Muitos acreditam que a berinjela é um vegetal sem qualquer valor, porém a realidade é bem diferente. O fato é que, se for cozida no vapor ao invés de ser frita em óleo, ela é altamente nutritiva. A berinjela tem nomes diferentes em várias partes do mundo, alguns a chamam de berinjela, melongene ou ovo de jardim.
Ela é parte da família das solanáceas, e como os tomates, também crescem em vinhas. Porém, a parte mais curioso é que botanicamente ela é um fruto e não um vegetal. Uma vez que é utilizada para fins de cozimento, portanto, considera-se como vegetal. Como você verá a seguir, a berinjela possui vários benefícios nutricionais e é um excelente alimento para a manutenção da boa saúde.
A berinjela é muito útil para diabéticos
As berinjelas têm alto teor de fibras e carboidratos solúveis que são bons para regular o nível de açúcar no sangue. Ela também ajuda no controle da absorção da glicose, que faz com que o hábito de consumir berinjelas seja muito útil para pessoas diabéticas do tipo 2.
Faz bem para o cérebro
Os fitonutrientes disponíveis na berinjela ajudam a proteger as membranas celulares contra danos e melhoram a transferência de mensagem de uma parte a outra, que por sua vez ajuda a desenvolver a função de memória.
Benefícios para beleza
Uma berinjela tem quase todos os nutrientes que ajuda a manter nossa pele, cabelo e unhas saudáveis. Tem alto teor de água, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis que ajudam no reforço da nossa beleza de dentro para fora.
A berinjela auxilia na perda de peso
A berinjela é rica em água e de baixo valor calórico ao mesmo tempo em que tem um alto teor de fibras, o que não nos deixa sentir fome e aumenta o processo de metabolismo.
Ajuda a ficar longe do cigarro
Ela pode ajudar as pessoas que querem tomar o primeiro passo para sair do cigarro. A berinjela possui uma pequena quantidade de nicotina que pode ajudar os fumantes a reduzir a sua ânsia por cigarro quando eles estão planejando para parar de fumar.
Auxilia na prevenção do câncer
A berinjela possui antioxidantes que carregam propriedades anti-angiogênicas que auxiliam na prevenção do crescimento de tumores, além de ser rica em ácido clorogênico, um outro antioxidante que é útil na prevenção da proliferação de células cancerosas.
Boa para digestão
O alto teor de fibras ajuda a jogar para fora do nosso corpo os resíduos de produtos químicos, toxinas e poluentes, auxiliando na digestão. A ingestão regular de berinjela também pode tratar e curar problemas de constipação.
Bom para o coração
Outro benefício nutricional de berinjela é que o alto teor de bio flavonóides e vitamina K que ajudam a controlar a pressão arterial, o estresse e também faz maravilhas na prevenção de coágulos de sangue, através do reforço dos capilares.
Altamente nutritiva
A berinjela é rica em vitamina C, ácido fólico, vitaminas B, vitamina A, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, cobre, triptofano, molibdênio e vitamina K. Assim, a partir disso você perceber claramente quão benéfico são as berinjelas e como é importante consumi-la todos os dias.
Auxilia na redução da hipertensão
A berinjela possui um nível de potássio alto e baixo teor de sódio, que é realmente útil na prevenção da hipertensão.
Com todos os nutrientes presentes na berinjela, podemos seguramente dizer que uma berinjela por dia, vai certamente manter muitas doenças longe de nossa vida.
Aproveite tudo isso e, ainda hoje, faça um delicioso penne com tomates, berinjela e muçarela.