Noni: A fruta mais perfeita do paraíso havaiano!

Noni: A fruta mais perfeita do paraíso havaiano!

O noni tem sido amplamente utilizado na medicina popular da Polinésia há mais de 2000 anos. É um alimento tradicional e medicinal em muitas áreas tropicais, incluindo as ilhas do Pacífico, o sudeste asiático, a Índia e as Filipinas.

Os havaianos antigos usavam o noni tanto para comer quanto em aplicações sobre a pele. Conheça essa fruta e saiba todos os inúmeros benefícios que ela pode trazer à sua saúde.

Noni: A fruta havaiana com muitas utilidades

O Noni ainda é usado pela população local do Havaí para tratar diabetes, pressão arterial elevada, a manutenção da saúde do coração, crescimentos anormais, e outras doenças crônicas, porém não existem estudos clínicos controlados em humanos para apoiar esses usos.

Mas, com base na prática clínica e vários estudos em animais, acredita-se amplamente que as substâncias ricas em polissacarídeos encontrados nas células da fruta noni podem estimular o sistema imunológico do corpo.

Em estudos de câncer em animais, tratamentos com o suco de noni reduziram a formação de células anormais no coração, pulmões, fígado e rins, e prolongou o tempo de vida dos ratinhos em mais de 75%.

Propriedades medicinais do Noni

Fitonutrientes: São produtos químicos naturais encontrados no suco de noni fornecem alimento para as células, tecidos e órgãos, combatem os radicais livres, evitam doenças, e podem até mesmo reverter os efeitos do envelhecimento e da poluição. Eles também contribuem para bloquear os processos que levam ao câncer.

Os havaianos antigos usaram o noni tanto para comer quanto em aplicações sobre a pele

Polissacarídeos: São compostos importantes que estimulam e modulam o sistema imune e a sua resposta ao câncer, influenciando profundamente a atividade anticâncer a nível molecular.

Selênio: É um antioxidante e um importante elemento encontrado no suco de noni, que preserva a elasticidade da pele, retardando assim o processo de envelhecimento. O selênio também aumenta o fluxo de oxigênio para o coração e pode impedir a coagulação do sangue e a hipertensão.

Antraquinonas: Importantes substâncias químicas de plantas antissépticas e antibacterianas encontradas no suco de noni. Eles atuam na eliminação de células pré-cancerosas, evitando danos ao DNA.

Além disso, ele estimula a resposta imune ao câncer, ativando as células T do organismo. As células T são extremamente importantes para as pessoas que sofrem de câncer, AIDS ou outras doenças que comprometem o sistema imunológico do corpo.

Glicosídeos: São compostos recém-descobertos que previnem o câncer e eliminam os radicais livres do organismo.

Escopoletina: É um componente químico pouco conhecido. É anti-inflamatório, anti-histamínicos, antifúngico e antibacteriano. Ele regula a serotonina, o que ajuda a afastar os sentimentos de ansiedade e depressão, e isso pode explicar o fato de que as pessoas que bebem suco de noni muitas vezes experimentam uma sensação de bem-estar.

Esse componente também funciona como um vasodilatador e reduz a pressão sanguínea. Ele se liga à melatonina e ajuda a regular o sono, a fome, e a temperatura do corpo. Como se tudo isso não bastasse, a escopoletina também é um analgésico.

Terpene: Rejuvenesce as células e livra o corpo das toxinas.

Limoneno: Um composto contra o câncer comumente encontrado no suco de noni.

Adaptogen: É uma substância que tem um efeito de equilíbrio global sobre todos os sistemas do corpo. Há apenas 12 adaptógenos conhecidos, sendo que todos eles estão presentes no suco de noni.

Alcalinidade: Os tecidos degradam e a doença se desenvolve em um ambiente ácido. O suco de noni promove uma química no corpo, o tornando-o alcalino, o estado ideal para se manter uma boa saúde.

Antioxidantes: Os antioxidantes, tais como o chá verde, o picnogenol, a vitamina C, entre outros, são importantes na neutralização dos “radicais livres”, ou partículas que causam danos ao DNA, o que pode conduzir ao câncer. O sumo de noni foi recentemente apontado por ser conhecida como a mais eficaz de todos os antioxidantes.

Baixo índice glicêmico: A proporção de 3:1 de carboidratos e fibra, estão presentes no suco de noni, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Os havaianos antigos usaram o noni tanto para comer quanto em aplicações sobre a pele

Analgésico, anti-inflamatório, e inibidor seletivo da COX II: Ao contrário de analgésicos comuns e anti-inflamatórios, o suco de noni diminui a dor e a inflamação ao mesmo tempo que protege as células do estômago, rins e fígado.

Umectante: Como um umectante, o suco de noni ajuda a reter a umidade dos tecidos.

Imuno-modulador: O suco de noni suporta o sistema imunológico, não apenas através do aumento, mas regulando-o para suprimir as reações alérgicas e auto-alérgicas.