Grão de bico: Fonte de fibras, proteínas e vitaminas essenciais

Grão de bico: Fonte de fibras, proteínas e vitaminas essenciais

O grão de bico é uma excepcional fonte de fibras que baixa o colesterol, assim como a maioria das outras espécies desta leguminosa. O grão de bico também impede que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente após uma refeição, fazendo dele uma escolha ideal para diabéticos, pessoas que tem resistência à insulina ou com hipoglicemia.

Quando combinado com cereais integrais, como o arroz, o grão-de-bico fornece proteínas de extraordinária qualidade, praticamente livres de gorduras elevadas. O grão de bico tem um sabor delicioso e uma textura amanteigada, ainda com um pouco de amido.

Leguminosa muito versátil, ele é um ingrediente muito usado em pratos indianos, como hummus, falafel e curries. Embora muitas pessoas pensam no grão de bico como sendo de cor bege, outras variedades apresentam outras cores, como preto, verde, vermelho e marrom.

O grão de bico tem alta quantidade de fibras

Como outros feijões, o grão de bico é rico em fibra alimentar solúvel e insolúvel. A fibra solúvel forma uma substância gelatinosa no trato digestivo que armazena a bile (que contém colesterol) e ferro para fora do corpo.

Os estudos têm mostrado que a fibra insolúvel não só ajuda a aumentar o volume das fezes e prevenir a constipação, como também ajuda a evitar distúrbios digestivos.

O grão de bico é fonte de proteínas para vegetarianos

O grão de bico é uma boa fonte de proteína. Combinado com um grão inteiro, tais como a proteína de trigo integral, que proporciona uma quantidade de proteína comparável ao da carne ou outros alimentos, sem as calorias elevadas ou as gorduras saturadas.

O grão-de-bico tem um alto teor de fibras que impede os níveis de açúcar no sangue subirem muito rapidamente após uma refeição.

Manganês para produção de energia

O grão de bico também é uma excelente fonte de manganês, um mineral, que é um cofator essencial para uma série de enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes. Apenas uma xícara de grão de bico abastece 84,5% do valor diário deste mineral.

Alto teor de ferro

O grão de bico pode aumentar a sua energia pelo seu alto teor de ferro. Isto é particularmente importante para as mulheres menstruadas, grávidas ou lactantes e crianças em crescimento.

O ferro é um componente essencial da hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, e faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia e metabolismo.

O grão de bico estabiliza os níveis de glicemia

A fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Se você tiver resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, o grão de bico pode ajudá-lo a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, proporcionando energia para uma queima de glicose estável.

O grão de bico têm baixo IG (índice glicêmico), isso significa que seus carboidratos são decompostos e digeridos lentamente. Isto é útil para a perda de peso, uma vez que controla o apetite.

O grão-de-bico tem um alto teor de fibras que impede os níveis de açúcar no sangue subirem muito rapidamente após uma refeição.

Saúde do coração

A ingestão regular do grão de bico pode reduzir o LDL (mau colesterol). Ele contêm as quantidades significativas de ácido fólico e magnésio, além de folato, que reduz os níveis de aminoácido, homocisteína e fortalece os vasos sanguíneos.

Estudos também descobriram que o grão de bico reduz o risco de ataques cardíacos.

Informações adicionais (para mulheres)

• O grão de bico contêm fitoquímicos chamados saponinas, que pode atuar como antioxidantes.
• Pode diminuir o risco de câncer de mama, proteger contra a osteoporose e minimizar as ondas de calor em mulheres na pós-menopausa.
• Devido ao alto teor de fibras e baixo IG, o grão de bico é excelente para dietas de perda de peso.
• Saladas com grão de bico são saborosas e pode mantê-la saciada por mais tempo, controlando o seu apetite.