Empanados de frango: Um bandido com cara de mocinho

Empanados de frango: Um bandido com cara de mocinho

Frango, água, maisena modificada, soda para cozimento, sal, glicose, ácido cítrico, caldo de galinha, fosfato de sódio, antiespumante, dimetilpolissiloxano, óleo hidrogenado de soja e conservantes. Isso agregado a mais 26 ingredientes é o que conhecemos pelo nome de “Nuggets” ou, simplesmente, empanados de frango. Você sabe quais os efeitos que eles tem sob nossa saúde?

Os empanados de frango são feitos por processado mecanizado

Os empanados de frangos são feitos da mesma maneira que as lasanhas e pratos prontos congelados, e são fabricados como canetas, ventiladores ou motos, ou seja, totalmente feitos com produtos industrializados e por processos mecanizados!

Os empanados de frango são um dos ícones da atual indústria de alimentos, baseada na mecanização, uniformização e produtividade. Essas exigências levam a um fato curioso: há quase 40 ingredientes diferentes em um único nugget, sendo que 56% é milho, isso sem falar da maisena e dos conservantes. Conclusão: ele é altamente calórico e pouco nutritivo.

Os fabricantes optam pelo milho ou por grãos de soja, dependendo do que for financeiramente mais viável. Isso acontece porque soja e milho, altamente calóricos, são resistentes ao transporte e a anos de estocagem, o que é vantajoso para a indústria alimentícia.

Comida gostosa e prazerosa só é boa porque é calórica – os aspargos que nos perdoem, mas gordura e açúcar são fundamentais. Não tanto pela a saúde, mas sim para o cérebro, que gosta mesmo é de “porcaria”. Nosso cérebro nos recompensa com doses de dopamina cada vez que comemos algo calórico e energético.

Os empanados de frango são um dos ícones da atual indústria de alimentos, baseada na mecanização, uniformização e produtividade.

Entenda que, no passado isso era questão de sobrevivência – havia pouca comida disponível, então quanto mais calórica ela fosse, melhor. A massa cinzenta dá essa mesma recompensa dopamínica depois do sexo ou de se usar drogas pesadas. Por isso mesmo, basta experimentar qualquer uma dessas coisas, como empanados de frango, uma única vez para se ter vontade de repetir.

Com comidas energéticas, recheadas de carboidratos ou gorduras, não é diferente. É impossível comer um só. Ainda que você tenha o cuidado e a boa intenção de assar os empanados de frango na sua casa, sinto muito, mas o estrago já foi feito ainda na indústria, pois como parte do processamento do alimento, é necessário que ele passe por uma etapa de fritura, o que garante sua boa conservação.

Os empanados de frango devem passar por um curto período de tempo (entre 20 e 35 segundos) mergulhado em óleo sob altas temperaturas, o que fixa sua cobertura de farinha (que caracteriza o empanado), contribui para sua cor final, e auxilia na conservação do produto em baixas temperaturas (congelamento) sem causar prejuízos ao sabor.

No entanto, durante este processo, parte do óleo de fritura é absorvido de forma que ele pode representar entre 10-20% do peso final dos empanados de frango.

Outro ponto interessante é que, a qualidade do produto final também depende da qualidade do óleo que foi usado para esta etapa de fritura. Para a indústria, as gorduras saturadas (aquelas que não são benéficas para a saúde) deixam o produto final com uma melhor apresentação e maior prazo de validade do produto.

Os empanados de frango são um dos ícones da atual indústria de alimentos, baseada na mecanização, uniformização e produtividade.

Repare ainda na lista de ingredientes dos empanados de frango, você não encontrará algo como “peito de frango” ou “sobrecoxa de frango”. O frango utilizado é uma mistura de partes de frangos, que com certeza se soubesse o que é, você não comeria.

Muitas pessoas não comem mais salsicha e linguiça desde que souberam do que são feitas. Acredite, os empanados de frango não são muito diferentes. Você comeria algo, que não sabe o que é? Não? Então pare de comer empanados de frango!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!