Dieta Paleo: Perca peso comendo como um homem das cavernas

Dieta Paleo: Perca peso comendo como um homem das cavernas

Nível de esforço: Moderado

Não há contagem de calorias, dessa forma as frutas e legumes ricos em fibras pode ser consumidos a vontade, assim como a carne magra.

Perder peso comendo como um homem das cavernas. Essa é a teoria por trás da Dieta Paleolítica. Loren Cordain, PhD que escreveu o livro “A Paleo Diet”, afirma que, ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, nós seremos mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

Também chamada de “Dieta do Homem das Cavernas” ou “Dieta da Idade da Pedra”, a Dieta Paleo é basicamente um plano de alimentação altamente proteico, rico em fibras, que promete fazer você perder peso sem cortar calorias.

O que eu posso comer na Dieta Paleo?

Estão liberadas as carnes magras e os peixes frescos, além das frutas, vegetais e gorduras saudáveis. Também são bem-vindos os ovos, nozes, sementes e os óleos mais saudáveis, como o de oliva e o de coco.

O que devo evitar na Dieta Paleo?

Durante a Dieta Paleo evite os alimentos processados. Isso porque, como você sabe, nossos ancestrais eram caçadores e não agricultores, então, dê adeus ao trigo e ao leite, junto com outros cereais e leguminosas (como amendoim e feijão).

Também deve se evitar os laticínios, açúcar refinado, batatas, sal e os óleos vegetais refinados, como o canola. A Dieta Paleo não permite o sal, por isso pode ajudá-lo a reduzir a quantidade de sódio.

Se você consumir muitos alimentos enlatados, precisa atentar-se para a quantidade de sódio presente em cada um deles. Conheça 5 mitos que podem sabotar o sucesso de sua dieta.

Ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, nós seremos mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

Limitações da Dieta Paleo

A Dieta Paleolítica permite alguma trapaça, especialmente no início. Na fase inicial, você pode comer o que quiser em até 3 refeições por semana.

Cordain as chama de “refeições abertas”. Caso queira, você também pode se desafiar a apenas uma “refeição aberta” por semana. Fica a teu critério.

Exercícios físicos

Não é necessário quando você está perdendo peso, porém Cordain recomenda fortemente para manter a perda de peso e para uma vida saudável.