Barra de proteina faz mal à saúde? A verdade revelada

Barra de proteina faz mal à saúde? A verdade revelada

Em quaisquer mercados, farmácias, mercearias ou em lojas especializadas lá estão as barras de proteina. Elas são fáceis de carregar e podem ser consumidas em qualquer lugar e, o melhor, pode ser encontradas em vários sabores. Dizem por aí que a barra de proteina é muitos saudável. Mas será que isso é verdade?

O que se sabe sobre barra de proteina é que elas surgiram com a proposta de complementar a alimentação de quem malha. Segundo os nutricionistas, barras ricas em proteínas são indicadas para praticantes de atividade física, principalmente aqueles que necessitam aumentar o seu aporte proteico diário.

Por outro lado, dizem que comer barra de proteína engorda. Vamos enriquecer um pouco o nosso conhecimento sobre esse alimento. Descubra agora com esse artigo se vale mesmo à pena comer barra de proteina para perder peso ou se ele pode ter o efeito inverso em sua dieta.

A Barra de Proteina realmente emagrece?

As barras de proteina podem sim ser aliadas em um regime de perda de peso, já que a proteína contida nelas pode ajudar a controlar o apetite. Isso, nas palavras médicas, indica que o alimento te deixa cheio por mais tempo, tornando o controle da alimentação mais fácil. Mas não se alegre, pois a barra de proteína, nesse caso, deve ser usada como substituição a algum outro alimento.

Quando se refere à substituição de alimento, os nutricionistas apontam que ela não pode ser utilizada como um lanche adicional. Outro destaque que merece atenção é quanto à embalagem, que deve ser bem avaliada, pois é assim que vamos certificar se o alimento contém ou não nutrientes a mais do que o previsto.

Barra de proteina faz mal à saúde? A verdade revelada

Como podemos perceber, a barra de cereal emagrece, mas é preciso seguir algumas orientações. O consumo de barra de proteina deve ser acompanhada por uma dieta saudável e balanceada, com restrição de calorias para a criação de um déficit calórico, além dos exercícios físicos regulares.

Então a Barra de Proteina engorda?

Sim, as barras de proteínas engordam! É isso mesmo, você não leu errado. E isso pode ocorrer por dois motivos: a escolha errada da barra de proteína ou pelo fato de que, em conjunto com exercícios, as barras de proteína podem ajudar a ganhar mais músculos. No segundo caso, o peso na balança aumentaria e não a quantidade de gordura no corpo.

As barras de proteína são utilizadas por essas pessoas como uma forma de aumentar a ingestão de proteínas para ganhar mais músculos e, conseqüentemente, ganhar peso. Porém esse resultado só vai ocorrer caso o indivíduo já tenha uma ingestão suficiente de proteínas e a ela aumente, de forma a oferecer mais proteínas aos músculos.

Barra de proteina faz mal à saúde? A verdade revelada

Contudo, é preciso saber escolher a barra de proteína para não ganhar peso. Esse alimento deve seguir as mesmas recomendações quanto aos valores nutricionais, que já foram citamos nas linhas acima. Só para relembrar, a barra não pode conter mais de 300 calorias, gorduras trans ou açúcares adicionados.

Como escolher a melhor Barra de Proteina?

Na hora de escolher sua barra de proteínas, fique de olho no rótulo, pois algumas podem conter aditivos e açúcar em excesso. Uma boa recomendação dos nutricionistas é ficar de olho nos vegetarianos e veganos, que é a origem da proteína. Uma boa pedida é a barra de proteina trio, que é ótima para antes e depois do treino.

Barra de proteina faz mal à saúde? A verdade revelada

Se não conseguir encontrar uma barra de proteína que pareça oferecer o que você quer, tente experimentar fazer as barras em casa, assim é possível controlar todos os ingredientes, o tamanho, o sabor e ainda poder economizar.

Há muitas receitas disponíveis pela internet. Fique ligado, em breve postaremos uma receita caseira de Barras de Proteína aqui no Dieta e Nutrição.

Leitura Recomendada