Um surpreendente bolo light de leite

Um surpreendente bolo light de leite

O leite é considerado um alimento completo e facilmente disponível, por isso seu consumo é essencial desde o momento do nosso nascimento. As proteínas presentes no leite são fundamentais para o nosso crescimento corporal e o desenvolvimento cerebral.

As vitaminas do leite regulam as células do sistema imunológico, regulando também o fluxo sanguíneo e nosso sistema nervoso. Aliado a todos os benefícios do leite, imagine um bolo light úmido e fofo! E o mais importante, ele contém grandes quantidades de leite, o que é excelente para sua saúde!

Ingredientes

  • 4 claras
  • 4 gemas
  • 120 g de açúcar granulado
  • 100 grs de farinha de bolo
  • 50 ml de leite
  • 30 g de manteiga
  • Óleo de baunilha (uma pequena quantidade)

Modo de preparo

Coloque as claras em uma tigela e bata com um mixer de mão (certifique-se de que você usa uma tigela impecavelmente limpa. Se ela tem alguma água ou óleo no mesmo, as claras em neve não vão crescer).

Quando as claras estiverem em forma de chantilly, adicione metade do açúcar granulado e bata junto. Quando ficar fofo, adicione o restante do açúcar, e continue a bater, até que se transforme em um merengue brilhante e suave. Estará pronto quando você levantar a batedeira e formar picos firmes.

Adicione as gemas com o merengue e misture bem (estará pronto quando as gemas estiverem uniformemente incorporadas). Adicione o óleo de baunilha. Peneire a farinha com fermento na massa. Use uma espátula de borracha e misture de baixo para cima usando um movimento de corte e dobra.

É mais fácil se você virar a tigela com uma mão enquanto você misturar! (Não bata ou amasse a massa). Coloque a manteiga e o leite em uma tigela refratária, cubra com filme plástico e leve ao microondas por cerca de 60 a 80 segundos para aquecer. Misture até dissolver-se. (Continue misturando até que ele seja resfriado a cerca de 50°C).

Um surpreendente bolo light de leite

Adicione a mistura de massa e leite, um pouco de cada vez (Se você adicionar tudo de uma vez, a manteiga de leite vai afundar até o fundo!) Despeje a massa na forma e bata suavemente a bandeja de bolo de 4 a 5 vezes a uma altura, afim de eliminar quaisquer bolhas de ar, deixando a superfície lisa.

Asse por 30 a 40 minutos em forno preaquecido a 170° C. Se você cutucar o meio com um palito e ele sair limpo, estará pronto!

Para regar o bolo light: Coloque 2 colheres de sopa de açúcar e 4 colheres de sopa de água em uma panela pequena e dissolva o açúcar. Desligue o fogo e acrescente 2 colheres de chá de conhaque.

Pincele a calda sobre a superfície cortada do bolo light e finalize com o creme de sua preferência. O bolo light fica mais saboroso se servido em até 3 dias. É úmido e delicioso no dia seguinte já que o creme vai se fundir com o pão de ló!

Dicas importantes

Recomendamos o uso de ovos grandes. Você pode substituir a manteiga por margarina. Forre a forma com papel manteiga, unte a forma e o papel com o óleo de baunilha.