Dieta de emagrecimento baseada em frutas e legumes

Dieta de emagrecimento baseada em frutas e legumes

A maioria das frutas e legumes contém poucas calorias e gorduras, tornando-os ideais para serem utilizados em dietas para a perda de peso. A nutricionista Juliette Kellow mostra como utilizar o melhor das frutas e legumes como parte de uma dieta saudável e equilibrada e dissipa alguns mitos sobre alguns tipos específicos de frutas e vegetais, como: cenoura, maçã, abacate, uva e banana.

Sabemos que frutas e legumes são uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada. Porém, no entanto, você sabe ao certo, quais frutas escolher? Por exemplo, muitos de nós optamos por evitar bananas, abacate, milho, cenouras e ervilhas, porque nós achamos que eles engordam.

Qual é a verdade sobre frutas e vegetais?

Além de nos ajudar a perder peso, comer mais frutas e vegetais é essencial para a boa saúde. A maioria das frutas e legumes são ricos em fibras, além de conter vitaminas, minerais e antioxidantes, os quais são importantes para nos ajudar a se sentir melhor e para nos proteger de diversas doenças. Por isso, é extremamente aconselhável que você inclua frutas e vegetais diariamente em sua dieta.

A maioria das frutas e legumes contém poucas calorias e gorduras, tornando-os ideais para serem utilizados em dietas de perda de peso.

Muitas frutas e vegetais realmente pesam muito, acrescentando massa para a nossa dieta, porém eles não fornecem muitas calorias. Por exemplo, uma refeição composta de um 150g de peito de frango grelhado, 300 g de batatas, 20 g de manteiga e 30 g queijo de baixo teor de gordura, fornece um peso total de 500g e com 790 calorias.

Troque essa refeição por 130g de peito de frango, 200 g de batata, 5 g de manteiga, 80 g de brócolis, 45 g de cenoura e 40 g de salada verde, e você ainda tem um peso total de 500g, porém com apenas 480 calorias.

Resumindo: você vai se sentir tão cheio quanto se tivesse comido o primeiro prato, mas você salvou 310 calorias – e em uma semana, isso é o suficiente para ajudar você a perder 300 g, mesmo sem alterar a quantidade de alimentos que você comeu.

Mas o que dizer de alimentos como banana, abacaxi, milho, cenouras e ervilhas? Estes alimentos são certamente mais elevados em calorias do que a maioria das outras frutas e vegetais. Por exemplo, você poderia comer duas maçãs pequenas em torno da mesma quantidade de calorias de uma banana. Da mesma forma, você poderia comer seis vezes mais espinafre para lhe fornecer a mesma quantidade de calorias fornecidas por apenas um milho.

A maioria das frutas e legumes contém poucas calorias e gorduras, tornando-os ideais para serem utilizados em dietas de perda de peso.

Já os abacates são mais elevados em gordura do que a maioria dos outros vegetais, porém a maior parte dessa gordura é monoinsaturados, e portanto, são saudáveis para o coração, além de conter vitamina E em abundância. Mesmo que estas frutas e vegetais contenham mais calorias, você não precisa evitá-los.

Eles ainda são uma importante fonte de muitos nutrientes e fibras diferentes e vão te saciar, provavelmente fazendo você evitar alimentos mais gordurosos e açucarados. Quanto aos alimentos, como aipo e laranjas, eles são certamente poucas calorias, porém não há provas conclusivas de que comê-los vai realmente ajudá-lo a queimar calorias ou fazer você perder peso.

Enquanto alguns estudos têm demonstrado que a adição de laranjas à sua dieta vai te ajudar a perder quilos, porém isso ainda não é conclusivo.

Que frutas e legumes são os melhores para perda de peso?

Desfrute de uma grande variedade de tipos de frutas e vegetais todos os dias. Consuma cinco porções diárias e escolha uma mistura de cores para garantir uma boa mistura de nutrientes.

Mas tenha em mente que os frutos secos não vai encher-se tanto como uma peça inteira de frutas – para 100 calorias você pode comer uma maçã e sete morangos (com um peso total de 250g), ou cerca de 1 colher de sopa de passas (com um peso de apenas 30g)!

Além disso, a pesquisa mostra que os líquidos tendem a ser menos saciantes do que o alimento, então você provavelmente vai encontrar mais calorias num copo de frutas, do que na fruta em sua forma tradicional.