Conheça o Top 5 dos alimentos mais saudáveis

Conheça o Top 5 dos alimentos mais saudáveis

Já sabemos que frutas, legumes e verduras são excelentes para nossa saúde. Dessa forma, hoje iremos conhecer o Top 5 dos alimentos mais saudáveis, que são facilmente encontrados em qualquer quitanda ou supermercado, e quando incorporados à nossa dieta, podem trazer inúmeros benefícios à saúde.

1. Maçãs

As maçãs são uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres. Os radicais livres são substâncias nocivas geradas no corpo que provocam alterações indesejáveis e estão envolvidos no processo de envelhecimento e algumas doenças.

Alguns estudos com animais descobriram que um antioxidante encontrado em maçãs (polifenóis) pode estender o tempo de vida. Por isso, as maçãs são consideradas uma “fruta milagrosa”.

Pesquisadores afirmaram que as mulheres mais velhas, que ingeriram uma maçã por dia sofreram uma queda de 23% nos níveis de colesterol ruim (LDL) e um aumento de 4 % no colesterol bom (HDL), após apenas seis meses de consumo diário.

Maçãs e peras podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 52%, o consumo de frutas de conteúdo branco, como pêras e maçãs, pode, potencialmente, reduzir o risco de acidente vascular cerebral em até 52%.

As maçãs são uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres

2. Amêndoas

As amêndoas são ricas em nutrientes, incluindo magnésio, vitamina E, cálcio, ferro, fibra e riboflavina, além de manter os níveis de colesterol ruim regulados. As amêndoas são um lanche saudável para o coração.

Quando elas são incorporadas a uma dieta saudável e equilibrada, os benefícios são ainda maiores. O perfil de ácidos graxos das amêndoas, que é composta por 91-94 % de ácidos graxos insaturados, podem explicar em parte por que ele ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol.

As amêndoas são ricas em fibras, vitaminas , ferro e outros nutrientes vitais. Sabe-se que elas reduzem a fome e melhoram a quantidade de vitamina E, além de não aumentarem o nosso peso corporal.

Pesquisas sugerem que as amêndoas contêm nutrientes que proporcionam efeitos cardioprotetores, promovendo a saúde do coração, e podendo ajudar a manter o colesterol em níveis saudáveis.

3. Brócolis

O brócolis é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e fitonutrientes. Os fitonutrientes são compostos que reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. O brócolis também contém vitamina C, beta-caroteno e antioxidantes.

Uma única porção de 100 gramas de brócolis pode fornecer mais de 150% da ingestão diária recomendada de vitamina C, que em grandes doses pode, potencialmente, reduzir a duração da gripe comum.

Um outro ingrediente, o sulforafane, que existe nos brócolis, também é conhecido por ter propriedades anti-cancer, bem como grande quantidade de propriedades anti-inflamatórias. No entanto, o seu cozimento pode destruir a maioria desses benefícios.

4. Mirtilos ou Blueberries

São ricos em fibras, antioxidantes e fitonutrientes. Ao contrário de minerais e vitaminas que também são encontradas em alimentos de origem vegetal, os fitonutrientes não são essenciais para nos manter vivos. No entanto, eles podem ajudar a prevenir doenças e manter o funcionamento correto do corpo.

Os blueberries são ricos em fibras, antioxidantes e fitonutrientes

Pessoas idosas que comem muitos mirtilos e blueberries, são menos propensos a sofrer de declínio cognitivo, em comparação com outras pessoas de sua idade que não o fazem.

Os polifenóis, que são abundantes em blueberries, foram indicados como redutores do desenvolvimento de células de gordura (adipogênese), enquanto induz a quebra de lipídios e de gordura (lipólise).

O consumo regular de blueberries pode reduzir o risco de hipertensão (pressão arterial alta) em 10%, por causa de compostos bioativos da baga, as anticianinas.

5. Aveia

A aveia é feita a partir de farinha de aveia moída ou laminados. O interesse em aveia têm aumentado consideravelmente ao longo dos últimos vinte anos, por causa de seus benefícios à saúde.

Estudos têm mostrado que, se você comer uma tigela de aveia todos os dias os seus níveis de colesterol no sangue, especialmente se eles são muito altos, decaem, por causa da fibra solúvel do cereal.

A aveia é feita a partir de farinha de aveia moída ou laminados

Em 1997, o FDA (Food and Drug Administration) concordou que os alimentos com altos níveis de aveia em flocos ou farelo de aveia pode incluir dados em seus rótulos sobre os seus benefícios cardiovasculares se acompanhado com uma dieta de baixo teor de gordura.

A aveia é rica em hidratos complexos de carbono, bem como fibra solúvel em água, que a digestão abranda e estabiliza os níveis de glicose no sangue. Também é muito rica em vitaminas do complexo B, ômega-3, ácidos graxos, ácido fólico e potássio.