Orlistat emagrece: Entenda como ele “acaba” com a gordura

Orlistat emagrece: Entenda como ele “acaba” com a gordura

O Orlistat, também conhecido como “xenical”, é um medicamento ao qual muitas pessoas têm recorrido com o objetivo de emagrecer rapidamente. Porém, você sabe como ele atua no organismo? Será que o orlistat emagrece mesmo? É o que você vai descobrir no artigo de hoje.

Remédio para emagrecer Orlistat

Emagrecer muitas vezes se torna uma verdadeira batalha na vida de algumas pessoas. Isso porque elas não conseguem colocar em prática a velha e boa combinação de comer de forma equilibrada e praticar atividade física com regularidade. Vários fatores envolvem esta dificuldade, que pode ser de ordem emocional ou devido a maus hábitos alimentares enraizados desde a infância.

Diante deste panorama, os remédios para emagrecer surgem como um atalho para se chegar ao peso desejado, mesmo que este não seja o caminho mais recomendado. Entre as opções de medicamentos está o Orlistat, um medicamento que tem como função inibir a lípase pancreática.

Esta é uma enzima responsável por quebrar os triglicerídeos no intestino, o que significa que se esta enzima não consegue agir no organismo, o resultado é a não absorção dos triglicerídeos, o que leva ao emagrecimento natural com redução de até 30% da absorção de gorduras, que são excretadas através das fezes e que não passam pelo processo de digestão.

Orlistat emagrece quantos quilos?

Pesquisas e testes clínicos comprovam que o uso do Orlistat pode levar a uma redução de 5 a 10% do peso corporal em até 6 meses. Tudo irá depender do estilo de vida da pessoa, ou seja, uma pessoa sedentária pode ter mais dificuldade. Agora, se a pessoa associar o uso do medicamento com uma alimentação mais leve e pratica de atividade física, os resultados podem ser muito melhores.

Reduzir o valor calórico das refeições e procurar exercitar o corpo é essencial, mesmo tomando o medicamento. Isso porque o Orlistat reduz apenas absorção de gorduras, não de carboidratos e nem de proteínas. Sendo assim, se você não cuidar da alimentação ao invés de perder peso, pode vir até a engordar.

A boa notícia é que seguindo uma alimentação mais leve e saindo da rotina sedentária, é totalmente possível perder de 7 a 8 quilos em apenas 1 mês! Isso representa uma perda entre 1 a 2 quilos por semana.

Orlistat emagrece mesmo?

O Orlistat emagrece pela redução da absorção de gordura que promove, fazendo com que elas sejam eliminas através das fezes, o que contribui para o emagrecimento e para redução do colesterol LDL (mau colesterol) e também prevenindo as doenças cardiovasculares.

Orlistat tem contraindicações?

Apesar de todos os benefícios, o Orlistat é contraindicado para:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas com problemas de má absorção de nutrientes, devido a doenças digestivas;
  • Pessoas com problemas de vesícula biliar;
  • Pessoas com problemas renais.

Orlistat: O quanto tomar?

Para ter os benefícios do remédio, o ideal é tomar até 3 comprimidos por dia, sendo durante ou após as principais refeições, como o café da manhã, o almoço e o jantar.

Orlistat: Efeitos colaterais

Cada pessoa tem um determinado tipo de organismo e reage de forma diferenciada ao uso de determinados medicamentos. Sendo assim, algumas pessoas que usarem Orlistat, podem vir a sofrer com:

  • Incontinência fecal;
  • Gases;
  • Dores abdominais;
  • Deficiência de vitamina A, D, E e K, que são vitaminas lipossolúveis e necessitam das gorduras para serem absorvidas;
  • Esteatorreia (presença de gordura nas fezes).

Opinião de nutricionista

Como você pode ver, o Orlistat emagrece, porém não é uma solução definitiva para o emagrecimento. Isso porque o uso do medicamento funciona como uma solução paliativa para um problema de saúde, que é o sobrepeso e/ou obesidade e que, como qualquer outro problema de saúde precisa ser tratado de forma adequada, com o estudo das causas e com uma proposta de mudança definitiva de hábitos.

Afinal, depois de usar o medicamento Orlistat, você precisará aprender a como se manter com o peso alcançado, e isto só será possível através de um bom plano de reeducação alimentar, prática regular de atividade física, e na maioria das vezes, com acompanhamento psicológico, que te dará o suporte adequado à sua nova condição.

E mais! O atendimento multidisciplinar, com o envolvimento de diversos profissionais em seu caso, leva a resultados gradativos, porém permanentes, onde você consegue alcançar o autocontrole, recuperar a autoestima e conquistar assim muito mais qualidade de vida. Pense nisso!

Hora de compartilhar a sua opinião

Você conhece alguém que fez ou faz uso do Orlistat para emagrecer? Se sim, compartilhe conosco os resultados. Se este post te ajudou de alguma forma, não deixe de curtir, comentar e compartilhar, é a sua participação que move o nosso trabalho para trazermos ainda mais informações sobre saúde e bem estar.

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!