Os 10 melhores alimentos vegans para as crianças

Os 10 melhores alimentos vegans para as crianças

Depois que as crianças começam a consumir alimentos sólidos, alguns hábitos alimentares começam a criar raízes. O que eles aprendem com os pais, amigos irão moldar a forma como eles comem. Isso significa que, mesmo quando criança, a educação nutricional é extremamente importante para lançar as bases para os seus hábitos alimentares no futuro.

A evidência é clara, as crianças que consomem uma dieta nutritiva na infância são mais susceptíveis a manterem isso e ter uma maior chance de evitar problemas de saúde mais tarde.

10 melhores alimentos vegans para seu filho

Não há dúvida de que uma dieta vegan, sem efeito de produtos de origem animal, açúcares refinados e produtos processados, pode fornecer toda a gama de nutrientes que os corpos ativos em crescimento precisam. Para ajudar em suas escolhas, aqui estão 10 melhores alimentos vegans para o seu filho!

1. Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C, um nutriente responsável pela síntese de colágeno. O colágeno é essencial para o desenvolvimento muscular, fazendo da vitamina C algo que toda criança precisa. Também é uma vitamina extremamente importante para a manutenção da qualidade e da resistência do sistema imunológico.

As crianças são muitas vezes mais suscetíveis à doenças, especialmente quando elas começam a se socializar mais durante as aulas e atividades extracurriculares.

2. Manteiga de amêndoas

Alergias a amendoim são comuns em crianças, dessa forma mais pessoas estão se voltando para alternativas como a manteiga de amêndoas. Ela é muito nutritiva, saborosa e está se popularizando rapidamente. Os pais a adoram porque ela oferece uma fonte densa de calorias para suas crianças ativas.

Além disso, a manteiga de amêndoas contém uma boa fonte de vitamina E, cálcio e proteína. A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura e age como um potente antioxidante que apoia a saúde e o desenvolvimento do cérebro. Os níveis de cálcio e níveis moderados de proteína são úteis para aumentar a densidade óssea, um grande benefício para o desenvolvimento de nossas crianças.

3. Cenouras

Palitos de cenoura podem ser considerados como um grande lanche! Carregado com betacaroteno, a cenoura é uma ótima escolha para a promoção da saúde ocular e a integridade da pele. As cenouras são uma excelente fonte de antioxidantes e oferecem proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura, por isso consumir o vegetal com manteiga de amendoim ou algum tipo de óleo saudável (o óleo não refinado, como azeite ou óleo de coco) é útil para aumentar sua absorção.

Uma dieta baseada em alimentos vegans consiste em evitar o efeito de produtos de origem animal, açúcares refinados e produtos processados

4. Bananas

Esta fruta fornece uma boa fonte de magnésio e potássio – nutrientes essenciais para o crescimento e para regular a função nervosa. As bananas também são uma excelente fonte de vitamina C e B6, ambas as quais são necessárias para o desenvolvimento físico e mental. Elas podem não ser um dos alimentos vegans mais ricos em nutrientes do planeta, porém as crianças a adoram por seu sabor doce e o seu fácil envoltório natural.

5. Vegetais verdes

Quando se trata de dar ao seu filho uma refeição nutritiva, você não erra oferecendo legumes. A antiga imagem de uma criança chorona não querendo comer couve-flor não tem que ser verdade. Legumes frescos verdes, que podem ser assados, grelhados, refogados em azeite, ou mesmo servidos crus, podem ser mais atraentes para as crianças de todas as idades em comparação com variedades enlatadas. Além disso, vegetais frescos retêm mais de seu valor nutricional, oferecendo uma vantagem sobre esses outros alimentos.

6. Outras frutas

Bananas, morangos, mirtilos e amoras são muito populares entre as crianças. Eles contêm muito pouco açúcar e são uma excelente fonte de vitamina C, K, cálcio e magnésio – nutrientes que são importantes para a saúde dos ossos.

7. Maçãs

Você se lembra do ditado “Uma maçã por dia mantém o médico longe!”, pois é,as maçãs são um fruto poderoso para promover melhora na função músculo-esquelética e diminuem a gordura corporal subcutânea. Elas são uma boa fonte de fibras e promovem a regularidade intestinal. Esteja ciente, no entanto, que o suco de maçã não é tão bom quanto comer uma maçã.

O suco de maçã é muitas vezes pasteurizado e contém muito pouco do seu conteúdo de nutrientes de origem. É em grande parte água com açúcar que pode agravar os níveis de açúcar no sangue e problemas de energia em crianças e adultos.

8. Sementes de girassol

Se assado ou cru, essas sementes são embalagens de vitaminas e são considerados um dos melhores alimentos vegans. As sementes de girassol são uma boa fonte de tiamina, ou vitamina B1, um nutriente que promove a acuidade mental. É fácil inseri-las num saboroso lanche, pois elas também contêm vitamina E, um poderoso antioxidante. Rica em proteínas, fibras e gordura saudável, elas são ótimas para saciar seu apetite.

9. Aveia

Se seu filho gosta de aveia, você pode ficar tranquilo sabendo que ele está aproveitando uma excelente fonte de nutrientes essenciais e fibras. A aveia é ótima para manter seu filho “cheio” até a hora do almoço e os ajuda a evitar ataques de fome e redução bruscas nos níveis de energia. Isto também é muito importante para manter o foco de uma criança na sala de aula.

A aveia contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tais como a vitamina E, beta-glucanos, e avenathramide. Os pais devem estar atentos para o seu consumo fácil, isso porque, apesar de nutritiva, ela contém uma boa quantidade de açúcar. Crianças com doença celíaca ou intolerância ao glúten, só devem consumir aveia que são certificadas “sem glúten”.

Uma dieta baseada em alimentos vegans consiste em evitar o efeito de produtos de origem animal, açúcares refinados e produtos processados

10. Abacates

Os abacates são fontes de gorduras monoinsaturadas, que podem melhorar a saúde do cérebro e o humor – benefícios que desempenham um papel crucial no desempenho acadêmico das criança.

O abacate pode até ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes, considerando que o diabetes em crianças é uma preocupação crescente.

Invista no futuro do seu filho

É importante incentivar seus filhos a consumir alimentos vegans saudáveis quando eles são jovens, pois isso irá estabelecer as bases para suas escolhas futuras. Com isso em mente, você também deve ser cauteloso com relação aos fastfoods, alimentos pré-embalados e processados. É fácil jogar apenas algumas gororobas congeladas no microondas e vê-las prontas em minutos, algo que é muito bem visto por alguns pais, porém sabemos que isso não é uma boa ideia.

Planeje com antecedência e forneça algumas opções para que eles possam estar envolvidos na escolha de alimentos saudáveis que eles gostam, sem se tornar demasiado dogmático sobre o que pode ou não pode se comer.