Dieta e Nutrição

Descubra o que a Dieta Detox pode fazer por você a curto prazo

O tipo mais comum de Dieta Detox é uma desintoxicação à base de alimentos. A ingestão total de alimentos não é restrita, porém muitos alimentos estão proibidos, tais como leite, trigo, alimentos que contenham glúten, açúcar, frituras e alimentos processados.

Também deve-se optar por vegetais e frutas frescas, que são considerados alimentos anti-inflamatórios. A Dieta Detox, vem sendo difundida por muitos artistas, principalmente por aqueles que desejam uma perda de peso em pouco tempo, mas lembre-se, ela não deve ser estendida por muitas semanas.

Alimentos permitidos na Dieta Detox

Uma Dieta Detox é curta, por isso este programa de dieta é focado na eliminação de toxinas ambientais e alimentares de seu sistema. Embora existam muitos tipos de Dietas Detox, os alimentos que são permitidos são muitas vezes bastante semelhantes. Seguem eles abaixo:

Frutas: Frutas ou congeladas (sem açúcar), suco natural, frutas secas (sem açúcar) em quantidades limitadas, como: cranberries, tâmaras, passas e gojiberry.
Legumes: Brócolis, couve, couve-flor, cebola, alho, alcachofras, beterraba e folhas verdes escuras, como: couve, acelga, vegetais do mar, incluindo algas, folhas de nori, wakame. Evite o milho, ok?

Grãos e amidos: Arroz, quinoa, trigo sarraceno, painço, amaranto, arroz selvagem, aveia e grãos integrais devem ser sua primeira opção, já os produtos feitos a partir desses alimentos são permitidos, como massas de arroz integral, macarrão de trigo sarraceno, biscoitos de arroz e pão de quinoa.
Feijão e legumes: Ervilhas amarelas e verdes, lentilhas e feijão azuki.
Nozes e sementes: Amêndoas, castanha de caju, nozes, sementes de girassol, abóbora, gergelim, chia, cânhamo, nozes e coco (especialmente os cocos frescos). Já o amendoim e a manteiga de amendoim geralmente não são recomendados. Substitua por nozes e sementes cruas sem sal.

Óleos: Azeite de oliva prensado a frio, extravirgem, óleo de cânhamo, de linhaça, de chia, amêndoa doce, de abacate, óleo de coco, de cártamo, gergelim e girassol.
Bebidas: Alguns “leites” feitos a partir de alimentos permitidos, tais como leite de arroz, de amêndoas, de cânhamo, de coco (exceto leite de coco enlatado), água, chás de ervas, chá verde, água de limão, suco sem açúcar feito a partir de frutas e legumes permitidos.
Adoçantes: Xarope de arroz integral, eritritol, stevia, mel e melaço.
Condimentos: Vinagre de maçã, azeitonas pretas, limões e limas, ervas e especiarias, cacau em pó, alfarroba em pó, sal do mar, mostarda, tamari sem trigo.
Proteína animal: Peru e frango orgânico, peixes de água fria, como o salmão do Alasca, cordeiro, búfalo e avestruz.

Dica Importante

Beber um mínimo de 8 copos de água por dia, Aproveite o tempo para mastigar os alimentos bem.

Os alimentos proibidos na Dieta Detox

Os ovos e todos os produtos lácteos devem ser evitados, incluindo:
Laticínios: leite, queijo, requeijão, nata, iogurte, manteiga, sorvete e iogurte congelado. Trigo e produtos que contenham trigo, como massas e pães.
Adoçantes: açúcar refinado, açúcar branco, açúcar mascavo, frutose, xarope de milho, caldo de cana evaporado, adoçantes artificiais, glúten.
Todos os grãos que contenham glúten, incluindo: trigo, cevada, centeio, espelta, triticale, kamut, cuscuz, farelo e farinha.
Soja: tofu, leite de soja, iogurte de soja, molho de soja e proteína de soja em pó.

Café e bebidas cafeinadas: café, chá e refrigerantes.
Produtos animais: carne de vaca, carne de porco, vitela, salsichas e cachorros-quentes, frios e marisco.
Condimentos: ketchup, molho de soja, molho teriyaki, cremes não lácteos, churrasco ou molho de carne, molhos para salada não feitos com ingredientes permitidos e maionese.
Outros Alimentos a se evitar: levedura, álcool, aditivos e conservantes, alimentos ricos em gordura, milho e margarina.

A Dieta Detox é baseada em 7 dias, podendo ser estendida para 21 dias. Existem muitos tipos de desintoxicação, desde o consumo de sumo de limão à dietas que permitem somente três refeições por dia.

Embora possa ser tentador fazer uma mudança drástica, tentando perder peso rápido, as mudanças às vezes simples, como beber mais líquidos, comer mais vegetais, ou eliminar o trigo podem ter um efeito profundo sobre a forma como nos sentimos.

A chave é escolher a dieta que melhor coincide com a saúde de uma pessoa, além do nível de energia e estilo de vida. A dieta é apenas um componente de qualquer limpeza bem concebido. Além disso, com um plano de alimentação, há outros passos importantes:

1. Melhorar a circulação

A falta de atividade física pode resultar em má circulação do sangue, o que pode ter um efeito negativo sobre a saúde e prejudicar a desintoxicação e a função imunológica. A melhor maneira de obter o sangue fluindo é exercitando-se regularmente.

2. Promover a eliminação de toxinas

Quando as toxinas que são armazenadas em nossas células são mobilizadas, eles viajam para o nosso sangue e devem ser eliminadas do organismo através das fezes, da urina ou do suor ou podem ser reabsorvidos, recirculando em nosso sistema.

Às vezes, nossos órgãos de eliminação são lentos porque não se movem, daí a constipação acontece quando não se bebe água suficientemente. As maneiras de se aumentar a eliminação incluem: alimentos que previnem a constipação, laxantes à base de plantas, como o chá de sene ou cascara sagrada, o aumento da ingestão de líquidos.

3. Melhora a digestão

Promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, de modo que possa manter as bactérias potencialmente prejudiciais em check, caso contrário, as bactérias “ruins” podem produzir toxinas, que danificam a mucosa intestinal e são absorvidas pela a corrente sanguínea, ferindo as membranas celulares do corpo.

A limpeza do organismo, muitas vezes pode fornecer os nutrientes necessários para promover o crescimento de bactérias benéficas. Os probióticos também podem ser utilizados. Suplementos também podem ser tomados, tais como pó de proteína e vitaminas, antioxidantes, ervas para o fígado ou chás de desintoxicação.

4. Mente / corpo em bem-estar

O estresse pode prejudicar sistemas de desintoxicação do organismo e levar a doenças digestivas, imunidade comprometida e ter efeitos amplos sobre a saúde. Uma Dieta Detox é um momento não só para que o corpo se curar, mas para permitir que a mente possa descansar.

Tente incorporar medidas que alie mente / corpo em sua desintoxicação, como a respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo ou até a meditação.

Sair da versão mobile