Café: 7 efeitos saudáveis dessa mania brasileira

Café: 7 efeitos saudáveis dessa mania brasileira

Você sabia que, além de quente e energizante, o café pode ser muito benéfico para a saúde? Nas últimas décadas, os cientistas estudaram os efeitos benéficos do café sobre vários aspectos da saúde e seus resultados têm sido incríveis.

Aqui estão 7 razões pelas quais o café pode realmente ser considerada uma das bebidas mais saudáveis do planeta.

1. O café pode tornar você mais inteligente

O café não é usado apenas para mantê-lo acordado, ele pode literalmente fazer você mais inteligente também. O ingrediente ativo do café é a cafeína, que é um estimulante e a substância psicoativa mais consumida no mundo.

O principal mecanismo da cafeína no cérebro é bloquear os efeitos de um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Ao bloquear os efeitos inibidores de adenosina, a cafeína aumenta realmente o disparo neuronal no cérebro e na liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina.

Muitos estudos controlados têm examinado os efeitos da cafeína no cérebro, demonstrando que ela pode melhorar o humor, o tempo de reação, a memória, a vigilância e a função cognitiva em geral.

Os cientistas estudaram os efeitos do café sobre vários aspectos da saúde e seus resultados têm sido incríveis

2. Ajuda a queimar gordura e melhora o desempenho físico

Há uma boa razão pela qual você vai encontrar cafeína na maioria dos suplementos de queima de gordura comerciais. A cafeína, em parte devido ao seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, aumenta o metabolismo e a oxidação dos ácidos graxos.

A cafeína também pode melhorar o desempenho atlético por vários mecanismos, incluindo a mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos. A cafeína também é capaz de aumentar o desempenho nos exercícios físicos em cerca de 11-12% em média.

3. Reduz o risco de diabetes do tipo II

O diabetes do tipo II é uma doença relacionada ao estilo de vida e tem alcançado proporções epidêmicas, se multiplicando em poucas décadas. Atualmente ela aflige cerca de 300 milhões de pessoas.

Esta doença é caracterizada por níveis de glicose no sangue, devido à resistência à insulina ou a incapacidade de produzir insulina.

O café tem sido repetidamente associado com um menor risco de diabetes. A redução desse risco varia de 23% a 67%. Beber café está associado com um risco reduzido drasticamente de diabetes do tipo II. Pessoas que bebem várias xícaras por dia são menos propensos a se tornar diabéticos.

4. O café pode reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson

Além de fazer você ficar mais esperto a curto prazo, o café pode também proteger o seu cérebro na velhice. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum no mundo e uma das principais causas de demência.

Quem bebe café têm um risco 60% menor de desenvolver Alzheimer e demência. O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, caracterizada por morte de neurônios de geração de dopamina no cérebro. O café pode diminuir o risco de Mal de Parkinson de 32-60%.

5. O café é bom para o fígado

O fígado é um órgão notável que realiza centenas de funções vitais em nosso corpo. Ele é muito vulnerável aos alimentos modernos, tais como o consumo excessivo de álcool e frutose.

Os cientistas estudaram os efeitos do café sobre vários aspectos da saúde e seus resultados têm sido incríveis

A cirrose é a fase final de danos no fígado causada por doenças como o alcoolismo e hepatite, em que o tecido do fígado tem sido largamente substituído por tecido cicatricial.

O café pode reduzir o risco de cirrose em até 80%, sendo que o efeito mais forte são para aqueles que bebem mais de 4 xícaras por dia.

Diante de tantos benefícios, beba mais café e utilize de todas as maravilhas desse grão tão saudável e tão popular no Brasil.