Dieta do pH ou dieta alcalina: Perca peso e ganhe saúde!

Dieta do pH ou dieta alcalina: Perca peso e ganhe saúde!

Nível de Dificuldade: Moderado

A dieta alcalina ou dieta do pH, é um grupo de dietas baseado em certos alimentos que afetam a acidez e o pH dos fluídos corporais, incluindo a urina ou o sangue. Portanto, a dieta alcalina é adequada para a perda de peso como também para a prevenção de doenças.

Famosa por ser umas das dietas preferidas das celebridades de Hollywood, a dieta alcalina – também conhecida como dieta ácido-alcalina – também pode te ajudar a evitar problemas como a artrite e o câncer.

a dieta alcalina é adequada para a perda de peso como também para a prevenção de doenças

A teoria é de que alguns alimentos, como carne, trigo, açúcar refinado e alimentos processados, fazem com que seu corpo produza ácido, o que será ruim para seu organismo.

Comer alimentos específicos, faz o seu corpo ficar mais alcalino, induzindo a perda de peso. A dieta alcalina realmente decolou quando Victoria Beckham “twittou” sobre um livro de receitas de dieta alcalina, em janeiro de 2013.

A dieta alcalina funciona?

Primeiro, um pouco de química: Para calcularmos a medida do nível de pH, devemos considerar o seguinte ponto: Um pH de 0 é totalmente ácido, enquanto que um pH de 14 é completamente alcalino.

Com isso, um pH de 7 é considerado neutro. Esses níveis variam por todo o nosso corpo. No sangue, o pH é ligeiramente alcalino, variando entre 7,35 e 7,45. Seu estômago é muito ácido, com um pH de 3,5 ou abaixo, para que ele possa digerir a comida.

É através das alterações da urina que o corpo mantém a acidez no sangue em níveis normais, dependendo do que se come, é que o corpo ficará mais ou menos ácido. A dieta alcalina pretende ajudar seu corpo a manter o seu nível de pH do sangue.

Na verdade, nada que você comer vai mudar substancialmente o pH do seu sangue. Seu corpo trabalhará para manter esse nível constante.

Mas que alimentos você deveria comer na dieta alcalina?

Preferencialmente frutas, legumes e beber muita água. Evite o açúcar, o álcool e os alimentos processados. Isso também é uma grande dica para quem deseja perder peso de maneira saudável.

Quanto às outras reclamações em relação a saúde, há evidências de que uma dieta pobre em alimentos produtores de ácidos (como proteína animal, carne, queijo, pão, frutas e vegetais) pode ajudar a prevenir pedras nos rins, manter os ossos e músculos fortes, melhorar a saúde cardíaca e a função cerebral, reduzir a dor lombar, e reduzir o risco de câncer de cólon e diabetes do tipo 2.

Pessoas que defendem a dieta alcalina dizem que, embora os alimentos que produzem ácidos mudem nosso pH apenas por pouco tempo, se você continuar mudando o seu pH do sangue mais e mais vezes, você pode causar uma acidez de longa duração.

O que você pode e não pode comer na dieta alcalina?

Você pode comer a maioria das frutas, legumes, soja, tofu, nozes, sementes e legumes. Todos estes são alimentos alcalinos.

a dieta alcalina é adequada para a perda de peso como também para a prevenção de doenças

Já os lácteos, ovos, carnes, grãos e alimentos processados, como enlatados e lanches são ácidos e não são permitidos.

A maioria dos livros sobre a dieta alcalina afirmam que você não pode consumir álcool ou cafeína.

Dessa maneira, opte por alimentos que produzem ácidos para manter a acidez por maior tempo possível e aproveitar os benefícios desta dieta.