Óleo de canola: Conheça a sua verdadeira face

Óleo de canola: Conheça a sua verdadeira face

Sabemos que sem os nutrientes adequados, os nossos corpos não podem funcionar corretamente. No entanto, há muita confusão sobre os efeitos nocivos das diferentes gorduras e óleos. Na cozinha, uma gordura fortemente comercializada como uma escolha saudável é o óleo de canola. Essa matéria irá abordar esse polêmico óleo, investigando sua composição e revelando seus potenciais malefícios à saúde.

Mas enfim, o que é o óleo de canola?

O óleo de canola é extraído das sementes da colza, que foi criada para conter menos substâncias desfavoráveis em comparação ao óleo de soja. A maior parte das culturas de canola do mundo é geneticamente modificada. O óleo de colza (hoje, o canola), era no passado muitas vezes utilizado para fins industriais. Era barato de se produzir, porém as pessoas não podiam comê-lo por conter algumas substâncias desfavoráveis, como:

Ácido erúcico: um ácido graxo que causa danos ao coração.
Glucosinolatos: compostos amargos que fizeram o óleo ter um gosto ruim.

O óleo de canola é pobre em gordura saturada e rico em gorduras insaturadas, incluindo o ômega 3 e os ácidos graxos. Os fabricantes o chamam de “mais saudável óleo de cozinha do mundo” embora vários especialistas discordem.

Como óleo de canola é feito?

O óleo de canola é feito por uma série de processos industriais, e muito mais processado do que as populares gorduras / óleos, como manteiga, azeite de oliva ou o óleo de coco. O simples fato de que ele é exposto a altas temperaturas, já devia nos manter longe dele.

O óleo de canola é extraído das sementes da colza

O óleo de canola é rico em gorduras poliinsaturadas, que são muito sensíveis ao calor elevado e facilmente se tornam oxidadas (rançoso). Isto não está listado no rótulo, infelizmente. Gorduras trans artificiais são extremamente prejudiciais e estão associadas a diversas doenças graves, especialmente doenças do coração.

O óleo de canola é extraído das sementes da colza

No entanto, lembre-se que o óleo de canola prensado a frio e orgânico não passou pelo mesmo processo e não contêm tantas gorduras oxidadas ou gorduras trans. Infelizmente, a grande maioria dos óleos de canola são feitas com o método de transformação industrial.

Composição de nutrientes do óleo de canola

Como a maioria dos óleos altamente refinados, o óleo de canola é pobre em nutrientes essenciais. No entanto, ele contém um pouco de vitaminas lipossolúveis E e K.

Dica

Pense numa alternativa ao óleo de canola. Você já tentou substituí-lo pelo óleo de coco? Tenha certeza de que é uma excelente ideia!