Cebola: Um show de nutrientes com um gosto único

Cebola: Um show de nutrientes com um gosto único

As cebolas variam em tamanho, cor e sabor, dependendo de sua espécie. Elas geralmente têm um sabor mais marcante e normalmente são nomeadas por sua cor, podendo ser brancas, amarelas ou avermelhadas. A cebola é um alimento saudável que proporciona vários benefícios à saúde do ser humano e como tal deve fazer parte de sua dieta alimentar, seja ela uma dieta de emagrecimento ou não.

A cebola é rica nas vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício. Elas podem complementar diversos pratos, dando um toque de todo especial. Conheça todos os inúmeros benefícios da cebola, que apesar de seu cheiro e sabor ímpar, é um alimento extremamente saudável.

Principais benefícios da cebola

Saúde oral: As cebolas são muitas vezes utilizadas para prevenir cáries e outras infecções bucais. Mastigar um pedaço de cebola crua por 2 a 3 minutos pode eliminar todos os microorganismos presentes na boca.

Tratamento para doenças do coração: As cebolas auxiliam no afinamento do sangue, que por sua vez impede que as células vermelhas formem grumos, que são as principais causas das doenças cardíacas e doenças cardiovasculares.

Pele brilhante: Suco de cebola misturado com mel ou azeite de oliva é considerado um dos melhores tratamentos para cuidar da acne.

A cebola é rica em vitamina A, B1, B2, B3, C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.

Tratamento para a tosse: Consuma uma mistura de suco de cebola e mel. Apesar de não muito gostoso, ele diminui as dores de garganta e outros sintomas.

Trata picada de insetos: Você pode aplicar suco de cebola para reduzir a dor causada devido picada de abelha. O suco de cebola fresco ou a pasta também podem ser utilizados para aplicações externas contra a picada de insetos e picadas de escorpião.

Aumenta o desejo sexual: As cebolas aumentam o impulso para uma vida sexual saudável. Uma colher de sopa de suco de cebola juntamente com uma colher de suco de gengibre, pode ser tomado para aumentar a libido.

Tratamento de anêmicos: Em condições anêmicas, a cebola pode ser usada para ajudar a captação de ferro dos alimentos. Para isso, consuma regularmente o suco de cebola com um pouco de água.

Alivia a dor de estômago: A cebola têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que dão alívio para dores de estômago e gastrointestinais relacionadas a síndrome do intestino irritável.

Trata infecções urinárias: Para aqueles que sofrem de sensação de ardor ao urinar, a cebola pode proporcionar um alívio considerável. O paciente deve beber água fervida com 6 a 7 g de cebola.

A cebola é rica em vitamina A, B1, B2, B3, C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.

Prevenção do câncer: Segundo estudos, as cebolas são ricas em compostos ativos que inibem com sucesso o desenvolvimento de células cancerosas, inibindo a proliferação de radicais livres, que podem lesar o DNA da célula.

Aliviam otites agudas: Algumas gotas de suco de cebola pode provocar uma melhora benéfica para pessoas que sofrem de dor de ouvido aguda. O zumbido no ouvido pode ser curado através da aplicação de suco de cebola embebido em algodão.

Informações adicionais

• As cebolas têm sido úteis no tratamento de várias doenças humanas, tais como tumores e tosses persistentes.
• Os profissionais de medicina consideram a cebola como um remédio caseiro perfeito para aliviar sintomas de doenças gastrointestinais.
• O consumo de cebola pode ajudar na prevenção do câncer de mama e estômago.
• Médicos afirmam que os compostos de enxofre presentes nas cebolas, são capazes de parar formações bioquímicas, que levam a uma crise asmática.
• As cebolas facilitam a fusão de catarro em um paciente que sofre de tosse severa.