Chá verde: Top 10 dos seus principais benefícios à saúde

Chá verde: Top 10 dos seus principais benefícios à saúde

Além de saboroso, o chá verde é carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos sobre o nosso corpo. Isso inclui a melhoria da função cerebral, perda de gordura, um menor risco de câncer e muitos outros benefícios incríveis. Conheça o top 10 dos principais benefícios deste poderoso chá!

1. O chá verde tem compostos bioativos

Muitos dos compostos bioativos estão nas folhas que são usadas para preparar o chá, fazendo com que a bebida final contenha grandes quantidades de nutrientes importantes. Ele é carregado com polifenóis, como flavonoides e catequinas, que funcionam como antioxidantes potentes. Estas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo as células e moléculas de danos.

Estes radicais livres são conhecidos por desempenhar um papel no envelhecimento e interferem no desenvolvimento de todos os tipos de doenças. O chá verde também possui pequenas quantidades de sais minerais, que são importantes para a saúde.

2. Deixa você mais inteligente

O chá verde faz mais do que mantê-lo acordado, ele também pode fazer você mais inteligente. O ingrediente ativo principal do chá verde é a cafeína, um conhecido estimulante. O chá verde não contém tanta cafeína como café, mas contém o suficiente para produzir uma resposta estimulante sem causar os efeitos “nervosos” associados com o excesso de cafeína.

A cafeína no cérebro bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Desta forma, ele realmente aumenta o disparo de neurônios e a concentração de neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina. A cafeína tem sido intensamente estudada e leva a melhorias em vários aspectos da função cerebral, incluindo a melhora do humor, vigilância, tempo de reação e memória.

O chá verde é carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos sobre o corpo

O chá verde também contém o L-aminoácido teanina, que pode trabalhar em sinergia com a cafeína para melhorar sua função cerebral.

3. O chá verde aumenta a queima de gordura e melhora o desempenho físico

Se você olhar para a lista de ingredientes de qualquer suplemento de queima de gordura, com certeza o chá verde estará lá. Isso ocorre porque o chá verde foi demonstrado por aumentar a queima de gordura e a taxa metabólica.

A própria cafeína tem sido indicada para melhorar o desempenho físico através da mobilização de ácidos graxos dos tecidos de gordura, tornando-os disponíveis para uso como energia.

4. Reduz o risco de vários tipos de câncer

O câncer é causado por um crescimento descontrolado de células. É atualmente uma das maiores causas de morte no mundo. É bem sabido que o dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer e que os antioxidantes podem ter um efeito protetor. Considerando isso, lembre-se de que o chá verde contém flavonoides e catequinas, que funcionam como antioxidantes potentes.

5. Reduz o risco de Alzheimer e Parkinson

Não só o chá verde pode melhorar a função cerebral, a curto prazo, como pode também proteger o seu cérebro na velhice. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em seres humanos e a causa principal de demência.

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e envolve a morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro. Vários estudos mostram que os compostos de catequinas do chá verde podem ter vários efeitos protetores cerebrais e seriam um potente redutor do risco de doença de Alzheimer e de Parkinson.

6. Melhora a saúde dentária e diminui o risco de infecção

As catequinas do chá verde têm outros efeitos biológicos. Alguns estudos mostram que elas podem matar as bactérias, potencialmente reduzindo o risco de infecções e inibir os vírus, como o da gripe. Streptococcus mutans são as bactérias primárias da boca. A redução no seu número faz com que aja a formação de placa, que é uma das principais colaboradoras para cavidades e cáries dentárias.

Os estudos mostram que as catequinas do chá verde pode inibir o crescimento de Streptococcus mutans. O consumo de chá verde está associado com a melhoria da saúde dental e um menor risco de cáries. Outro benefício incrível do chá verde é que ele pode reduzir o mau hálito.

7. Diminui o risco de diabetes do tipo II

A diabetes tipo II é uma doença que tem alcançado proporções epidêmicas nas últimas décadas e agora atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença envolve níveis elevados de açúcar no sangue, levando a resistência à insulina, ou uma incapacidade para produzir insulina. O chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

8. Reduz o risco de doença cardiovascular

As doenças cardiovasculares, incluindo a doença cardíaca e o derrame, são as maiores causas de morte no mundo. Assim, o chá verde pode reduzir os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicérides. Ele também aumenta drasticamente a capacidade antioxidante do sangue, o que protege as partículas de colesterol LDL da oxidação.

Devido aos efeitos benéficos sobre os fatores de risco, não é surpreendente ver aqueles que bebem regularmente o chá verde ter um risco 31% menor de chances de desenvolver uma doença cardiovascular.

9. O chá verde ajuda a perder peso

A curto prazo, o chá verde pode aumentar a taxa metabólica, o que proporciona uma ajuda na perda de peso. Além disso, o chá verde leva à diminuição da gordura corporal, principalmente a área abdominal.

O chá verde é carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos sobre o corpo

10. O chá verde proporciona a longevidade

É claro que todos nós temos de morrer um dia. Isso é inevitável. No entanto, aqueles que bebem chá verde têm um risco menor de doenças cardiovasculares e câncer. Considerando isso, faz sentido imaginar que essas pessoas possam viver viver por mais tempo. A morte por acidente vascular cerebral é 42% mais baixo em mulheres e 35% menor em homens, entre os bebedores de chá verde.

Dica

Quando for comprar seu chá verde, opte por chás de boa qualidade, algumas marcas adicionam sódio a sua composição, fato que prejudica seus benefícios.