Nada mais gostoso do que, num dia quente de verão, se refrescar com um copo de suco de acerola, não é mesmo? Tudo pode ficar ainda melhor quando percebemos que, além de gostoso, este suco tem um alto valor nutricional, que pode dar um grande “upgrade” na saúde. Confira 7 de seus poderosos benefícios e ainda aprenda como cultivar acerola em seu próprio quintal.
Acerola: 7 benefícios à saúde
A acerola, também conhecida como Cereja das Antilhas, e cientificamente chamada de “Malpighia emagarninata” ou “Malpihia Glabra”, é uma fruta pequena no tamanho, porém gigante quando se trata de seus efeitos benefícios à saúde. Acompanhe!
1. Rica em nutrientes
Acredite! Em apenas 40 gramas de acerola, é possível encontrar muitos nutrientes, como:
- Vitamina A;
- Vitamina B1;
- Vitamina B6;
- Vitamina C;
- Fósforo;
- Ferro;
- Potássio;
- Magnésio;
- Cálcio.
2. É um potente antioxidante
A acerola é famosa por seu poder antioxidante, isso devido à grande quantidade de vitamina C que possui. Em 100 gramas de polpa, podemos encontrar 941,4 miligramas de vitamina C, valor que é muito superior à quantidade encontrada no limão, 20 vezes maior do que na goiaba e 10 vezes maior do que no caju e na amora.
Considerando que a necessidade de vitamina C de um adulto é de até 100 mg por dia, a acerola supre com excelência essa necessidade, o que confere a ela o título de “super alimento antioxidante“, que é uma ótima opção para quem deseja emagrecer. E os benefícios não param por aí! Assim como ela ajuda na redução das gorduras, a acerola também aumenta a disposição física e te mantém livre dos efeitos precoces do envelhecimento.
3. Mantém a saúde da visão
Entre as vitaminas presentes na acerola, e em seus subprodutos, como a geleia de acerola, está a vitamina A. Além de também ser antioxidante, a vitamina A, em conjunto com a vitamina C, ajuda no reforço do organismo e previne a cegueira noturna, mantendo a boa saúde da visão.
Agora, para sua surpresa, se você achava que a laranja era a fruta campeã em relação à quantidade de vitamina A, saiba que a grande campeã nesse quesito também é a acerola, que tem 767 UI de vitamina A em apenas 100 gramas da fruta.
Observação: UI é uma medida que representa unidade individual por grama, comumente utilizada para expressar a quantidade de vitaminas dos alimentos.
4. Reforça o sistema imunológico
Por ser rica em vitaminas antioxidantes, como as vitaminas A e C, flavonoides e antocianinas, a acerola combate a fadiga, o estresse e auxilia no reforço do sistema imunológico, prevenindo doenças, como: gripe, anemia, reumatismo, problemas no fígado e até mesmo o câncer.
5. Diminui os níveis de glicemia
Você sabia que tomar suco de acerola regularmente, sem adicionar açúcar, colabora para a redução dos níveis de açúcar no sangue? Isso previne e trata o diabetes, além de contribuir para a perda de peso.
6. Mantém a saúde cardiovascular
Por ser rica em potássio, cálcio, magnésio e outros nutrientes, a acerola colabora para a manutenção da saúde cardiovascular.
7. Aumenta a produção do colágeno
Para que o colágeno seja absorvido pelo organismo e consiga trazer benefícios, ele precisa da quantidade adequada de vitamina C, que é uma das vitaminas mais abundantes da acerola com relação a outros alimentos.
Por isso, se você deseja manter a beleza e elasticidade da pele, consuma regularmente a acerola, porém sempre com uma alimentação equilibrada.
Como plantar acerola?
Ao conhecer os benefícios dessa fruta poderosa, acreditamos que você ficou curioso para saber como se planta acerola, certo? Desta forma, você poderá trazer para bem perto de si todo o seu poder nutricional. Então, é hora de arregaçar as mangas e aprender!
Antes mesmo de mostrar como se planta acerola, é necessário que você saiba que para o seu desenvolvimento ela precisa de bastante água e calor. A temperatura ideal para o crescimento da planta fica entre 15 a 33º graus celsius.
Outro ponto a ser considerado são as condições do solo, pois ela necessita de solos profundos, areno-argilosos e bem drenados, ou seja, se você optar por plantar a acerola em um vaso, é importante que ele seja grande, para que não impeça o crescimento da planta.
Claro que, em apenas um vaso, a planta pode não atingir seu tamanho máximo, que é de 3 metros de altura, porém ela pode sim ficar bonita e dar bons frutos, isso se a terra for bem adubada e receber sol em quantidade suficiente, combinado? Tendo isto em mente, vamos à prática. Se você comprar uma muda já formada, enxertada e de boa altura, é só transplantar a muda para um vaso grande ou para o jardim.
Instruções para o plantio de acerola
Veja uma forma simples de como plantar semente de acerola. O primeiro passo é retirar toda a polpa da fruta, colocando as sementes para secar. Pegue um recipiente, que pode ser uma lata grande, e faça vários furos em seu fundo.
É hora de partir para o processo de drenagem, que é feito colocando areia. Coloque um pouco de areia no fundo da lata, só para forrar. Depois, coloque um pouco de terra adubada sem encher muito a borda do recipiente. Em seguida, coloque de 3 a 4 sementes na lata com terra, de forma espaçada. Afunde as sementes na terra.
Feito isso, irrigue um pouco a terra e a mantenha sempre úmida, para uma fácil germinação da semente. Escolha um horário para irrigar uma vez por dia. Depois de 30 a 40 dias, ela irá germinar, é quando a planta cresce um pouco.
Este é o ponto em que você poderá transplantar a planta para um vaso maior, sempre misturando um pouco de areia com terra antes, para que a terra fique descompactada. Depois, é só plantar a muda e irrigar com um pouco de água. Após todo este processo, dentro de 6 meses você pode transplantá-la para o local onde ficará em definitivo.
A maior vantagem de investir no plantio da acerola é ter a sua disposição um alimento orgânico, ou seja, livre de agrotóxicos e muito mais rico em nutrientes, o que traz muito mais benefícios à saúde.
Hora de compartilhar sua opinião
E então, você gostou de conhecer as propriedades da acerola, além de aprender como plantá-la? Se sim, aproveite este momento para compartilhar sua opinião, que é sempre muito importante para nós. Aproveite também para nos contar se você já tem o hábito de consumir a acerola regularmente. Assim poderemos te trazer muito mais informações, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida.
Até a próxima!