Ele é um ótimo adoçante natural! Até quem não é especializado na área da saúde saberia muito bem que estamos falando do mel, um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Este alimento é cheio de benefícios à saúde porque conta com poderosos nutrientes que fornecem a ação antimicrobiana.
Essa poderosa ação é capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger nosso corpo contra doenças. Além disso, o mel também conta com ação antioxidante e pré-biótica – esta modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento ou a atividade dos micro-organismos benéficos.
Mel, uma ótima fonte de energia
Por ser rico em carboidratos e açúcar, o mel se torna uma ótima fonte de energia. Além de muito saboroso é um alimento muito versátil que fornece outros gigantes benefícios à saúde, fortalecendo o sistema imune, melhorando a capacidade digestiva e até aliviando a prisão de ventre.
E os beneficios do mel não param, já que também é considerado antisséptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante. O alimento também conta com magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e potássio, este último está mais presente no mel e é importante para o equilíbrio da pressão arterial.
Apesar dos seus poderosos benefícios, saiba que o mel engorda. Isso porque ele é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida no alimento apresenta 55 calorias mel. Por isso, se for consumido em grandes quantidades ele engorda.
Os principais tipos de mel consumidos no Brasil
Em alguns lugares do Brasil os tipos de mel apresentam sabor, aroma e cores diferentes. Isso porque o mel pode variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para depois produzí-lo. Com isso alguns de seus benefícios podem ser mais fortes do que em outros. A seguir apresentamos alguns tipos de mel.
Mel de flor de eucalipto
Este possui um sabor mais forte e apresenta a coloração escura. Segundo informações, este tipo de mel é interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, doenças respiratórias e vias urinárias.
Mel de flor de laranjeira
Bastante conhecido pelo Brasil a fora, este mel conta com um sabor suave, regula a função intestinal e ainda apresenta um efeito calmante.
Mel silvestre
É o tipo mais consumido no país. O alimento pode ser encontrado em diversas flores e proporciona benefícios interessantes para a pele e para as vias respiratórias. O mel silvestre tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Mel de cipó-uva
Já este tipo possui ação antioxidante, que age especialmente no fígado. Segundo informações, este alimento é perfeito para uma alimentação equilibrada, pois pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool.
Mel de assa-peixe
Um pouco desconhecidos em algumas capitais brasileiras, este tipo de mel também não deixa a desejar. Ele possui aroma e sabor agradáveis e oferece um efeito calmante e expectorante.
Contraindicações do mel
O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações, como em crianças menores de 3 anos de idade, já que aos três anos de idade o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro. O mel também é contra-indicado para diabéticos, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue.
Por fim, pessoas alérgicas é o terceiro grupo que devem evitar o consumo do mel. Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.
Uma boa dica é associar o mel com outros ingredientes, como por exemplo o limão, o própolis e a canela – todas essas receitas geram bons benefícios para a saúde do corpo. O mel com canela, por exemplo, auxilia na digestão combatendo a má-digestão.
É claro que esse alimento não apresenta só esse beneficio, há outros beneficios da canela para a saúde.