Cada vez mais, pessoas tem optado pelo regime japonês como uma opção viável para um emagrecimento rápido. O regime japonês traz um pouco da cultura japonesa, que tem como objetivo principal dar um “upgrade” no metabolismo, gerando uma maior queima de gordura, fazendo você conquistar o corpo desejado. Conheça aqui em detalhes como tudo funciona!
Regime japonês: como funciona?
O objetivo do Regime japonês, também conhecido como regime japonês da USP, é fazer você emagrecer rapidamente através de uma restrição na quantidade de calorias a serem consumidas. Quem já fez o regime japonês garante que o método realmente funciona, porque ele é capaz de mudar o funcionamento do metabolismo, o que pode fazer você perder de 6 a 8 quilos em apenas uma semana.
Neste regime priorizam-se as frutas, as verduras e os legumes frescos, que são naturalmente menos calóricos que outros alimentos. Além disso, entram no cardápio os peixes, o frango, o queijo, o iogurte natural e os chás, de preferência o chá verde, conhecido por sua ação termogênica que acelera o metabolismo.
Ficam de fora do cardápio do regime japonês carboidratos, guloseimas, refrigerantes, frituras, além de outros alimentos nada saudáveis que não nutrem o corpo e só fazem os ponteiros de sua balança subir. E mais! Se você é o tipo de pessoa que não abre mão da saborosa e tradicional combinação brasileira do arroz com feijão, o regime japonês não é indicado para você, pois durante os 7 dias de regime esses alimentos estão fora do cardápio.
Para conseguir atingir o objetivo de emagrecer rápido, você deve seguir o regime japonês por 7 dias, onde está liberado para fazer apenas 3 refeições por dia, em pouca quantidade. Se não conseguir atingir os resultados, dê um intervalo de uma semana e recomece a dieta por mais 7 dias. O importante é que, para atingir os resultados esperados, você não “boicote” o regime, seguindo à risca o tabela dos alimentos liberados.
Regime japonês tabela
Para facilitar a adesão ao regime japonês e facilitar sua compreensão, agrupamos os alimentos de acordo com cada dia da semana. Veja:
Neste momento, você pode estar pensando: “Mas o que significam estes números”? Calma! Nós explicamos! Estes números representam os alimentos a serem consumidos. Segue a lista de alimentos com sua respectiva numeração:
Regime japonês: Alimentos liberados
Para o café da manhã
- 1 – Café amargo ou com adoçante;:
- 2 – Chá com adoçante;
- 3 – Café com biscoito água e sal.
Para o almoço e jantar
- 4 – Dois ovos cozidos com pouco sal;
- 5 – Verduras à vontade;
- 6 – Um bife grande;
- 7 – Frutas à vontade;
- 8 – Salada à vontade;
- 9 – Tomate à vontade;
- 10 – Um ovo cozido;
- 11 – Cenoura crua ou cozida;
- 12 – Uma fatia de queijo branco;
- 13 – Filé de peixe grelhado;
- 14 – Frango assado sem pele à vontade;
- 15 – Salada de pepino;
- 16 – Só presunto à vontade;
- 17 – Presunto, salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade;
- 18 – Salada de frutas à vontade sem adição de nenhum tipo de açúcar, aproveite o açúcar natural das frutas;
- 19 – Iogurte natural;
- 20 – Bife e salada de frutas à vontade;
- 21 – Comer o que quiser, desde que seja qualquer um dos alimentos liberados no regime.
Dica: Siga o regime japonês à risca e não modifique a combinação de alimentos e nem os dias pré-determinados. Entre as refeições e durante todo o dia, para se sentir saciado, você pode beber água, café e chás, porém tudo sem açúcar.
Regime japonês cardápio
Para facilitar ainda mais o seu dia-a-dia, colocamos aqui nossa sugestão de cardápio para o regime japonês. Anote:
Café da manhã
- Chá verde com 3 a 4 gotas de adoçante;
- 1 biscoito água e sal.
Almoço
- Salada de verduras à vontade;
- 2 ovos cozidos.
Jantar
- Salada de tomate à vontade;
- 1 ovo cozido.
Opinião de nutricionista
Como você pode ver, o regime japonês é altamente restritivo, tanto em calorias como na quantidade de refeições diárias, e tudo que lembra restrição não é nada saudável. Isso acontece porque ninguém consegue se manter por tanto tempo restringindo alimentos. E mais! Depois de passar pela dieta, surgem as dúvidas: O que comer? Como manter o peso perdido? Como lidar com o possível e quase certo “efeito sanfona”, onde você engorda depois de emagrecer em um curto espaço de tempo?
São tantas dúvidas para uma só resposta: Se você quer adotar o regime japonês como parte da sua rotina, nunca faça dele uma prática para toda vida. Se assim fizer você nunca aprenderá a adotar bons hábitos alimentares e nem mudar seu estilo de vida para um estilo mais saudável, que lhe proporcionará uma maior qualidade de vida.
O regime japonês pode ser usado apenas em caráter emergencial, bem naquela ocasião em que você acredita ter exagerado um pouco e sente a necessidade de dar uma desintoxicada no organismo.
E então, você está disposto a fazer o regime japonês? Compartilhe sua decisão conosco, teremos o imenso prazer em participarmos um pouco mais da sua rotina, tornando-a ainda melhor!
Até a próxima!