Com um número crescente de casais que trabalham fora de casa em busca de refeições rápidas, não há quase nenhum tempo para se cozinhar. Este é o momento em que as refeições congeladas, como lasanhas, pizzas e hambúrgueres vêm aumentando de consumo.
Mas será que elas são tão nutritivas como os alimentos frescos? Os alimentos congelados em geral são ruins para a saúde? Esse post irá esclarecer essas dúvidas.
Porque os alimentos congelados são prejudiciais à saúde?
As propriedades de saúde de alimentos congelados como lasanhas, batatas fritas, carnes e sobremesas, são questionáveis, isto porque seus ingredientes não serão os mesmos do que as refeições preparadas na hora.
Uma grande preocupação é o uso de óleo de palma parcialmente hidrogenado, que pode esconder gorduras trans perigosas. Em segundo lugar, o teor de sódio também é um problema. Muitas refeições congeladas contém entre 700 – 1.800 mg de sódio.
Com a dose máxima diária recomendada de 2300 mg de sódio, é muito difícil não ultrapassar este limite! Esse fato é muito prejudicial às pessoas com pressão arterial elevada.
E como posso amenizar os danos?
Conforme já falamos, as refeições congeladas podem não ser tão nutritivas quanto a comida recém preparada, porém você pode usar estas dicas para torná-las um pouco menos prejudiciais. Ao comprar itens congelados, evite aqueles com qualquer tipo de molho de queijo.
Estas refeições são ricas em calorias e gorduras saturadas. Além disso, uma vez que você descongelar toda ela, não volte a congelá-la novamente. Retire apenas a quantidade que você quer e volte o restante imediatamente para o freezer, mantendo o congelamento.
Evite comprar frutas congeladas ou embaladas em calda. A regra de ouro é esta: verifique os ingredientes. Os únicos ingredientes que devem ser listados nas frutas ou legumes que você está comprando são as próprias frutas e legumes.
Consuma uma grande porção de salada, frutas e vegetais, juntamente com os alimentos congelados. Assim você terá uma refeição mais nutritiva e também terá todas as suas necessidades nutricionais diárias alcançadas.
O ponto importante é que os alimentos congelados não são saudáveis por conta própria. Você deve restringir o seu consumo apenas em situações de emergência, ou seja, em situações absolutamente necessárias, quando você não tem qualquer outra opção.
Ainda é importante prestar atenção aos rótulos nutricionais e planejar suas refeições buscando um equilíbrio. Se no dia você já fez uma refeição de alimentos congelados, então tente comer alimentos frescos nas suas próximas refeições.
Nem todos os alimentos congelados são ruins
Frutas e vegetais – estes dois grupos de alimentos são tão bons comprados congelados como frescos. Em alguns casos, eles podem realmente serem melhores, pois os vegetais e frutas comprados frescos e conservados em sua geladeira por um longo tempo, perdem parte de seu valor nutricional.
Quando o compramos congelados, após o descongelamento, teremos a quantidade de nutrientes conservados.
Ervilhas e feijão verde perdem uma grande quantidade de vitamina C em poucas horas após serem colhidos.
Quando os alimentos são enlatados ou congelados, eles são normalmente processados e embalados dentro de horas após a colheita.
Isto mantém os seus nutrientes até serem descongelados, o que deve ocorrer um pouco antes do seu consumo.