Uma coisa é certa, quanto mais variada for nossa alimentação, mais qualidade ela terá. Pensando nisso, não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios do gergelim, um alimento pouco utilizado no dia-a-dia, mas que aos poucos tem conquistado seu espaço no cardápio de muitas pessoas. Confira aqui, tudo sobre esta semente fantástica.
Benefícios do gergelim
O gergelim é uma planta cultivada há muito tempo, desde a antiguidade. Para nossa sorte, a semente de gergelim chegou ao Brasil no século XVI através dos portugueses, e atualmente é cada vez mais objeto de estudo da ciência, que já pode comprovar vários de seus benefícios. A partir de agora você irá conhecer 8 benefícios que o gergelim pode proporcionar à sua saúde. Vamos lá!
1. Melhora o funcionamento intestinal
O gergelim lubrifica as paredes do intestino, isso porque em sua casca está contido o ácido linol. O ácido linol é o grande responsável por aumentar o peristaltismo intestinal, ou seja, ele acelera os movimentos intestinais, além de ativar a circulação sanguínea no local.
Como resultado, você tem a preservação de sua saúde intestinal, eliminado as toxinas prejudiciais ao organismo e ganhando um aliado para se prevenir de diversas doenças como o câncer e até mesmo problemas intestinais recorrentes como a constipação intestinal e as hemorroidas, que tanto incomodam e interferem na rotina das pessoas.
2. É fonte de proteínas
Você quer ganhar saciedade e ter um aliado em sua rotina saudável para ganhar massa muscular? Então não pode deixar de inserir o gergelim em sua alimentação. Sim! Este é um dos alimentos ricos em proteínas, o que faz dele uma ótima opção para quem quer obter os aminoácidos necessários para ter músculos mais fortes e definidos, ou ainda, para quem quer ganhar mais saciedade entre uma refeição e outra afim de manter a boa forma.
3. Ajuda a emagrecer
Existem inúmeras vantagens que fazem do gergelim, ou óleo de gergelim, um alimento indispensável no cardápio. Algumas delas são:
- Ser rico em fibras, o que traz saciedade e melhora o funcionamento intestinal;
- Ser fonte de “gorduras do bem”, conhecidas como gorduras monoinsaturadas;
- Contribuir no controle da glicemia, o que evita o acúmulo de gordura corporal, já que a insulina será produzida de maneira mais equilibrada pelo organismo;
- Ter grande quantidade de cálcio. Já foi comprovado através de estudos que o cálcio contribui na queima de gorduras (lipólise), quanto na inibição da lipogênese, que é o armazenamento de tecido adiposo. O resultado é um emagrecimento muito mais fácil;
- Por conter vitamina B. As vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso, o que contribui para diminuir a ansiedade, uma das maiores vilãs de quem quer conquistar o emagrecimento definitivo.
4. Mantém a saúde da pele
Por ser fonte de proteínas e antioxidantes, o gergelim mantém a elasticidade da pele e previne o envelhecimento precoce.
5. É aliado da boa memória
O gergelim, principalmente o gergelim preto, é rico em lecitina. Esta é uma proteína responsável por ativar a memória e manter o bom funcionamento cerebral.
6. Fortalece tendões e ossos
Você sofre com problemas como a osteoporose ou outros problemas relacionados à saúde óssea? Então saiba que não existe nada melhor do que consumir o gergelim diariamente. Isso porque a grande quantidade de cálcio que possui contribui para o fortalecimento dos ossos, tendões e articulações.
7. Tonifica o fígado e os rins
Sabe aqueles dias em que você exagerou nos comes e bebes e a única coisa que deseja é encontrar um alimento ou bebida milagrosa que te faça novinho em folha? Pois então, o gergelim é uma dessas opções poderosas para revigorar o fígado e os rins. Aproveite!
8. Reduz o colesterol
Por ser rico em ácidos graxos insaturados, ele é um alimento que contribui para combater o colesterol alto e consequentemente prevenir as doenças cardiovasculares.
Óleo de gergelim onde comprar?
Todas as propriedades benéficas da semente também são encontradas no óleo de gergelim. Em especial, este óleo funciona como um laxante natural, por atuar diretamente no intestino grosso. É um óleo de fácil aceitação, por ter um sabor doce e uma característica refrescante, ligeiramente fria. Além disso, tem uma estabilidade química, que faz este óleo não rancificar, como acontece com outras opções de óleo vegetal.
Gergelim: Como consumir?
A forma ideal de consumir o gergelim é na sua versão integral, ou seja, a semente crua. No entanto, os mesmos benefícios do gergelim que você encontra na semente, são possíveis encontrar nos alimentos que o contém, ou na elaboração de receitas caseiras que levam o ingrediente. Por isso, coloque a sua criatividade em jogo e passe a usufruir dos benefícios desta poderosa semente.
No que se refere às quantidades a serem consumidas para não abusar das calorias e acabar pecando pelo excesso, o ideal é consumir de 1 a 2 colheres (sobremesa) de gergelim por dia. Esta quantidade pode ser feita na forma crua, torrada, polvilhada, misturada no arroz, saladas, iogurte, frutas, sucos, sopas e em outras preparações.
Hora de dar sua opinião
E então você costuma consumir o gergelim diariamente? Quais foram os benefícios que você percebeu que esta poderosa semente trouxe a você? Ouvir sua opinião nos faz sentir parte da sua trajetória por um estilo de vida mais saudável. Comente!
Até a próxima e muita saúde!