Repolho engorda ou é um aliado da boa forma?

Repolho engorda ou é um aliado da boa forma?

Com tantas informações a respeito de boa alimentação, saúde e qualidade de vida, muitas vezes fica difícil saber se determinado alimento é ou não benéfico à saúde. Pensando nisso, hoje meu convite é para que você descubra se o repolho engorda ou se ele pode ser um alimento aliado da saúde e da boa forma. Confira!

Comer repolho engorda?

Repolho engorda ou emagrece?

Hoje vamos passar a limpo o mito de que o repolho engorda e mostrar se existe alguma diferença, no que diz respeito ao valor calórico e nutricional, ao consumi-lo cozido ou refogado. Afinal, se você se preocupa em manter bons hábitos alimentares e de quebra quer conquistar um corpo magro e saudável, você deve conhecer a fundo o que cada alimento pode te proporcionar.

Ao preparar o repolho no dia-a-dia, você já parou para pensar se o repolho cozido emagrece ou se o repolho refogado engorda? Posso dizer que esta é uma dúvida mais que natural na rotina de quem quer buscar nos alimentos as substâncias naturais que fortalecem a saúde e sejam aliadas da boa forma.

A boa notícia é que não! Seja qual for a forma de preparo do repolho, cozido, refogado ou cru, o repolho não engorda. O que leva você a engordar, seja com este ou qualquer outro alimento, é o seu consumo em excesso.

Mas de antemão já posso lhe dizer que é muito difícil alguém conseguir exagerar nas quantidades consumidas de repolho. Isso porque ele é um alimento rico em fibras e as fibras fazem toda diferença no cardápio de quem deseja manter a boa forma.

Elas dão saciedade, fazendo com que você fique satisfeito por muito mais tempo. Além disso, melhoram o funcionamento intestinal, e juntamente com o consumo adequado de água, ajuda você a eliminar todas as toxinas que são prejudiciais ao emagrecimento.

Como você pode ver, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o repolho não engorda e sim, na verdade ele te ajudar a emagrecer. Mas para que você tenha esses benefícios é preciso priorizar o equilíbrio das refeições diárias, pois sabemos não existe um único alimento que seja milagroso. Uma refeição variada é que irá te proporcionar uma maior quantidade de nutrientes, e consequentemente uma melhor condição de saúde.

Repolho quantas calorias?

O valor calórico do repolho varia minimamente conforme a forma de preparo do alimento. Para ilustrar, em 100 gramas de repolho cru podemos encontrar:

  • 17 Kcal;
  • 3,9 gramas de carboidratos;
  • 0,9 gramas de proteínas;
  • 1,9 gramas de fibra alimentar;
  • 18,7 mg de vitamina C, grande quantidade de cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
Repolho engorda ou emagrece?

Já no repolho cozido ou refogado a mesma quantidade do alimento apresenta:

  • 25,87 calorias;
  • 4,47 gramas de carboidratos;
  • 1,03 gramas de proteínas;
  • 2,8 mg de fibra alimentar e a mesma quantidade de vitamina C e sais minerais.

Fazendo uma comparação de valores, você pode perceber que mesmo com a variação do valor calórico, o repolho permanece sendo uma opção saudável para compor a sua dieta.

Existe um horário certo para consumir repolho?

Muitas pessoas reclamam que o repolho, este alimento que faz parte do grupo das hortaliças herbáceas, é um pouco indigesto e causa o aumento de gases. No entanto, estes sintomas variam muito de acordo com a sensibilidade de cada um. Se ao consumir você perceber algum incômodo digestivo, não elimine por completo o repolho do cardápio, apenas diminua suas quantidades.

Quanto ao melhor horário para consumi-lo, isso vai de acordo com sua rotina diária, pois o repolho é um alimento muito versátil que pode ser consumido em sucos, sopas, saladas e como acompanhamento de pratos principais, o que significa que você pode consumi-lo no almoço, no lanche da tarde ou no jantar.

Existe alguma contraindicação para o consumo?

Que o repolho engorda somente quando em excesso você já sabe. Agora o que você talvez não saiba é que pessoas com hipotireoidismo devem consumir o alimento com moderação e sempre na forma cozida. Isto porque alimento pode interferir na absorção do iodo pela tireoide. Na dúvida, sempre consulte um nutricionista.

Poderosos benefícios do repolho

A seguir apresentamos os principais benefícios que o consumo regular de repolho pode proporcionar para a sua saúde. Fique atento!

Repolho engorda ou emagrece?

1. Previne o câncer

O repolho contém algumas substâncias que ajudam a combater as células cancerígenas. Entre estas substâncias estão:

  • Diindolilmetano (DIM);
  • Sinigrina;
  • Lupeol;
  • Sulforano;
  • Indole 3-Carbinol (i3C).

Estas substâncias podem não ter um nome familiar para você, mas são grandes protetoras das suas células contra as doenças cancerígenas, e surtem ainda mais efeito quando em combinação com uma alimentação equilibrada.

2. Melhora a saúde da pele

Por ser rico em antioxidantes, o repolho ajuda a prevenir a ação dos radicais livres, mantendo a saúde da pele. Além de ser um importante aliado para o tratamento de:

  • Erupções da pele;
  • Mordidas de inseto;
  • Acne;
  • Psoríase;
  • Feridas diversas.

3. Reforça o sistema imunológico

Por ser rico em antioxidantes, entre eles a vitamina C, o consumo do repolho ajuda a reforçar a imunidade. Com isso você passa a se sentir muito mais disposta(o) para suas atividades diárias.

4. Tem ação anti-inflamatória

O repolho é rico em aminoácidos que ajudam no combate às inflamações, o que é benéfico para a perda de peso, já que a obesidade é um processo inflamatório das células de gordura.

5. Auxilia no tratamento de úlceras pépticas

Você sabia que o suco de repolho pode ser um grande aliado no tratamento de úlceras, ajudando a cicatrizar o estômago? Isso se deve a grande quantidade de glutamina que este alimento possui.

Valorize os bons hábitos

E então, você gostou de conhecer mais sobre o repolho e saber que ele engorda somente quando você exagera nas quantidades? Se sim, deixe o seu comentário, curta, compartilhe e faça as boas informações chegarem a mais pessoas!

Lembre-se que para bons resultados com o consumo do repolho, como de qualquer outro alimento benéfico a sua saúde é importante manter os bons hábitos alimentares, a rotina de atividade física e ter um sono de qualidade. Esta é a combinação perfeita para ter uma saúde perfeita. Pense nisso!

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!