Será que a melancia engorda? A resposta é sim! Além de deliciosa, a melancia auxilia na perda de peso e na sensação de saciedade, por ser um alimento hipocalórico. Ela é um excelente complemento para uma dieta, especialmente no verão, quando a fruta se torna abundante e refrescante.
Algumas dietas podem ser extremas e usar melancia como o único alimento, porém, como sabemos, para um plano de alimentação saudável é necessária uma variedade de frutas e vegetais no cardápio.
O uso de um único alimento na dieta não é uma estratégia saudável a longo prazo e quase certamente irá resultar em um ganho de peso, rebote ou mesmo em desnutrição. No entanto, o princípio subjacente de usar a melancia como um auxílio na perda de peso tem valor quando feito com moderação.
Aqui estão alguns dos benefícios de se comer este doce deleite do verão. Saiba mais sobre essa delicia nutritiva, saudável e com a cara do verão brasileiro! Aproveite também e aprenda como fazer um Bolo criativo de Melancia.
Melancia engorda ou emagrece?
O principal benefício da melancia para a perda de peso é sua baixíssima quantidade de calorias. Ela é constituída por cerca de 92% de água e contém vários nutrientes saudáveis, como a vitamina C e o licopeno, possuindo apenas 30 calorias por 100 gramas.
Além disso, ela é doce e deliciosa, podendo ser usada como um substituto satisfatório para lanches de alto teor calórico como sobremesas. Mantenha algumas fatias na geladeira para quando um desejo por doces bater.
A versatilidade da melancia
Geralmente a melancia é consumida fresca, cru ou em fatias, porém existem diversas maneiras diferentes de prepará-la. Ela pode ser congelada e comida como um sorvete ou misturada com água e saboreada como um suco. Se você acha que o suco de melancia engorda, fique sabendo que você pode abusar dele no verão sem restrições. Sua única preocupação deve ser com relação ao adoçante utilizado.
A melancia também pode ser usada em uma sopa ou num molho frio, sendo que a casca pode ser preparada como um vegetal e as sementes torradas para um lanche mais nutritivo. Ela pode até mesmo ser grelhada como bife, e quando preparado desta forma têm uma textura semelhante ao atum. Sendo tão versátil, a melancia pode ser adicionada às refeições de diferentes maneiras, sempre mantendo sua característica de alimento pouco calórico.
A melancia como uma bebida esportiva
A melancia pode ser usada pelo seu baixo teor calórico como um lanche refrescante em um dia quente, e vai ajudar a repor os eletrólitos perdidos, como o potássio. Isso pode ajudar você a manter os níveis de energia e hidratação no exercício durante o verão sem recorrer a bebidas esportivas (isotônicos), que muitas vezes são ricos em calorias. Uma outra ótima opção é a água de coco.
Os benefícios de citrulina
A parte branca da melancia, e a própria casca, contém a citrulina, que é um aminoácido utilizado em suplementos para diminuir a fadiga muscular. Ela funciona como um relaxante para os vasos sanguíneos. Diminuir a fadiga muscular permite que você se exercite por períodos mais longos, assim como te ajuda a se recuperar mais rapidamente. Tente comer um pouco a parte mais profunda da fatia de melancia para obter este benefício.
Fonte rica de antioxidantes
A melancia tem bons níveis de vitamina C e A, bem como o licopeno, todos antioxidantes poderosos. Os antioxidantes podem ajudar a varrer os radicais livres que podem causar ou agravar doenças como asma e doenças cardíacas.
Consumir regularmente uma boa quantidade de antioxidantes vai ajudar a mantê-lo saudável, que por sua vez permitirá que você continue se exercitando e se sentindo cada vez melhor.
Poranto, não é verdade que comer melancia engorda, ela está cheia de nutrientes e é uma boa substituta para os doces quando se trata de perder peso, sendo facilmente e eficazmente incluída em qualquer plano de perda de peso saudável.