Dieta e Nutrição

Amendoim engorda ou emagrece? Descubra!

O amendoim é um dos seus aperitivos favoritos? Se sim, saiba que ele pode ser muito mais do que apenas um petisco em sua rotina, pois também é um alimento de alto valor nutricional e com o poder de trazer muitos benefícios à saúde. Tenha o prazer em conhecê-los em detalhes a partir de agora.

Amendoim: 8 poderosos benefícios

Há muito tempo, o amendoim carrega a fama de ser um alimento muito calórico, sendo constantemente sugerida sua retirada do cardápio de quem deseja emagrecer. Mas a verdade é que, quando se trata do que é saudável, existem muitos “mitos” que são amplamente divulgados pela mídia e outros veículos de comunicação.

Em relação ao consumo de amendoim isso não é diferente, e não existe melhor forma de desmistificar alguns pontos com relação a ele do que apresentar uma lista com todos os seus benefícios. Então vamos lá!

1. É fonte de energia

O amendoim é uma excelente fonte de energia para o organismo, principalmente por boas fontes de gordura que possui, como as gorduras poli e monoinsaturadas, além de uma ótima quantidade de proteínas. Em um primeiro momento, quem vê o valor calórico de uma porção de 100 gramas de amendoim, que é de 600 calorias em média, logo pode pensar que o amendoim engorda.

É claro que, se ele for consumido como parte de uma alimentação desequilibrada, sem a prática regular de atividade física, você não terá outro resultado a alcançar, que não seja o ganho de peso.

Por outro lado, se você combinar o consumo moderado de amendoim com uma alimentação equilibrada, com gasto energético maior do que as calorias consumidas diariamente, seu balanço será positivo, pois além de obter a energia vinda do amendoim de uma forma saudável, você manterá a boa forma sem sacrifícios.

2. Mantém a saúde cardiovascular

Em 100 gramas de amendoim é possível encontrar 39 gramas de gordura insaturada, a chamada “gordura do bem”, que reduz o LDL, conhecido como “mau colesterol”, afastando o risco de doenças cardiovasculares.

3. Melhora o funcionamento intestinal

Como toda oleaginosa, o amendoim é um alimento rico em fibras. Em 100 gramas, podemos encontrar 9 gramas de fibras. Considerando que a quantidade total de fibras recomendada para uma dieta saudável é de 20 a 35 gramas ao dia, podemos dizer que 100 gramas de amendoim suprem 25% dessa recomendação diária.

Como resultado de um consumo adequado de fibras, você terá um intestino funcionando como um reloginho, além de organismo funcionando em perfeitas condições.

4. Favorece o ganho de massa muscular

O amendoim também é uma ótima fonte de proteína vegetal, fornecendo de maneira saudável os aminoácidos essenciais para a construção muscular, que fazem dele uma das melhores opções para o atleta que busca uma dieta pra o ganho de massa muscular, com o objetivo de conquistar maior definição corporal.

Além disso, o amendoim também supre os atletas que necessitam de refeições ou suplementos hipercalóricos, ou ainda para quem deseja ganhar uma energia extra para as atividades físicas, afim de conseguir uma melhor performance.

5. Previne o diabetes

Já existem estudos que comprovam que o consumo regular de amendoim, que é de 5 vezes na semana, pode diminuir o risco de diabetes em até 30%, o que é uma excelente notícia para quem sofre ou tem uma pré-disposição genética à doença.

6. É rico em antioxidantes

O amendoim contém muitos antioxidantes, entre os quais podemos destacar os polifenóis, além da vitamina E, que é naturalmente antioxidante. Estes antioxidantes demonstram todo o poder na hora de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce, assim como o aparecimento de doenças cardíacas e até mesmo o câncer, dando a você muito mais qualidade de vida.

7. Controla a ansiedade

O amendoim é um alimento rico em vitamina B3. Em apenas 20 gramas do alimento encontra-se 2,5 mg de niacina, nome dado à vitamina B3. A boa notícia é que já existem diversos estudos que comprovam a ação da vitamina B3 sobre o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e prevenindo doenças comuns à idade, como o Alzheimer.

Como consumir?

Agora que você já conhece os 8 maiores benefícios do amendoim, deve estar curioso para aprender as diversas formas de usá-lo no dia-a-dia, para aproveitar o máximo de seus benefícios, não é mesmo? Pois bem, uma das formas mais saudáveis de se consumir o amendoim é muito simples. Basta torrá-lo em casa por 10 minutinhos e pronto!

Fazendo desta forma, você evita o consumo excessivo de sal, assim como as quantidades nada saudáveis de gordura hidrogenada, ambos, presentes na versão industrializada do alimento. Você também pode optar por fazer uma pasta de amendoim. Neste caso, para obter os benefícios do amendoim sem fazer os ponteiros da balança subir, dê preferência pelas versões sem açúcar, que podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

Pasta de amendoim engorda?

A resposta está no equilíbrio de seu consumo. Se você der preferência à versão sem açúcar, conforme já sugerido, e incorporar a pasta a um cardápio saudável, você só obterá os benefícios. Isso porque, em 30 gramas da pasta de amendoim são contidas apenas 94 calorias.

O que justifica o diferencial deste alimento, são suas quantidades de proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo, além das “gorduras do bem”, fibras, vitaminas e minerais.

Sendo assim, você pode perfeitamente incluir a pasta de amendoim em uma dieta equilibrada, que deve contar com 20 a 35% de gordura em relação ao VCT (valor calórico total), que deverá ser calculado por um nutricionista, mediantes suas necessidades diárias.

Encaixando o consumo da pasta de amendoim dentro desta porcentagem, com total consciência de que não deve pecar pelo excesso, você deixará de lado o medo de engordar, que tal?

Amendoim japonês engorda?

Para encontrar a resposta, te convido a conhecer a composição nutricional do amendoim japonês. Em uma porção de 100 gramas podemos encontrar:

Sair da versão mobile