Maçã: Conheça 5 benefícios da fruta “proibida”

Maçã: Conheça 5 benefícios da fruta “proibida”

As maçãs são tão comuns em nosso cotidiano que elas quase passam despercebidas e são deixadas de lado. Nessa matéria você irá conhecer alguns dos muitos benefícios que a maçã pode trazer à sua saúde, além de te ajudar a perder peso e reduzir o risco de doenças cardíacas.

1. Benefícios nutritivos da maçã

A maçã contém fibras solúveis (cerca de 8 gramas por cada fruta) e tem baixo valor calórico, com cerca de 95 calorias por porção. Ela pode ser usada como recheio, em doces ou consumida como lanche. Confira a receita de Salada de maçãs assadas com queijo cheddar.

A maçã também é uma excelente fonte de vitamina C, importante vitamina que age no sistema imunológico, sendo que uma porção fornece 14% do valor diário recomendado.

2. Perda de peso

Mesmo com poucas calorias, as maçãs satisfazem a fome, por isso não é surpreendente que elas possam fazer parte de uma dieta saudável que promove a perda de peso. Em um estudo recente, foi constatado que as maçãs secas (desidratadas) contribuíram significativamente na perda de peso dos seus participantes.

As mulheres que comeram uma xícara de maçãs secas diariamente durante um ano, além de perderem peso, reduziram o colesterol e a probabilidade de desenvolverem doenças cardíacas.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida afirmam que estes benefícios foram alcançados graças aos antioxidantes e a pectina (um tipo de fibra encontrada na maçã), e afirmaram que as maçãs frescas seriam ainda mais eficazes.

A maçã também é uma excelente fonte de vitamina C!

3. Saúde do coração

O estudo da Universidade do estado da Flórida não é o único a associar o consumo de maçã com a saúde do coração. No ano passado, o Estudo de Saúde das Mulheres de Iowa, também nos Estados Unidos, informou que das 34 mil mulheres que tem sido acompanhadas por quase 20 anos, o consumo frequente de maçã contribuiu para um menor risco de morte por doenças cardíacas coronárias e cardiovasculares.

Alguns anos antes, pesquisadores finlandeses, estudando dados dietéticos coletados ao longo de 28 anos a partir de 9208 homens e mulheres, descobriram que pessoas que consomem maçã com frequência tinham o menor risco de ter acidentes vasculares cerebrais em comparação às que não comiam.

Os especialistas atribuem esses benefícios saudáveis para o coração aos compostos antioxidantes encontrados na fruta, que ajudam a controlar o aumento do colesterol LDL (colesterol ruim) e inibem a inflamação. Além disso, as fibras solúveis presentes nas maçãs também tem sido um fator importante na redução dos níveis de colesterol.

4. Protegem contra a síndrome metabólica

Pessoas que comem maçãs podem ser menos propensas a sofrer de síndrome metabólica, um conjunto de sintomas associados a um risco aumentado de doença cardíaca e diabetes.

Joyce Hendley relatou na Revista “Eating Well”, uma publicação que pesquisa hábitos alimentares saudáveis, que pessoas que haviam comido maçãs ao longo do dia, eram 27% menos propensos a terem sintomas da síndrome metabólica do que aqueles que não o fizeram.

Os comedores de maçã também apresentaram níveis mais baixos da proteína C-reativa, um marcador de inflamação, cuja presença no sangue sugere um risco aumentado de doença cardíaca e diabetes.

As maçãs podem te ajudar a perder peso e reduzir o risco de doenças cardíacas

5. A maçã aumenta o rendimento dos exercícios

Comer uma maçã antes das atividades físicas pode aumentar sua resistência ao exercício. As maçãs contém um antioxidante chamado quercetina, que auxilia a resistência, tornando o oxigênio mais disponível para os pulmões.

Um estudo mostrou que a quercetina, quando tomado em suplemento, ajuda as pessoas a aumentarem o tempo que praticavam exercícios.

Nossa dica

Tenha hábitos de vida saudáveis e consuma maçãs, além dos benefícios para a saúde elas possuem um sabor incrível!