Vegetais verdes: Conheça as 8 opções mais saudáveis

Vegetais verdes: Conheça as 8 opções mais saudáveis

Os vegetais verdes são excelentes opções para as refeições, sendo que são grandes fontes de vitaminas e minerais essenciais para manter nosso corpo saudável. E o melhor: Eles podem ser consumidos à vontade!

Como regra geral, você deve comer pelo menos cinco porções de vegetais verdes por dia (que é cerca de 2 1/2 xícaras de legumes cozidos), e que inclui as folhas verdes.

Como elas são preparados de forma saudável, as folhas verdes escuras, assim como outros vegetais sem amido, são um ótimo complemento para sua dieta e oferecem inúmeros benefícios à saúde.

Os vegetais verdes são cheios de vitaminas, minerais e fitoquímicos que combatem doenças. Além disso, são ricos em fibras, um nutriente importante para a perda e manutenção do peso, pois o mantém saciado, ajudando a controlar a fome.

As fibras também podem reduzir o colesterol e a pressão arterial, e ajudam a moderar oscilações de açúcar no sangue, diminuindo a absorção de carboidratos em sua corrente sanguínea após as refeições.

Isso diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2. Os vegetais verdes escuros também contêm uma grande quantidade de água, o que ajuda a mantê-lo hidratado e contribui para uma pele bonita e cabelos sempre saudáveis.

Alguns vegetais verdes, como a couve, são particularmente ricos em cálcio, que mantém dentes e ossos fortes e reduzindo o risco da osteoporose.

O cálcio também contribui para a função muscular e regula a pressão arterial. Já o potássio protege contra a osteoporose e ajuda a controlar os níveis da pressão arterial.

Como regra geral, você deve comer pelo menos cinco porções de vegetais verdes por dia

Os antioxidantes, como vitamina C, luteína, zeaxantina, que estão contidas em verduras, podem ajudar a reduzir o risco de catarata e a degeneração macular.

O colágeno, que é produzida pela vitamina C no organismo, é um dos principais componentes da cartilagem, que ajuda na flexibilidade das articulações, reduzindo o risco de artrite e mantendo pele e cabelos saudáveis e bonitos.

A pesquisa também mostra que a vitamina C pode também atuar na diminuição da perda óssea e diminuir o risco de fraturas.

Os vegetais verdes que contêm betacaroteno, como couve, espinafre e acelga, contribuem para o crescimento e reparação de tecidos do corpo.

O betacaroteno também protege a pele contra os danos do sol. Ele é convertido em vitamina A no organismo, e por isso, alimentos que são fontes de betacaroteno são a melhor maneira de obter a vitamina A.

Eles são totalmente seguros já que o corpo regula a quantidade de betacaroteno que é convertido em vitamina A. Os vegetais verdes também são uma excelente fonte de ácido fólico, que podem reduzir o risco de doença cardiovascular e a perda de memória.

E uma vez que o folato contribui para a produção de serotonina, pode ajudar a afastar a depressão e melhorar o humor.

8 Excelentes vegetais verdes para incluir à sua dieta

Depois de conhecer todos esses benefícios, é hora de apresentar as 8 melhores opções de 8 vegetais verdes, que são super indicados para qualquer tipo de dieta. Nossa sugestão: Abuse deles à vontade!

1. Rúcula

A rúcula é um vegetal folhoso verde com um sabor picante e é frequentemente usada em saladas. É uma boa fonte de potássio, um mineral envolvido na gestão da pressão arterial e na prevenção da osteoporose.

Ela pode ajudar a melhorar a memória, devido à fitoquímicos antioxidantes – encontrados em todos os vegetais crucíferos. A rúcula é muito baixa em calorias, o que a torna um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso.

2. Couve

A couve é um vegetal de folhas verdes da família do repolho. Ela é uma boa fonte de betacaroteno, elesque auxiliam a absorção de vitamina A, que é um antioxidante que pode ajudar a prevenir e tratar a artrite, a catarata, e a degeneração macular, assim como manter o cabelo saudável e pele.

A couve também é uma boa fonte de vitamina K, que pode prevenir fraturas ósseas. Além disso, contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes que previnem a degeneração macular.

3. Escarola

A escarola é um vegetal de folhas verdes que pode ser usada em saladas ou comida como um prato principal. Como outras verduras, a escarola é muito baixa em calorias, o que o torna um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso.

A escarola é uma boa fonte de potássio, um mineral envolvido na gestão da pressão arterial e na prevenção da osteoporose. É também uma boa fonte de vitamina K, que pode prevenir as fraturas ósseas.

A escarola é muito baixa em calorias, o que o torna um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso

4. Mostarda

A mostarda é um vegetal de folhas verdes que vêm da planta da mostarda e têm um sabor picante, apimentado. Eles são uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina C, betacaroteno, luteína, zeaxantina e que ajudar a prevenir a artrite e manter saudáveis os olhos, cabelos e pele.

A mostarda também contem folato, uma vitamina B que pode ajudar a reduzir o risco de doença do coração, melhorar a memória e o humor. A vitamina K também está presente na mostarda.

5. Espinafre

O espinafre é um vegetal de folhas verdes escuro e um dos mais alimentos ricos em nutrientes do planeta! Ele é rico em fibras e tem baixo teor calórico.

O espinafre pode ajudar a controlar o diabetes do tipo 2 e é um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso. É uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina C, betacaroteno, luteína, zeaxantina e, que ajudam a manter os olhos saudáveis, cabelos e pele.

O espinafre contém quantidades muito elevadas de potássio e vitamina K, dois nutrientes que podem ajudar a preservar a saúde dos ossos. O ferro e a vitamina B, presente no espinafre ajudam a manter o cabelo forte e saudável, além de um sistema circulatório saudável.

6. Acelga

A acelga é um vegetal de folhas verdes que tem gosto um pouco semelhante ao espinafre e pode ser preparado da mesma maneira. É uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina E, betacaroteno, luteína, zeaxantina, que ajudam a prevenir a artrite e manter os olhos saudáveis, além de cabelos e pele.

Ela também contém magnésio e potássio, minerais envolvidos na gestão da pressão arterial e prevenção da osteoporose. O magnésio também é útil para os indivíduos que sofrem de enxaquecas ou TPM.

7. Nabos

O nabo é um vegetal de folhas verdes, e suas partes superiores são mais utilizados, podendo ser adicionados às saladas ou servido como um prato principal.

Eles são uma boa fonte de antioxidantes, incluindo vitaminas C e E, betacaroteno, luteína, zeaxantina e que ajudar a prevenir artrite e manter os olhos saudáveis, cabelos e pele.

Os nabos também contêm ácido fólico e vitamina B que podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, aumentam a memória e melhoram o humor.

O agrião é uma boa fonte de betacaroteno, luteína, zeaxantina e antioxidantes

8. Agrião

Agrião é um vegetal de folhas verdes com um sabor picante e é frequentemente adicionado a saladas ou usado no recheio para sanduíches.

É uma boa fonte de betacaroteno, luteína, zeaxantina e antioxidantes que podem prevenir a artrite, a catarata e a degeneração macular, bem como manter o cabelo e pele saudáveis.

Leitura Recomendada