Comer de uma forma saudável é um grande objetivo na vida de muitas pessoas. Pensando nisso, hoje iremos falar sobre as leguminosas, um grupo alimentar que pode trazer inúmeros benefícios à saúde, melhorando o funcionamento do corpo e prevenindo diversos tipos de doenças. Então, se você busca por uma maior qualidade de vida através de uma alimentação mais natural, venha com a gente!
O que são leguminosas?
Sempre que você se perguntar sobre “o que são plantas leguminosas?”, pense numa definição simples de que as leguminosas são classificadas como grãos, que por sua vez são produzidos em vagens. Para ficar mais claro, daremos alguns exemplos a seguir.
Exemplos de leguminosas
- Feijões;
- Grão de bico;
- Soja;
- Ervilha;
- Fava;
- Amendoim;
- Lentilha.
Estes alimentos são fonte de proteína vegetal, sendo uma ótima opção para quem segue uma Dieta Vegetariana, pois eles são fonte de:
- Vitaminas do complexo B;
- Fibras;
- Carboidratos;
- Minerais, como potássio, fósforo, magnésio e ferro.
Tudo isso com a vantagem de conter pouca quantidade de colesterol e sódio em sua composição, o que contribui para um equilíbrio da dieta.
As 5 leguminosas mais populares
Para te proporcionar muito mais saúde e bem estar, selecionamos as 5 leguminosas mais populares do Brasil, indicando seus principais benefícios. Confira!
1. Feijão
Quem dispensa um belo prato de arroz com feijão fresquinho? É bom demais, não é? Pois bem, uma das estrelas deste prato, o feijão, agrada não só o paladar, como todo o corpo, pois ele é uma fonte de carboidratos, ou seja, de energia, além de conter poderosos antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
E mais! Este alimento ainda conta com diversos nutrientes, como:
- Fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e trazem saciedade;
- Vitaminas do complexo B, que agem no sistema nervoso central, ajudando a aliviar a ansiedade e regular o metabolismo;
- Potássio, um mineral essencial para a saúde dos nervos, músculos e coração;
- Zinco: Este mineral não pode estar ausente na alimentação de quem deseja dar um reforço extra no sistema imunológico;
- Ferro: Um velho conhecido, muito usado na prevenção da anemia.
2. Soja
Atualmente, a soja tem se destacado muito no dia-a-dia das mulheres que estão na faixa etária dos 40 anos. Tudo porque, elas descobriram que podem contar com os componentes funcionais da soja, como a isoflavona, para ajudar a regular os hormônios na fase da menopausa.
Além disso, esta leguminosa é uma fonte de proteína de alto valor biológico, além de conter vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outras vitaminas e minerais. Os fitoesteróis presentes na soja também contribuem para a redução dos níveis de gordura na corrente sanguínea, colaborando para manter os níveis de colesterol em total equilíbrio.
Viu só quantas vantagens você pode obter com uma porção diária de apenas 100 gramas de soja? Sim! Esta é a quantidade mais que suficiente para que você tenha todos os benefícios deste alimento.
3. Lentilhas
Todo mundo sabe que já é um hábito do brasileiro consumir arroz com feijão diariamente. Mas se você deseja se manter saudável, é preciso aprender a adaptar seu paladar para uma grande variedade de alimentos nutritivos, como a lentilha, que pode perfeitamente ser um substituto para o feijão. Assim como o feijão, a lista de nutrientes da lentilha também é grande. Veja!
- Ferro;
- Magnésio;
- Fósforo;
- Zinco;
- Vitaminas do complexo B;
- Proteínas de alto valor biológico, que fornecem aos músculos os aminoácidos essenciais para o crescimento e reparação;
- Fibras;
4. Ervilhas
Chegou a hora de falar sobre uma das plantas leguminosas que nem todos apreciam, porém que merece todo o respeito quando o assunto é sua qualidade nutricional. A popular ervilha é rica em:
- Proteínas;
- Potássio;
- Fibras;
- Vitamina A e C.
Dica: Para aproveitar da melhor forma todos estes nutrientes, dê preferência à ervilha fresca, pois se você segue um estilo de vida saudável, já deve saber que os alimentos enlatados são ricos em sódio, açúcares e conservantes, uma combinação muito nociva para quem busca por saúde.
5. Grão de bico
Assim como todos os outros tipos de leguminosas, o grão de bico também é rico em nutrientes e se encaixa muito bem no cardápio do dia-a-dia, principalmente em saladas. Essa leguminosa proporciona muita saciedade, quando consumido antes das refeições principais.
Milho é leguminosa?
Uma dúvida muito comum da maioria das pessoas é se o milho é uma leguminosa. Pois bem, para esclarecer essa dúvida, entenda que o milho é um cereal e sua principal diferença para as leguminosas é fato dele nascer em uma espiga, enquanto que as leguminosas nascem em vagens e tem suas sementes utilizadas para o consumo, seja em sua forma fresca ou seca.
Leguminosas: 5 dicas para consumo
Muitas pessoas tem receio de consumir as leguminosas, por acharem que elas causam má digestão ou gases. Pensando nisso, daremos algumas dicas para tornar o preparo das leguminosas ainda mais fácil, de forma que você obtenha todos os seus benefícios nutricionais. Confira!
Dica 1: Deixe as leguminosas sempre de molho
Sempre coloque as leguminosas de molho na água, conservando na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, despreze a água e leve-as para cozinhar. Outra forma de acelerar o processo de cozimento, e tirar os compostos que levam a formação de gases, é levar ao fogo para cozinhar normalmente, e quando começar a ferver, apagar o fogo e trocar a água, na mesma quantidade suficiente para cozinhar.
Dica 2. Varie nas formas de preparo
Se você tem problemas em consumir as leguminosas, por ter uma tendência a formar gases, dê preferência por consumí-las na forma de purê, creme ou apenas como um ingrediente em receitas, como em um hambúrguer vegetariano ou no preparo de um homus, que é um tipo de preparação vegetariana que tem como base as leguminosas.
Dica 3. Utilize as combinações certas
As leguminosas não são necessariamente as vilãs que levam à flatulência ou à má digestão. Lembre-se que você pode não estar fazendo as combinações alimentares corretas. Por isso, a dica é comer as leguminosas sempre acompanhadas dos vegetais, pois eles são ricos em fibras, que contribuem para uma melhora do processo de digestão.
Dica 4. Faça dos chás seus aliados
Os chás são sempre uma ótima opção para otimizar o processo de digestão. Por isso, sempre 30 minutos antes ou depois das refeições, prepare um chá digestivo, como o chá de camomila, chá de gengibre, chá de erva-doce ou outro de sua preferência.
Hora de compartilhar sua opinião
E então, você gostou de conhecer todos os benefícios e as formas de preparo das leguminosas? Se sim, aproveite este espaço para manifestar sua opinião, que é sempre a maior razão de nosso trabalho, sempre em prol da saúde e da qualidade de vida. Aproveite também para compartilhar suas experiências e faça toda diferença na vida de outras pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável.
Até a próxima!