Suco de caixinha faz mal à saúde? A verdade revelada

Suco de caixinha faz mal à saúde? A verdade revelada

Por mais que os brasileiros prefiram o suco direto da fruta, a correria do dia a dia não permite que eles se façam presente a todo o momento. Com isso, diversas opções de sabores, o suco de caixinha acaba se tornando a opção mais viável. Porém, o que queremos saber é se eles realmente são saudáveis ou não.

Não, eles não são saudáveis! E a melhor maneira de obter benefícios para a saúde é beber sucos direto da fruta, pois é dessa maneira que o brasileiro pode não prejudicar sua dieta. Contudo, a falta de tempo não permite e a preferência fica a cargo das versões práticas de caixinha.

Porque os Sucos de Caixinha não são saudáveis?

Os motivos têm de sobra. Primeiramente, o suco de caixinha contém altos índices de açúcares, aromatizantes e corantes, fato que foi apontado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor – IDEC –, que na amostra utilizaram 12 bebidas à base de frutas comercializadas em garrafinhas de plástico e caixinha.

Segundo, suco em caixinha pode proporcionar à saúde graves problemas, já que algumas pessoas já reclamaram de algumas “surpresinhas” encontradas dentro das embalagens. Alguns exemplos podem estranhar, mas é a verdade: ratinhos bem pequenos, fungos, tecido orgânicos e até lagartixas.

Por terceiro, embora as marcas prometam que os sucos são saudáveis, muitas delas são propagandas enganosas. Apesar de a publicidade nos levar a crer que essas bebidas são 100% saudáveis, diversos nutricionistas afirmam o contrário e apontam que é melhor consumir os sucos naturais.

Suco de caixinha faz mal à saúde? A verdade revelada

De acordo com as informações desses profissionais, o suco fresco, feito da fruta “in natura”, deve ser consumido logo depois do preparo. Apesar de ser sempre a melhor opção, o suco “in natura” contém a vitamina C, presente nas frutas, que se perde com grande facilidade durante algum tempo.

Suco in natura x Suco de caixinha

Ao pensar em suco, uma ordem de opções deve ser adotada, referente à sua qualidade nutricional: a primeira opção são aqueles preparados com fruta fresca; a segunda fica a cargo das polpas congeladas e os engarrafados; por fim, os sucos de caixinhas, se tornam a ultima opção, já que devem ser consumidos esporadicamente.

O suco natural e o suco caixinha possuem uma diferença, que está na composição de micronutrientes. No processamento de fabricação, os minerais, as fibras e vitamina são perdidas durante todo o procedimento. Outra questão é quanto às pessoas alérgicas, pois o suco de caixinha se torna um consumo perigoso.

É claro que isso irá depender do tipo de corante presente na composição. Um exemplo a ser citado aqui é o caso da tartrazina, que, segundo os médicos, acentua reações alérgicas em pessoas com asma brônquica.

Suco de caixinha faz mal à saúde? A verdade revelada

Outros corantes podem intensificar o distúrbio de atenção e a hiperatividade infantil. E o conselho é ficar atento aos rótulos. Além disso, é altamente aconselhável consumir suco de caixinha com moderação.

Quanto ao suco natural os nutricionistas afirmam que o liquido é também uma maneira criativa de diversificar o consumo de frutas e de contribuir para a hidratação das pessoas que têm resistência ao consumo de água.

Leitura Recomendada