Gengibre: Estrela da culinária e também da medicina!

Gengibre: Estrela da culinária e também da medicina!

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Um nativo da Ásia tropical, esta raiz é cultivada em climas tropicais da Austrália, Brasil, China, Índia, Jamaica, África Ocidental e em algumas partes dos Estados Unidos. O rizoma, que é utilizada na medicina e na culinária, é colhida de 6 a 20 meses.

O sabor do gengibre se torna mais concentrado com o amadurecimento de suas raízes. A planta leva uma flor verde-roxo em espigas terminais e suas flores são similares com as orquídeas na sua aparência.

O gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina.

Principais benefícios do gengibre

A gengibre tem sido usado por mais de 5000 anos, tanto por seus benefícios nutritivos, como por suas propriedades medicinais. Diferentemente da maioria dos temperos, a parte do gengibre com valor medicinal cresce sob a terra. Muitas vezes erroneamente chamado de “raiz de gengibre”, este é na verdade o rizoma da planta, que é mais um caule subterrâneo do que uma raiz.

Um dos benefícios de saúde do gengibre que mais se destacam é seu efeito benéfico sobre as doenças digestivas. Ele pode ajudar a digerir alimentos gordurosos e quebrar as proteínas. É excelente ainda para reduzir os gases. Muitas pessoas relatam que ele também alivia as náuseas.

O gengibre reduz as inflamações

Por ser um potente anti-inflamatório, o gengibre pode ser usado para tratar qualquer doença que é causada por inflamações, tais como a artrite ou a colite ulcerosa. Alguns estudos mostram que ele pode ainda ajudar a inibir a replicação do vírus do herpes simplex.

O gengibre é um poderoso termogênico

Sendo uma erva de aquecimento, o gengibre pode ajudar a baixar uma febre. Essa propriedade também faz com que seja eficaz em estimular a circulação do sangue, relaxando os músculos dos vasos sanguíneos e ajudando a prevenir a formação de coágulos. Ele também pode ser utilizado como descongestionante natural e anti-histamínico, tornando-se um perfeito remédio para resfriados.

Redução da pressão arterial

Estudos recentes mostram que o gengibre pode também ter um papel importante na redução do colesterol LDL, pois ele ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que é absorvida. Também foi demonstrado em estudos animais, que o gengibre ajuda a retardar ou mesmo impedir o crescimento de tumores.

O gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina.

O gengibre tem propriedades curativas

As propriedades curativas, que vem dos óleos voláteis do gengibre, também são responsáveis pelo seu sabor picante. Os óleos aumentam a produção de enzimas digestivas, o que contribui com todo o processo de digestão e neutraliza os ácidos que podem causar náuseas, cólicas e até diarreia. Aprenda a fazer um refrescante suco de beterraba com gengibre!

Informações adicionais

Para descobrir os benefícios de saúde do gengibre, basta fazer um chá embebendo cerca de 5 fatias de gengibre em água quente. Se você preferir, adicione o gengibre à sua comida. O gengibre é excelente em muitos pratos e é perfeito quando combinado com o alho.