Chá de Canela: Benefícios, Riscos e Receitas

Chá de Canela: Benefícios, Riscos e Receitas

Chá de canela. Você já ouviu falar dos benefícios dele? Se ainda não, esta é a sua oportunidade de conhecer melhor o poder que o chá de canela tem e ainda aprender 2 deliciosas receitas.

Chá de Canela: 8 poderosos benefícios

Antes mesmo de apresentar as 2 receitas saudáveis de chá de canela, te convido a conhecer os principais benefícios desta especiaria.

Chá de canela

1. Estudos comprovam que a canela é capaz de diminuir as taxas de glicose no sangue, aumentando a sensibilidade da célula à insulina, podendo ser utilizada para prevenção e tratamento do diabetes;
2. A canela é anti-inflamatória, fator que ajuda na perda de peso, já que a obesidade é um processo inflamatório das células adiposas;
3. Tem antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres. Sendo assim, ela pode ser usada como uma aliada para retardar o envelhecimento, além de manter a saúde da pele e cabelos;
4. Ajuda na prevenção e no tratamento de resfriados;
5. Melhora a memória e o seu nível de concentração;
6. Por sua ação termogênica, a canela ajuda a acelerar o metabolismo, o que leva a uma maior “queima” das gorduras como obtenção de energia. E mais! Ela traz a sensação de saciedade e seu sabor naturalmente adocicado, ajuda a combater a compulsão por doces;
7. É prática e combina muito bem com diversos tipos de preparações, podendo ser utilizada até mesmo para adoçar o café, leite, sucos e vitaminas, o que irá ajudar reduzir o valor calórico destas bebidas, tornando ainda mais fácil a perda de peso;
8. Possui vitamina C, K e outros importantes minerais como o manganês e ferro, o que contribui para o fortalecimento do metabolismo, ganho de resistência física e melhor absorção de outros nutrientes.

Agora que você já conhece todos os benefícios da canela e do uso do chá de canela, para agregar propriedades benéficas a sua saúde no dia-a-dia, é hora de conferir as 2 receitas de chá de canela que separamos especialmente para você. Anote:

Receitas de Chá de Canela

Estas receitas são saudáveis e fáceis de serem preparadas ideais para incluir em uma refeição e outra, ajudando a acelerar o seu metabolismo e melhorando a digestão. Confira!

1. Chá de Canela Tradicional

Ingredientes

  • 0,5 a 2 gramas de cascas de canela, que equivalem de 2 a 4 colheres de chá;
  • 150 ml de água filtrada;

Como fazer chá de canela

Primeiro ferva a água em um recipiente. Coloque na água as cascas de canela. Deixe ferver por alguns minutos. Quando a água estiver bem escura, significa que as propriedades benéficas da canela foram liberadas. Retire as cascas e pronto! O seu chá de canela já pode ser saboreado!

Chá de canela

2. Chá de canela com Mel

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 colher (chá) de canela;
  • 200 ml de água fervente;

Modo de preparo

Coloque o mel e a canela em 1 copo. Acrescente a água, cubra o copo com um pano e deixe descansar por 1 hora. Isto irá ajudar a liberar as propriedades da canela, concentrando-as.

Chá de canela emagrece?

A resposta é simples! O chá de canela emagrece, basicamente porque ele concentra as propriedades da canela. Você pode fazer o chá com a canela em cascas ou utilizar 1 colher (sopa) de canela em pó se preferir.

O quanto devo consumir?

Para obter os benefícios da canela, você não precisa exagerar! É só consumir 6 gramas ao dia, que representa 1 colher de chá, dividida em diversas preparações como:

  • Chá;
  • Vitaminas;
  • Frutas;
  • Café;
  • Leite

O chá de canela é abortivo?

Como qualquer outro alimento, se a canela for consumida de forma exagerada, pode trazer prejuízos a saúde. As mulheres grávidas devem ter um cuidado especial, pois o consumo da canela tem o poder de estimular as contrações do útero, podendo sim levar a um aborto. Nesse sentido, podemos dizer que o chá de canela é abortivo.

Receitas Extras

Se você gostou das nossas sugestões de receitas para o chá de canela, separamos mais 2 receitas especiais que utilizam canela. Elas são ideais como opção de lanche da tarde, mais leve e saudável. Anote:

Bolo integral de banana, aveia e canela

Ingredientes

  • 14 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 4 ovos inteiros
  • 2 bananas prata amassadas
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher(sopa) de fermento em pó
  • 1 colher(sobremesa) de canela em pó

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. vá adicionando os demais ingredientes, no caso o óleo, ovos e a banana. Mexa os ingredientes até a massa ficar homogênea, unte e polvilhe a farinha em uma forma de bolo inglês ou uma forma redonda com furo no meio. Salpique a aveia em flocos e a canela por cima da massa e leve ao forno por cera de 30 minutos.

Chips de maça com canela

Ingredientes

  • 3 maçãs
  • Canela em pó

Modo de preparo

O primeiro passo é lavar bem as maçãs e laminá-las em rodelas finas, de modo que fiquem com mais ou menos 1 mm de espessura. Unte um tabuleiro de forno e disponha as rodelas de maçã, com o auxílio de uma peneira, polvilhe-as com a canela. Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 100 graus por 1 hora.

Chá de canela

Depois de sequinhas e crocantes retire do forno e deixe esfriar.Você pode servi-las em um pote seco, limpo e com tampa. Esta é uma ótima sugestão para seu lanche da tarde.

E então você gostou de conhecer as propriedades do chá de canela? Se sim não deixe de curtir, compartilhar e compartilhar. Aproveite para compartilhar conosco sua receita preferida utilizando a canela.

Até a próxima!