Milho: Uma espiga carregada de vitaminas e minerais

Milho: Uma espiga carregada de vitaminas e minerais

Por ser um alimento rico em fibras, o milho ajuda a regular o intestino e previne a prisão de ventre. Além disso, ele protege nossas células, reduz os níveis de colesterol, ajuda no controle do açúcar no sangue e previne problemas cardíacos. O milho pode ser utilizado naturalmente de várias formas, seja em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca.

Existe ainda o óleo de milho, que possui gorduras benéficas para o coração, porém fique atento: suas propriedades podem ser perdidas se ele for exposto à altas temperaturas. O milho cresce em espigas, cada um dos quais é coberto por fileiras de grãos, que são então protegidos por fios de seda, chamadas ‘seda do milho “e envolto em uma casca.

O milho é conhecido cientificamente como “Zea mays“. Este apelido reflete o seu nome tradicional, milho, pelo qual era conhecido pelos nativos americanos, bem como em muitas outras culturas do mundo.

Principais benefícios do milho

Os benefícios de saúde do milho incluem o controle do diabetes, a prevenção de doenças cardíacas, a redução da hipertensão e prevenção de defeitos do tubo neural no momento do nascimento.

O milho é um dos cereais mais populares do mundo e constitui-se como um alimento básico em muitos países, incluindo EUA e África. Ele não só fornece as calorias necessárias para o metabolismo diário, como é uma fonte rica de vitaminas A, B, E e vários outros minerais.

O milho protege nossas células, reduz os níveis de colesterol, ajuda no controle do açúcar no sangue e previne problemas cardíacos.

Seu alto teor de fibras garante que ele desempenhe um papel importante na prevenção de doenças digestivas, como prisão de ventre e hemorroidas, assim como o câncer colorretal. Os antioxidantes presentes no milho atuam como agentes anticâncer e também previnem o mal de Alzheimer.

Além de tudo isso, ele é rico em fitoquímicos, que fornecem proteção contra várias doenças crônicas. A seguir apresentaremos alguns dos principais benefícios do milho à saúde.

Prevenção de hemorroidas e câncer colorretal

O teor de fibra de uma xícara de milho atinge 18,4% da quantidade diária recomendada. Isso ajuda a aliviar vários problemas digestivos, como constipação e hemorroidas, além de diminuir o risco do câncer de cólon.

O milho é fonte rica de vitaminas

O milho é rico em componentes de vitamina B, especialmente tiamina e niacina. A tiamina é essencial para a manutenção da saúde dos nervos e da função cognitiva.

A deficiência de niacina leva a pelagra; uma doença caracterizada por diarreia, demência e dermatite, sendo comumente observada em indivíduos desnutridos. O milho é também uma boa fonte de ácido pantotênico, que é uma vitamina necessária para o metabolismo de proteínas e lipídios no corpo.

A deficiência de ácido fólico em mulheres grávidas conduz ao nascimento de bebês com baixo peso e pode também resultar em defeitos do tubo neural. O milho preenche uma grande parte da necessidade diária de ácido fólico.

Ele também é uma rica fonte de betacaroteno, essencial para a manutenção de uma boa visão e pele saudável. Os grãos de milho são ricos em vitamina E, um antioxidante natural essencial para o crescimento.

O milho fornece minerais necessários

O milho contém fósforo, magnésio, manganês, zinco, ferro e cobre. Ele também contém outros minerais, como o selênio. O fósforo é essencial para a manutenção de um crescimento normal, para a saúde do ossos e no funcionamento normal do rim. Já o magnésio é necessário para a manutenção do coração e para a resistência óssea.

O milho protege nossas células, reduz os níveis de colesterol, ajuda no controle do açúcar no sangue e previne problemas cardíacos.

Propriedades antioxidantes do milho

De acordo com estudos realizados na Universidade de Cornell, o milho é uma fonte rica de antioxidantes que combatem o câncer, doença que é geralmente causada pelos radicais livres.

Ele é uma fonte rica de um composto fenólico de ácido ferúlico, um agente anticâncer, que foi demonstrado como eficaz na luta contra os tumores de mama e câncer do fígado. As antocianinas encontradas no milho roxo também atuam como catalisadores de radicais livres causadores de câncer.

O milho é cardioprotetor

O óleo de milho possui propriedades que inibem a formação de placas de gordura nas veias cardíacas, atuando sobre os níveis de colesterol e prevenindo assim o risco de várias doenças cardiovasculares.

O milho previne a anemia

A vitamina B12 e o ácido fólico presentes no milho previnem a anemia causada pela deficiência dessas vitaminas. De acordo com o Journal of Nutritional Biochemistry, o consumo de óleo da casca de milho diminui o colesterol LDL no plasma, por redução da absorção de colesterol pelo corpo.

Proteção contra a diabetes e hipertensão

O consumo de grãos de milho ajuda na gestão de diabéticos que não fazem uso de insulina e ainda é eficaz contra a hipertensão, devido à presença de fitoquímicos.

O milho protege nossas células, reduz os níveis de colesterol, ajuda no controle do açúcar no sangue e previne problemas cardíacos.

Benefícios cosméticos do milho

O amido de milho é utilizado na fabricação de diversos produtos cosméticos e podem também ser aplicado topicamente para aliviar erupções cutâneas e outras irritações. Produtos de milho podem ser utilizados para substituir produtos petrolíferos cancerígenos que formam os componentes principais de preparações cosméticas.