Você aprecia tomar aquela cervejinha com os amigos no fim de semana, porém fica desconfiado se esse prazer, tão comum entre nós brasileiros, pode te atrapalhar a manter a boa forma? Pensando nisso, hoje vamos falar sobre as calorias da cerveja, fazendo uma análise das marcas mais famosas do mercado.
Ao contrário do que você possa imaginar, a quantidade de calorias de uma cerveja se diferencia muito de marca para marca. Desse modo, descobrir qual delas é mais ou menos calórica pode fazer uma enorme diferença na balança.
Quantas calorias tem a cerveja?
Muitas pessoas pensam que pelo fato da cerveja ser feita a partir da fermentação de cereais, ela pode ser considerada uma “bebida natural” e que isso não traz prejuízos quando o assunto é manter a silhueta. Se você faz parte deste grupo, fique muito atento nas calorias da cerveja das marcas mais comercializadas no Brasil.
Calorias da cerveja Skol
Esta é uma das cervejas mais preferidas entre os brasileiros. Um copo médio de 250 ml tem cerca de 84,2 calorias. Essa contagem de calorias pode subir para 148 se você trocar o copo por uma lata de 350 ml.
Calorias da cerveja Brahma
Esta cerveja ocupa o segundo lugar na lista das mais vendidas no Brasil. Um copo médio tem cerca de 108 kcal. Se optar pela lata de 350 ml as calorias sobem para 152. Para você ter uma ideia do que isso representa, a quantidade calórica de uma lata de Brahma é o equivalente a uma unidade de Kibe ou pastel frito.
Calorias da cerveja Xingu
Originária do México, esta é uma variedade de cerveja escura Premium. De consistência cremosa, ela tem um sabor semelhante ao da Malzbier. Quanto às calorias em 1 lata de 350 ml você encontra 161 kcal, já se optar pelo copo médio de 250 ml as calorias diminuem um pouco, para 115 kcal.
Calorias da cerveja Bohemia
Acredite, atualmente a cerveja Bohemia é uma das cervejas mais calóricas do mercado. De sabor amargo e levemente adocicado, essa cerveja concentra 118 calorias em um copo médio de 250 ml. Já se a sua opção for a lata, as calorias sobem para 153,65.
Calorias da cerveja Bavaria
Com mais de 130 anos de tradição, a cerveja Bavaria tem um valor calórico de 84 kcal em um copo médio de 250 ml. Se sua opção for a lata as calorias sobem para 118.
Calorias da cerveja Antártica
A “marca dos Pinguins”, tão popular entre as amantes da cerveja, contém 184 calorias em 1 lata de 350 ml. Se optar pelo copo médio de 250 ml as calorias diminuem para 131.
Calorias da cerveja Antártica Original
Esta cerveja, relativamente nova, foi lançada em 2002 e fornece 80,2 kcal em um copo médio de 250 ml, já se optar pela lata as calorias sobem para 117.
Calorias da cerveja Summer
Esta é um tipo de cerveja para quem aprecia um sabor leve e refrescante. Um tipo de cerveja ideal para o verão. Um copo médio de 250 ml da bebida tem 108 calorias, enquanto que em uma lata as calorias sobem para 152.
Calorias da cerveja Kaiser
Esta cerveja deixou sua marca registrada na memória dos brasileiros pela divertida propaganda do baixinho de bigode. Desde os anos 90, ela é tradição na rotina de quem aprecia uma boa cerveja. Quando se trata das calorias de uma lata de 350 ml, o valor calórico varia conforme as marcas comercializadas. Veja:
- Kaiser Bock – 202 calorias;
- Kaiser Gold – 170 calorias;
- Kaiser Pilsen – 153 calorias;
Calorias da cerveja Budweiser
Essa tradicional cerveja americana, que hoje é de posse de um grupo de empresários brasileiros, fornece 156 calorias em 1 lata de 350 ml, já em um copo médio de 250 ml você encontra 111 kcal.
Cerveja: Proibida ou liberada na dieta?
As calorias da cerveja variam conforme o seu teor alcoólico. De qualquer forma, independente do tipo de cerveja ou marca, o importante é saber que cada grama de álcool tem cerca de 9 kcal. Agora a pergunta que não quer calar: Cerveja está proibida ou liberada na dieta? A resposta é: Está liberada, porém com muita moderação!
Se você perceber, nas calorias da cerveja demonstradas até aqui, 1 lata de cerveja (350 ml) tem em média 130 kcal. O grande problema é que a maioria dos apreciadores da bebida não tomam apenas 1 latinha, não é mesmo?
Além disso, também é comum ter os aperitivos calóricos como acompanhamento da cerveja. Entre os mais famosos estão a porção de calabresa, os bolinhos de bacalhau, a batata frita, entre outros. Todos ricos em gordura, sódio e muito mais calorias do que o copo de cerveja.
Estes hábitos, ao longo do tempo, resultam em gordurinhas extras no corpo e muitos outros problemas relacionados à obesidade, como a hipertensão e hipercolesterolemia, fazendo com que, desse ponto de vista, a cerveja se torne uma vilã da saúde.
Conclusão: Você pode beber cerveja, porém a dica beber moderadamente, de preferência apenas aos fins de semana, e optar por acompanhamentos menos calóricos, como: porções de queijos magros, canapés de abobrinha e bolinhos assados.
Além disso, para que as calorias da cerveja não pesem na balança, sua dieta precisa ser equilibrada e é importante praticar atividade física regularmente.
Compartilhe seus hábitos
E você tem o hábito de consumir cerveja? Quantas vezes por semana? Compartilhe um pouco da sua rotina conosco, assim, poderemos dar muito mais dicas saudáveis a você, melhorando a sua qualidade de vida.