Sementes de girassol: Um mix fantástico de nutrientes

Sementes de girassol: Um mix fantástico de nutrientes

As sementes são um dom único do girassol. Sua flor produz sementes verde-acinzentadas ou pretas envoltas em uma casca cinza ou preta, em forma de lágrimas que muitas vezes apresentam listras pretas e brancas. As sementes de girassol têm um alto teor de óleo, que são uma das suas principais fontes de gorduras poliinsaturadas. Isto quer dizer, que combate o colesterol ruim e protege seu coração.

As semente de girassol são fontes de vitamina E

A vitamina E é um componente essencial na sua alimentação diária. É um antioxidante que impede a propagação desenfreada dos radicais livres em seu corpo. Os radicais livres podem causar dano celular, quando a quantidade de vitamina E é crítica. As sementes de girassol são ricas em vitamina E, que podem ajudar na manutenção de uma sua função circulatória adequada.

Elas também permitem que o seu sangue coagule mais facilmente quando o seu corpo for atingido por ferimentos externos e extensos, auxiliando o processo de cicatrização. Outros benefícios incluem um menor risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

As sementes de girassol são fontes de fibras

Sementes de girassol são uma fonte abundante de fibras alimentares, assim como o grão de bico. A deficiência no consumo de fibra por dia leva a uma série de problemas de saúde. Enquanto a quantidade recomendada de fibras é de aproximadamente 30 gramas por dia, a maioria das pessoas não conseguem nem consumir mais de 15 gramas. Isso pode causar problemas digestivos e levar ao aumento da toxicidade dentro de seus intestinos.

Ao comer sementes de girassol, você pode tirar proveito de uma fonte poderosa de fibra alimentar que seu corpo precisa. Fazer isso pode reduzir a probabilidade de câncer, reduzir seus níveis de colesterol e ainda ajudar no processo de eliminação de toxinas do corpo.

Sementes de girassol são ricas em vitamina E e podem ajudar na manutenção de uma sua função circulatória adequada.

Proteínas, carboidratos e muito mais

Uma das razões por que muitos atletas gostam de comer sementes de girassol é porque elas são uma grande fonte de proteínas e carboidratos. Ambos são importantes para manter os níveis de energia durante o treinamento ou numa competição. As sementes de girassol também podem estimular o fígado a liberar o glicogênio para a corrente sanguínea. Como o glicogênio é uma forma de açúcar, isso proporciona um impulso adicional de energia rápida.

Seu corpo também precisa de uma base de minerais para funcionar corretamente. As sementes de girassol são uma fonte fortemente carregada de magnésio, potássio, selênio, zinco e ferro. Cada uma delas tem seus benefícios para a saúde. Enquanto o magnésio reduz a pressão arterial (e, assim, reduz as chances de um ataque cardíaco), o selênio pode ajudar na reparação do dano celular ao retardar a propagação das células cancerosas.

Enquanto isso, o ferro ajuda a distribuir oxigênio para os músculos e o zinco fornece ao seu sistema imunitário o impulso que necessita para se defender contra resfriados comuns.

As sementes de girassol são boas para o cérebro

A maioria das pessoas não percebe que as sementes de girassol podem realmente ter um efeito calmante sobre o cérebro. Isto é devido aos elevados níveis de triptofano contidos nas sementes. O triptofano aumenta a produção de serotonina (um neurotransmissor). Altos níveis de serotonina reduzem a tensão que criam um efeito relaxante.

Sementes de girassol são ricas em vitamina E e podem ajudar na manutenção de uma sua função circulatória adequada.

Desfrute das sementes de girassol

A tendência ao consumir fastfoods e refeições pesadas com ingredientes pouco saudáveis pode ser um impacto duradouro sobre a sua saúde. Muitos desses alimentos não fornecem uma fonte de proteína, hidratos de carbono e nutrientes essenciais. A deficiência de fibra dietética agrava esse problema.

Ao comer sementes de girassol regularmente, seu corpo pode desfrutar de uma rica fonte de minerais, nutrientes e fibras, elementos que ele precisa para funcionar corretamente. Se você estiver procurando por um lanche conveniente, saboroso e que pode te fornecer uma sacudida rápida de energia, considere a adição de sementes de girassol à sua dieta.