduras poliinsaturadas

As amêndoas tem valor nutritivo raro

As amêndoas têm um valor nutritivo extremamente elevado e raro, uma vez que contêm cobre, ferro, vitaminas, podendo ser usadas como um remédio natural contra a anemia.

Alto teor de fibras

As amêndoas são benéficas no tratamento da prisão de ventre, uma vez que aumentam o teor de fibras dos alimentos. Por ser recheada de fibras, elas diminuem os aumentos de açúcar no sangue após as refeições e, portanto, ajudam na manutenção de um nível de açúcar saudável no sangue. Além disso, as amêndoas também têm propriedades antioxidantes e são, portanto, muito benéficas à saúde.

Óleo de massagem e rejuvenescedora

O óleo de amêndoas também é considerado um dos mais populares óleos de massagem, por seus efeitos que rejuvenescem o corpo e repõe a pele. Ele também é conhecido como aliviador da tensão.

Indicado para bebês com intolerância a lactose

Bebês que têm intolerância à lactose, podem tomar uma mistura de amêndoas em pó com um pouco de água morna, mistura que fornece tantas propriedades nutritivas quanto o leite.

Amêndoas contêm gorduras monoinsaturadas e algumas gorduras poliinsaturadas

A amêndoa é afrodisíaca!

As amêndoas também aumentam o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais e muitas vezes são usadas como afrodisíacos.

Aumento de densidade óssea

Nutrientes presentes nas amêndoas ajudam a aumentar a densidade mineral óssea e a fortalecer o sistema esquelético. Desse modo, ela pode ser usada para tratar a osteoporose.

Informações adicionais

A aromaterapia também faz uso do óleo de amêndoa doce, que é um dos seus óleos essenciais e é frequentemente usado como relaxante físico e emocional. O óleo de amêndoas também possui propriedades laxativas e ajuda a produzir fezes mais moles e evitar outros problemas do sistema digestivo.