Goiaba: Os 1001 benefícios da fruta caribenha!

Goiaba: Os 1001 benefícios da fruta caribenha!

A goiaba é uma fruta nativa do Caribe. Sua pele é fina, amarelada e de polpa rosada. Quando está madura é suave ao toque. Possui um gosto doce, cheiro forte e delicioso. Sua polpa geralmente é branca, vermelha ou pode ter intervalos de cor salmão ou morango.

As goiabas, como outras frutas tropicais, não devem ser refrigeradas a menos que esteja muito maduras. As sementes da goiaba podem ser ingeridas e o sabor é muitas vezes descrito como um cruzamento entre peras e morangos. Esta fruta tão cotidiana no Brasil, já é reconhecida como uma das frutas com as maiores benefícios à saúde. Inclua-as em sua dieta agora mesmo!

A goiaba fortalece o sistema digestivo

A goiaba é muito rica em adstringentes. Estes adstringentes são alcalinos na natureza e têm propriedades desinfetantes e antibacterianas. Dessa forma, eles ajudam a curar a disenteria, por inibição do crescimento microbiano e a remoção de excesso de muco a partir do intestino. Além disso, outros nutrientes da goiaba, como a vitamina C, carotenoides e o potássio, fortalecem e tonificam o sistema digestivo. A goiaba também é benéfica na gastroenterite.

Nutrientes da goiaba, como a vitamina-C, carotenóides e o potássio, fortalecem e tonificam o sistema digestivo.

A goiaba é um laxante natural

A goiaba é uma das fontes mais ricas de fibra dietética. Suas sementes, se ingeridas inteiras ou mastigadas, servem como excelentes laxantes naturais. Essas duas propriedades da goiaba colaboram com a diminuição da retenção de água e limpeza dos intestinos e sistema excretor de maneira completa.

Dizem que só a constipação pode levar a setenta e dois tipos de doenças diferentes. Isso é absolutamente verdade. Cada caminho para a saúde em geral passa por uma boa digestão e, mais importante, uma excreção adequada, e a goiaba garante ambos benefícios!

A goiaba é remédio contra a tosse

O suco de goiaba é muito útil para dar alívio na tosse e resfriado, reduzindo o muco, para a desinfecção do trato respiratório, garganta e pulmões e inibindo a atividade microbiana, devido à sua propriedade adstringente.

A goiaba é uma das frutas mais ricas em vitamina C e ferro, que são comprovadamente preventivos contra infecções gripais e virais. Em algumas áreas da Índia, a goiaba madura assada é usada como um remédio contra a casos extremos de tosse, resfriados e congestão.

A goiaba cuida da pele

As goiabas ajudam a melhorar a textura da pele e evitar problemas com mais eficiência do que alguns cremes de beleza. Isto é, principalmente devido à abundância de adstringentes em seus frutos e folhas. Você pode se beneficiar desses benefícios comendo os frutos ou lavando a pele com a fervura de seus frutos imaturos e folhas.

Além dos adstringentes, a goiaba é muito rica em vitamina A, B, C e potássio, que são bons antioxidantes e desintoxicantes e mantém a sua pele brilhante e livre do envelhecimento, rugas e outros distúrbios.

A goiaba regula a pressão arterial

A goiaba ajuda a reduzir o colesterol no sangue e impede o espessamento das artérias, mantendo assim a fluidez do sangue e reduzindo a pressão arterial. Por ser muito rica em fibras e hipoglicêmicos na natureza, a goiaba ajuda a regular a pressão arterial.

A goiaba é útil na perda de peso

A goiaba é muito útil para aqueles que desejam perder peso sem comprometer a sua ingestão de proteínas, vitaminas e fibras. Sendo muito rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais, mas sem colesterol e menos carboidratos, elas satisfazem o apetite com muita facilidade.

Nutrientes da goiaba, como a vitamina C, carotenoides e o potássio, fortalecem e tonificam o sistema digestivo.

Basta ter uma goiaba de médio porte na hora do almoço e você não vai sentir fome até a noite. Porém, ironicamente, ela ajuda a ganhar peso em pessoas muito magras. Isto é provavelmente devido à sua riqueza em nutrientes, o que mantém o seu metabolismo funcionando e ajudando a absorção adequada de nutrientes.

A goiaba previne o Escorbuto

A goiaba pode superar muitas outras frutas, incluindo laranja e outras frutas cítricas, quando se trata de concentração de vitamina C, cuja deficiência causa escorbuto, que tem como único remédio essa vitamina. Ela contém até cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas.

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!